sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Porsche Panamera SportSPORT Turismo: esportivo, funcional e eficiE-HYBRIente



A Porsche está apresentando o carro conceito Panamera Sport Turismo para mostrar que a tecnologia de motorização poderá ser fascinante em futuro próximo. O Panamera Sport Turismo reúne a próxima geração de propulsão híbrida, com o desempenho de um Porsche combinando com um conceito de carroceria revolucionário e esportivo, voltado para a praticidade no uso cotidiano.O conceito da carroceria do Panamera Sport Turismo é uma interpretação de um possível carro esporte da Porsche para o futuro. As extremidades da carroceria são curtas e a tampa do porta-malas é ampla, unindo esportividade e funcionalidade. O carro conceito combina as dimensões de um veículo de segmento superior com o conforto encontrado no interior de um veículo de luxo. O Sport Turismo mede 1.990 mm de largura, 1.401 mm de altura e 4.950 mm de comprimento. As luzes de mudança de direção e as luzes laterais de presença foram integrados às entradas de ar frontais, formando um "C" - por esse formato, foram denominados "C-blades". Juntamente com os faróis de LED de quatro pontos com desenho inovador, eles definem o visual da dianteira do carro conceito. 



As linhas externas são fluidas e o carro não tem espelhos retrovisores externos - ao menos não da maneira convencional. No lugar deles, o Panamera Sport Turismo possui duas câmeras montadas nas saídas de ar laterais. As imagens captadas são mostradas em telas para o motorista. A parte traseira da carroceria é totalmente nova, mantendo as características de um Porsche. As luzes traseiras com tecnologia LED e a faixa traseira com o emblema "Porsche" são esculpidas em três dimensões. A luz de freio está posicionada entre os faróis de LED traseiros de quatro pontos. Na extremidade do teto, foi colocado um spoiler traseiro adaptável, feito de carbono, que melhora o apoio aerodinâmico. A nova cor azul (oficialmente denominada "Liquid Metal Blue") oferece ao carro conceito uma superfície similar a metal líquido e acentua seus contornos e linhas. As rodas de dois raios são bicolores e as pinças de freio são pintadas de verde cítrico ("Acid Green"). Os cubos centrais das rodas fazem referência à origem de todo Porsche: as competições. Os emblemas "e-hybrid" nas laterais se referem ao conceito de propulsão, enquanto a denominação "Sport Turismo" na traseira, com contorno em verde cítrico, enfatiza o caráter conceitual do carro. A estrutura em alumínio polido das baterias está montada sob o piso do porta-malas, feito em vidro eletrocromático. Basta pressionar um botão para deixar a fonte de energia totalmente iluminada, também na cor "Acid Green".


O sistema de propulsão do Panamera Sport Turismo representa um avançado do sistema híbrido integral em paralelo (Parallel-Full hybrid) utilizado atualmente no Panamera S Hybrid e no Cayenne S Hybrid. O novo motor elétrico gera uma potência de cerca de 95 cv (aproximadamente o dobro do motor híbrido atual da Porsche). O novo motor V6 de 3 litros sobrealimentado permanece com 333 cv. Ao interagirem, eles tornam o Panamera Sport Turismo capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos. A unidade de alimentação elétrica do Sport Turismo e-hybrid é composta por uma bateria de íons de lítio cujo desempenho é várias vezes superior à da bateria de níquel-hidreto de metal atualmente usada, embora ela tenha praticamente as mesmas dimensões. Sua capacidade de armazenamento de energia de 9,4 quilowatt-hora e sua elevada potência máxima permitem uma aceleração mais rápida, uma maior autonomia no modo unicamente elétrico e velocidades mais elevadas quando se dirige sem o motor de combustão interna. O modo de operação programado do e-hybrid dá prioridade à condução no modo unicamente elétrico, mas o motorista pode desativar esse ajuste ao pressionar uma tecla no volante. Além disso, quando o carro está sendo operado no modo híbrido, o motorista pode selecionar o modo "e-charge" ao pressionar uma tecla no volante para aumentar o nível de carregamento da bateria de alta tensão. Isto é especialmente útil quando um trecho em uma rodovia é seguido por um trecho dentro de uma cidade, em que o modo unicamente elétrico pode ser usado sem gerar emissões. No modo "e-charge", o motor de combustão interna carrega a bateria ao trocar o ponto de carga, enquanto atende a critérios determinados de gestão de energia.


O interior do Panamera Sport Turismo é uma interpretação futurística de carro esportivo: o mínimo possível e tanto quanto necessário. Em vez dos instrumentos convencionais, um tela central colorida de TFT está posicionada em frente ao motorista. Por meio dela, o motorista pode buscar e visualizar quaisquer informações necessárias, desde o conta-giros até os dados sobre direção ou navegação. Dois monitores, um à esquerda e um à direita desta tela, mostram imagens captadas pelas câmeras que substituem os espelhos externos. Dois outros mostradores, de formato circular, mostram informações sobre a situação de condução específica do modo híbrido e a condução em modo elétrico. As luzes do medidor de potência no painel de instrumentos são em "Acid Green" e mostram a potência combinada do sistema com os dois modos de direção. 



Basta um toque na tela a cores para iniciar o modo e-hybrid - naturalmente, no lado típico de um Porsche: o esquerdo. Uma tela sensível ao toque, completamente nova, localizada no console central ascendente incorpora outros controles. Ela é o centro de controle para o modo e-hybrid e todas as outras funções, implementadas em tecnologia "Black Panel" (painel negro). O motorista tem a opção de influenciar a propulsão híbrida por meio de teclas inteligentes, podendo escolher entre diversão máxima ao dirigir, desempenho máximo ou eficiência máxima. Todos os indicadores de direção e funções de controle são também operados mediante função multi-toques, tais como controle automático de temperatura, ajuste dos bancos, faróis, câmera de ré e as funções do sistema PCM (Porsche Communication Management, gerenciamento de comunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário