sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cascavel, um caso de amor com os esportes motorizados



Renato Martins foi o único piloto da Fórmula Truck a vencer três
vezes em Cascavel
A cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, hoje com cerca de 300 mil habitantes, recebe neste domingo (05/12) e após cinco anos de ausência, a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Será a reabertura do Autódromo Internacional Zilmar Beux, pista em que nasceu, em 1995, a Fórmula Truck nacional. Tudo começou com entusiastas que faziam corridas de rua na cidade até que, liderados por Zilmar Beux, fundaram uma empresa, compraram um grande terreno e construíram o autódromo - fundado em 1970. Mesmo sendo de terra e com provas regionais, a cidade aprendeu a gostar e a curtir os esportes motorizados.O entusiasmo foi tanto que o traçado ganhou asfalto em 1973, também contando com o decisivo apoio do então prefeito da cidade e também piloto, Pedro Muffato, que se aposentou da política, mas continua correndo. Domingo ele será, em sua casa, mais uma das atrações da Fórmula Truck.

O paulista Renato Martins, da equipe RM/Volkswagen, também tem história neste circuito que chegou a ver Nelson Piquet começando a carreira num Fórmula Super-Vê. Ele foi o único piloto a vencer a F-Truck em Cascavel por três vezes: 2001, 2002 e 2006. Também é o único piloto a ter disputado todas as provas da categoria desde que ela foi criada, em 1995.

Com 10 etapas, o campeonato da Fórmula Truck deste ano ainda não admite prognósticos. Após um início com duas vitórias consecutivas, o piloto da Iveco e atual líder da classificação, Beto Monteiro, viu a reação dos pilotos da Mercedes-Benz e Volkswagen, respectivamente Leandro Totti e André Marques. Hoje apenas 16 pontos separam Monteiro de Totti. reação poderá continuar nesta sexta prova de 2012 com Totti e André Marques, que contam com apoio técnico e turbos da BorgWarner, assim como o quarto colocado Roberval Andrade Scania, o quinto Wellington Cirino (Mercedes-Benz), o sexto Paulo Salustiano (Volvo) e o sétimo colocado Felipe Giaffone (Volkswagen), atual tricampeão da categoria.

Já no campeonato de Marcas, os pilotos da Volkswagen levaram sua marca à liderança com 168 pontos, assim como os da Mercedes-Benz que, na vice-liderança, somam 154 pontos. A Iveco ocupa a terceira colocação com 134 pontos. Certamente o campeonato será decidido entre Volkswagen e Mercedes-Benz.

Classificação de Pilotos após 5 etapas: 1º, Beto Monteiro, PE, Iveco, 94 pontos; 2º, Leandro Totti, PR, Mercedes-Benz, 78; 3º, André Marques, SP, Volkswagen, 71; 4º, Roberval Andrade, SP, Scania, 61; 5º, Wellington Cirino, PR, Mercedes-Benz, 60; 6º, Paulo Salustiano, SP, Volvo, 47; 7º, Felipe Giaffone, SP, Volkswagen, 45; e 8º, Adalberto Jardim, SP, Volkswagen, 39 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário