terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Nissan, Hewlett Packard Enterprise e Siemens desenvolvem nova geração de plataforma completa para o design de veículos

O CEO e presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn, a CEO da Hewlett Packard Enterprise (HPE), Meg Whitman, e o CEO da Siemens, Joe Kaeser, anunciaram o desenvolvimento de uma infraestrutura pioneira na indústria automotiva que permite aos centros globais de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan uma conexão contínua e de altíssima velocidade para o desenvolvimento de dados dos próximos veículos. A infraestrutura, chamada VDI (Virtual Desktop Infrastructure, em inglês) que é uma área de trabalho virtual, dá mais flexibilidade e capacidade de gerenciamento à Nissan no design global de seus veículos. A Nissan começou a usar a solução na América do Norte e na Europa.

A VDI utiliza processamento gráfico avançado baseado na tecnologia da virtualização da área de trabalho. Isto permite aos engenheiros acessar a estação de trabalho virtual 3D CAD em servidores e controlá-los em um ambiente de área de trabalho. Com esta tecnologia, a Nissan pode armazenar as mais recentes informações nestes servidores e equipes ao redor do mundo podem acessá-las quando quiserem e com grande agilidade. Isto vai aumentar a produtividade e usabilidade, além de melhorar a eficiência dos custos e gerenciamento de riscos e problemas.


Esta nova plataforma é uma solução totalmente adaptável para o design das próximas gerações de veículos que adotam a engenharia VDI globalmente, utilizando servidores com o mais avançado processamento gráfico, armazenamento de alta performance e tecnologia de aceleração de software e redes. A Nissan utilizará inicialmente a solução em dois centros: no Nissan Technical Center North America e no Nissan Technical Center Europe. Com esta plataforma, a Nissan pretende ter a mesma produtividade das operações CAD em qualquer local do mundo e reduzir significativamente os custos associados a melhorias de sistemas futuros, atualização de versões e custos operacionais ao consolidar e melhorar o gerenciamento de infraestrutura. Além disso, a Nissan planeja expandir o uso da plataforma futuramente.

A Hewlett Packard Enterprise propôs a inovadora solução VDI de ponta a ponta, dos equipamentos aos programas, assim como os serviços de suporte e consultoria. A HP montou equipes para cuidar do projeto no Japão, Estados Unidos e Europa com o objetivo de implantar, verificar e testar a solução. Isto assegurou uma implementação orgânica, rápida, confiável e flexível para a Nissan.

A solução de engenharia VDI inclui as seguintes tecnologias da HP:
·         HPE ProLiant WS460c Graphics Server Blades – torna possível uma estação de trabalho com gráficos de alta performance que permite aos engenheiros centralizar, virtualizar e tornar altamente fiel a experiência de área de trabalho, incluindo suporte para aplicativos que utilizem gráficos 3D.
·         HPE 3PAR StoreServ 7400 Storage – permite à Nissan armazenar e gerenciar informação das próximas gerações de soluções de design de veículos em uma única, altamente adaptável e robusta plataforma.
·         HPE Systems Insight Manager – permite o fácil gerenciamento por parte das equipes de TI da Nissan ao otimizar o tempo de operação dos sistemas em todo o mundo.
A solução também faz uso da tecnologia Citrix XenDesktop de virtualização da área de trabalho.

A tecnologia de software que permitiu a criação da solução VDI foi fornecida pela Siemens com seu programa de gerenciamento de ciclo de vida de produto. O programa Siemens NXTM é a base da solução para o desenho feito por computador (CAD, em inglês) desenvolvido para a Nissan, usado ao longo do desenvolvimento dos seus veículos. Para assegurar uma alta performance do VDI, o NXTM foi totalmente certificado em todos os equipamentos necessários para o uso deste sistema. Além disso, o software Teamcenter da Siemens serve como uma espinha dorsal digital para a solução VDI da Nissan. O Teamcenter é um produto de gerenciamento de dados que fornece rápido acesso a toda informação relacionada a produtos, independentemente da localização.

Celso Guiotoko, Diretor Global de Sistemas e Tecnologias da Informação da Nissan, afirmou que “com o aumento do número de novos projetos globais, a importância da TI se tornou ainda maior. Baseado em nossa estratégia global de sistemas e tecnologias da informação, a Nissan irá focar em relacionar gerenciamento e TI para aumentar o valor de negócio da TI para a Nissan”.
                                                                              
A Hewlett Packard Enterprise (HPE) é parceira global da Nissan em Tecnologia da Informação e está satisfeita em apoiar a iniciativa da fabricante conhecida como VITESSE, que busca acelerar o crescimento da Nissan no mercado mundial.

“A Siemens está na linha de frente da digitalização para a indústria global e estamos orgulhosos de trabalhar com parceiros como a HPE para ajudar a apoiar esta importante iniciativa na Nissan”, disse Chuck Grindstaff, presidente e CEO da Siemens PLM Software, uma unidade de negócio da Divisão Digital da Siemens. “Como resultado do direcionamento e iniciativa da Nissan, sua solução VDI serve como grande exemplo para o resto da indústria automotiva global e para além”.


A Nissan buscará consolidar o desenvolvimento do design automotivo globalmente para aumentar a produtividade e eficiência de gerenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário