quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

VOLARE DÁ INÍCIO À PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS VEÍCULOS NO ESPIRITO SANTO

A Volare, pertencente à Marcopolo, conclui as obras da primeira fase de seu complexo industrial e dá início às atividades de sua fábrica localizada no município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo. Em solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito do município, Amadeo Boroto, e de outras autoridades da região, a empresa promoveu a inauguração da nova linha de montagem da atual família Volare e apresentou as primeiras unidades produzidas, dos modelos W9 e DW9.

Primeira montadora de veículos a se instalar no Estado, a empresa pretende produzir mais de 800 unidades em 2015, que serão destinadas aos mercados nacional e internacional.  A construção da nova fábrica no Espírito Santo tem o objetivo de melhor atender ao crescente mercado de veículos de transporte de pessoas e, pela maior facilidade logística, elevar a competitividade da marca nas regiões Norte e Nordeste do País e também no exterior.

Além da modernidade de instalações industriais e de processos produtivos como um dos principais diferenciais da nova fábrica, a Volare Montadora de Veículos também cumpre o programa de geração de empregos e de formação de mão de obra especializada para montagem dos veículos, com a contratação de aproximadamente 200 colaboradores a ser realizada em 2015.

A fábrica também insere o Estado do Espírito Santo em modernos processos produtivos, com conceito inteligente para todos os setores, especialmente o layout para a linha de montagem, com atenção especial à sustentabilidade, ao bem-estar, à segurança e ao conforto dos colaboradores. Antes da produção industrial, o projeto envolveu a preocupação com o elemento humano, responsável pelas operações de montagem dos veículos. A começar pela localização da fábrica, construída em terreno plano, para facilitar a locomoção dos veículos durante a fase de produção, assim como a movimentação de materiais e a logística interna.

Os prédios, com pé direito livre de 10 metros, ventilação permanente provocada pelas técnicas aplicadas na edificação, telhado e laterais duplos para reduzir o calor, e iluminação natural são algumas das características que tornam a unidade de São Mateus da Volare Montadora uma fábrica com os modernos processos de produção da Marcopolo.

De acordo com o conceito de fábrica inteligente, a unidade industrial representa um modelo inovador, com recursos técnicos e sistemas para proporcionar ambiente interno arejado e claro, por intermédio de aproveitamento da luz natural e das correntes de vento típicas da região.  Placas prismáticas, que oferecem 500 lux e luminárias em LED com sistema automatizado ampliam a luminosidade e reduzem o consumo de energia elétrica.
  

A nova fábrica constitui-se também em modelo ecológico. Desde antes do início da preparação do terreno os projetistas procuraram valorizar e preservar o meio ambiente e a sustentabilidade. A implementação da fábrica não exigiu qualquer desmatamento pelo fato de a maior parte do terreno ter sido destinada ao cultivo de eucaliptos. Todas as ações foram definidas pelos órgãos ambientais com acompanhamento permanente de biólogos e especialistas em resgate animal e de equipes de arqueologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário