quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Kia Motors projeta recuperação em 2016 com importados do México

Dos quatro lançamentos previstos para o próximo ano, dois modelos vindos do México – New Cerato (junho) e Rio (novembro, do México, mas com a possibilidade de adiantar para Julho importados da Korea para aproveitar o momento RIO 2016) – representam uma nova fase para a Kia Motors do Brasil em 2016, além da chegada do recém-lançado Sportage e do Optima Facelift, ambos previstos para o final do primeiro trimestre.

“Depois de cinco anos, pressionados pela imposição de 30 pontos percentuais no IPI, tudo indica que teremos em 2016 uma pequena recuperação. Vamos fechar 2015 com cerca de 16 mil unidades comercializadas e projetamos para o próximo ano 21 mil unidades, crescimento de 31%, voltando a ter market share acima de 1%”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. 

Na opinião de Gandini, o percentual de crescimento poderia ser maior, mas o modelo Kia mais vendido do mundo – o Rio – virá do México somente no último bimestre de 2016. Em julho, porém, a Kia Motors tentará realizar o lançamento oficial do hatch Rio, importado da Coreia do Sul, para aproveitar o período dos Jogos Olímpicos do Rio, já que o nome do modelo é dedicado à cidade-sede do evento esportivo. “Em complemento, teremos o lançamento do Sportage, SUV compacto da marca já consolidado no mercado brasileiro”, ressalta.

Outro fator preponderante à Kia Motors – e, por extensão, ao setor de importados – é quanto aos questionamentos internacionais sobre a alíquota diferenciada do IPI automotivo, de 30 pontos percentuais. “Já estivemos com o ministro Armando Monteiro, do MDIC, que está sensibilizado com a própria sobrevivência do setor. A proposição da retirada do teto máximo de 4.800, utilizando a média dos 3 últimos anos para as importações sem os 30 pp, poderá ser uma saída aos importados. Hoje, para a Kia é impossível operar com apenas 4.800 unidades/ano, teto máximo colocado para os importadores sem os 30 pontos adicionais de IPI”, argumenta Gandini.


Investimento – O Grupo Gandini, representante oficial da Kia Motors Corporation no Brasil e Uruguai, vai investir em 2016 cerca de R$ 35 milhões em um laboratório de certificação de emissões veiculares (gasolina e Diesel) na cidade de Salto. Esse laboratório será destinado aos modelos da Kia Motors, mas também prestará serviços a terceiros. A sua inauguração está prevista para novembro do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário