A Ford apresentou
pela primeira vez no Brasil o seu novo motor EcoBoost, que traz uma tecnologia
inovadora para veículos a gasolina, durante o 2º Workshop Ford de Tecnologia -
A Eficiência Energética, realizado em São Paulo. O motor apresentado foi o
EcoBoost 2.0, que tem uma potência de 250 cv, compatível com modelos de
cilindrada maior.A tecnologia EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer
a melhor combinação entre desempenho com máxima economia e menores emissões. Ela
combina injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando
independente de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor V6
3.5 convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior. A construção em
alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.
Além de ser até
20% mais econômico no consumo de combustível, ele reduz em até 15% as emissões
de CO2. Tudo isso, com um desempenho forte e suave, disponibilizando
o seu torque máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de rotações, de 2.000 a
4.500 rpm. Desse modo, garante respostas rápidas em todas as condições de
aceleração do veículo.O motor EcoBoost tem turbo de baixa inércia que gira em
rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de
240.000 km, ou 10 anos de uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa
um intercooler para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. A injeção
direta de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores
com sete jatos individuais para distribuir o combustível diretamente dentro da
câmara de combustão.
Já o avançado
sistema de duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) permite
aumentar em aproximadamente 10% a potência e em até 4% a economia de combustível.
Os engenheiros da
Ford testaram exaustivamente o EcoBoost tanto em dinamômetro como em condições
reais de rodagem e variações extremas de temperatura ambiente. Dirigibilidade,
partidas a frio, rodagem em altas altitudes e com reboque foram algumas das
situações avaliadas, nas quais o Ford EcoBoost operou sem esforço, cumprindo o
mesmo papel de um motor maior. "O motor EcoBoost foi projetado e testado
para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial", diz
VolkerHeumann, engenheiro de motores da Ford. "Você não precisa colocar em
ponto morto antes de desligar o motor, não precisa observar intervalos
especiais de troca de óleo nem usar óleos especiais."
MECÂNICA ONLINE
Os carros
elétricos e híbridos poderão ter isenção de Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) até 2021. A medida consta no Projeto de Lei 4086/12, em
tramitação na Câmara. A isenção beneficia também as baterias, acumuladores,
peças e motores usados nestes tipos de veículos.O projeto será examinado em
caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e
Justiça e de Cidadania.
O novo Stralis
Hi-Way, o caminhão pesado da Iveco, venceu a edição 2013 do prêmio
“International Truck of the Year” (do inglês “O Caminhão Internacional do
Ano”), um troféu anual entregue pelas 25 maiores revistas especializadas em
veículos comerciais da Europa. De acordo com o júri, o Stralis Hi-Way “realizou
uma enorme contribuição para a eficiência no transporte rodoviário em diversos
aspectos, incluindo: economia de combustível, segurança, dirigibilidade,
conforto e um reduzido impacto ambiental”.
Como parte
integrante da campanha publicitária do Novo Gol, a Volkswagen do Brasil acaba
de lançar o aplicativo “Gol a Gol” e o hotsite do modelo. O aplicativo para
celular e hotsite usam o futebol como tema para divertir e atrair a atenção dos
consumidores.
Entre as
novidades que a Fiat apresenta na edição 2012 do Salão de Paris, surge o Panda
Natural Power, equipado com a inédita motorizaçãotwin turbo a gás natural. O
novo motor 0,9 TwinAir Turbo Natural Power libera 80 cv, apenas 5 cv a menos do
que quando abastecido com gasolina, e reduziu as emissões de CO2
para apenas 86 g / km, um recorde no Grupo Fiat e um dos melhores desempenhos
no mercado.
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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