terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Curso de Direção Evasiva diminui índice de acidentes de trânsito


Festas chegando.  É inevitável que nós, motoristas, peguemos estradas, muito tráfego e bêbados no caminho.Precisamos estar preparados para situações de emergência, como por exemplo, se esquivar de um carro ou caminhão que venha pela contramão em sua direção e com piso molhado. 
    
Como esterçar o volante corretamente de forma que o carro não rode?  Como frear de forma balanceada?  Para que isso ocorra sem acontecer um acidente, é preciso técnica e treinamento.  Treinamento esse que os pilotos de Fórmula 1 declaram ser imprescindível para ter o domínio total do carro em todos os casos.

E qual a calibragem ideal para cada situação?  Terra, asfalto, chuva, carro cheio ou leve?  É preciso conhecimento e testes para definir.



No caso de um motorista comum, como treinar para eventuais situações de emergência?  Só há uma maneira: fazer um curso de Direção Evasiva. 


O Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho há 12 anos ministra cursos voltados não somente para motoristas profissionais, empresas de segurança e de escolta, mas também para o motorista comum e para motociclistas.  Dirigido pela piloto campeã de diversas categorias de automobilismo e motociclismo, que dá nome à escola, o Centro de Treinamento de Pilotos administra cursos e palestras em todo o Brasil.

 “É preciso treinar em uma pista fechada, com curvas de todos os tipos e com orientação.  Aceleração, esterço do volante ou do guidão e frenagens fortes e em velocidade.  O ideal é que se faça o treinamento ao menos uma vez a cada 6 meses e em todas as vezes que se muda de veículo.  Da mesma forma que um piloto de Fórmula 1, que só faz isso desde criança, precisa treinar, os motoristas comuns também precisam treinar para que uma manobra de emergência seja correta não ocasionando um acidente”, prega Suzane.

Além das técnicas de pilotagem que são ensinadas, no curso o motorista recebe também noções de manutenção.

O último curso do ano será no próximo dia 22 no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, próximo a Campinas, no estado de São Paulo.  Motoristas de todo o Brasil podem se inscrever através do site oficial http://CentroDePilotos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário