Como parte da estratégia de expansão na China, a Ford anunciou novo investimento em veículos comerciais que marca a sua entrada no negócio de caminhões pesados. A participação da Ford nesse segmento na China se dará por meio de uma aquisição do seu parceiro na região, a Jiangling Motors Corporation, criando uma base forte e já consolidada no mercado que mais cresce no mundo.A Jiangling Motors Corporation (JMC) vai adquirir 100% de participação da Taiyuan Changan Heavy Truck Company. O negócio será finalizado após a aprovação de autoridades governamentais chinesas. Além dessa aquisição, a Ford vai lançar 15 novos veículos e 20 avançados motores na China até 2015 para acelerar o seu crescimento naquele mercado. Para suportar esse crescimento, a Ford e seus parceiros estão construindo cinco novas fábricas no país, incluindo uma instalação de US$ 300 milhões em Nanchang, onde fica a sede da JMC, com capacidade anual de 300 mil unidades.Essa fábrica vai entrar em operação em 2013, produzindo veículos das marcas JMC e Ford. Até agora, a Ford já investiu um total de US$ 4,9 bilhões para ampliar a sua presença na China, um dos mercados chaves para o crescimento global da marca nesta década e no futuro.
A JMC vai pagar à vista pela compra dos 80% de participação da China Changan Automobile e pelos 20% pertencentes à China South Industries Group Corporation. Após a conclusão do negócio, a Taiyuan Heavy Truck se tornará uma subsidiária totalmente controlada pela JMC. A Ford tem uma participação de 30% na JMC, que atualmente produz comerciais leves e utilitários esportivos, incluindo a Ford Transit, fabricada desde 1995. A JMC vendeu mais de 190.000 veículos em 2011, com uma receita de cerca de US$ 2,7 bilhões.A província de Shanxi oferece uma base importante para a entrada da JMC no negócio de caminhões, segmento que tem uma forte demanda nessa região rica em matérias-primas e recursos energéticos, como minério de ferro, carvão e eletricidade.
O mercado de caminhões deve continuar a crescer de forma consistente na China, devido ao potencial de crescimento econômico de longo prazo do país e aos fortes investimentos em infraestrutura feitos pelo governo. A China é o maior mercado de caminhões do mundo, com cerca de 1 milhão de unidades vendidas no ano passado.
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