sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NOVO APLICATIVO MÓVEL DA FORD FACILITA A RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS



A Ford desenvolveu um aplicativo para celular que ajuda os proprietários de carros elétricos nos Estados Unidos a encontrar a estação mais próxima para recarregar a bateria do veículo, atualizado diariamente. A infraestrutura para o abastecimento de carros elétricos vem crescendo rapidamente naquele país e já conta com mais de 9.400 estações públicas.O MyFord Mobile é um aplicativo desenvolvido pelos engenheiros da Ford para ser usado com o Focus Electric e os novos modelos híbridos elétricos "plug-in" que serão lançados em breve, o Fusion Energi e o C-MAX Energi. Além de localizar as estações de recarga, o programa permite controlar remotamente a operação de recarga, conferir o nível da bateria e planejar rotas de viagem.Ele indica também a hora de funcionamento das estações e outras informações. A recarga de veículos elétricos é um serviço que está se tornando popular nos Estados Unidos, disponível em lugares como supermercados, igrejas, hospitais, lanchonetes e lojas.Segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o país tinha 2.500 estações públicas de recarga de veículos elétricos em 2009 e esse número hoje chega a 9.445.

Até 2013, a Ford vai triplicar a sua capacidade de produção de veículos elétricos, equipados com baterias que permitem recarga rápida em estações públicas. As décadas de pesquisas da Ford nessa área permitiram a troca das baterias de primeira geração, mais pesadas, feitas de hidreto de níquel-metal, pelas atuais de íons de lítio, mais leves e eficientes.

O Focus Electric - o carro mais econômico da categoria, com consumo equivalente de 46,77 km/l na cidade - é equipado com uma avançada bateria de íons de lítio que pode ser totalmente recarregada em quatro horas, metade do tempo do Nissan Leaf.

O C-MAX Energi, primeiro híbrido "plug-in" da Ford, que será lançado nos próximos meses com o preço mais acessível da categoria, poderá ser recarregado em 2,5 horas. Ele terá um consumo equivalente de 40,39 km/l e uma autonomia total de 885 km. Usando somente o modo elétrico, sua autonomia é três vezes maior que a do Toyota Prius, usando os métodos de teste da EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.Com a nova linha de veículos elétricos da Ford e o rápido desenvolvimento da infraestrutura pública de recarga, é esperado um avanço significativo desse segmento.Além das estações públicas, os proprietários de veículos elétricos e híbridos contam com a opção de fazer a recarga em casa - ainda o método mais comum, segundo o Centro de Inovação da Universidade da Califórnia. Para os clientes que preferem abastecer seu veículo elétrico em casa, a Ford oferece um carregador de 240 V projetado especialmente para os carros da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário