A
Porsche está apresentando o carro conceito Panamera Sport Turismo para mostrar
que a tecnologia de motorização poderá ser fascinante em futuro próximo. O
Panamera Sport Turismo reúne a próxima geração de propulsão híbrida, com o
desempenho de um Porsche combinando com um conceito de carroceria
revolucionário e esportivo, voltado para a praticidade no uso cotidiano.O
conceito da carroceria do Panamera Sport Turismo é uma interpretação de um
possível carro esporte da Porsche para o futuro. As extremidades da carroceria
são curtas e a tampa do porta-malas é ampla, unindo esportividade e
funcionalidade. O carro conceito combina as dimensões de um veículo de segmento
superior com o conforto encontrado no interior de um veículo de luxo. O Sport
Turismo mede 1.990 mm de largura, 1.401 mm de altura e 4.950 mm de comprimento.
As luzes de mudança de direção e as luzes laterais de presença foram integrados
às entradas de ar frontais, formando um "C" - por esse formato, foram
denominados "C-blades". Juntamente com os faróis de LED de quatro
pontos com desenho inovador, eles definem o visual da dianteira do carro
conceito.
As linhas externas são fluidas e o carro não tem espelhos retrovisores externos
- ao menos não da maneira convencional. No lugar deles, o Panamera Sport
Turismo possui duas câmeras montadas nas saídas de ar laterais. As imagens
captadas são mostradas em telas para o motorista. A parte traseira da
carroceria é totalmente nova, mantendo as características de um Porsche. As
luzes traseiras com tecnologia LED e a faixa traseira com o emblema
"Porsche" são esculpidas em três dimensões. A luz de freio está
posicionada entre os faróis de LED traseiros de quatro pontos. Na extremidade
do teto, foi colocado um spoiler traseiro adaptável, feito de carbono, que melhora
o apoio aerodinâmico. A nova cor azul (oficialmente denominada "Liquid
Metal Blue") oferece ao carro conceito uma superfície similar a metal
líquido e acentua seus contornos e linhas. As rodas de dois raios são bicolores
e as pinças de freio são pintadas de verde cítrico ("Acid Green"). Os
cubos centrais das rodas fazem referência à origem de todo Porsche: as
competições. Os emblemas "e-hybrid" nas laterais se referem ao
conceito de propulsão, enquanto a denominação "Sport Turismo" na
traseira, com contorno em verde cítrico, enfatiza o caráter conceitual do
carro. A estrutura em alumínio polido das baterias está montada sob o piso do
porta-malas, feito em vidro eletrocromático. Basta pressionar um botão para
deixar a fonte de energia totalmente iluminada, também na cor "Acid
Green".
O sistema de propulsão do Panamera Sport Turismo
representa um avançado do sistema híbrido integral em paralelo (Parallel-Full
hybrid) utilizado atualmente no Panamera S Hybrid e no Cayenne S Hybrid. O novo
motor elétrico gera uma potência de cerca de 95 cv (aproximadamente o dobro do
motor híbrido atual da Porsche). O novo motor V6 de 3 litros sobrealimentado
permanece com 333 cv. Ao interagirem, eles tornam o Panamera Sport Turismo
capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos. A unidade de alimentação elétrica do Sport Turismo e-hybrid é composta por uma
bateria de íons de lítio cujo desempenho é várias vezes superior à da bateria
de níquel-hidreto de metal atualmente usada, embora ela tenha praticamente as
mesmas dimensões. Sua capacidade de armazenamento de energia de 9,4
quilowatt-hora e sua elevada potência máxima permitem uma aceleração mais
rápida, uma maior autonomia no modo unicamente elétrico e velocidades mais
elevadas quando se dirige sem o motor de combustão interna. O modo de operação
programado do e-hybrid dá prioridade à condução no modo unicamente elétrico,
mas o motorista pode desativar esse ajuste ao pressionar uma tecla no volante.
Além disso, quando o carro está sendo operado no modo híbrido, o motorista pode
selecionar o modo "e-charge" ao pressionar uma tecla no volante para
aumentar o nível de carregamento da bateria de alta tensão. Isto é
especialmente útil quando um trecho em uma rodovia é seguido por um trecho
dentro de uma cidade, em que o modo unicamente elétrico pode ser usado sem
gerar emissões. No modo "e-charge", o motor de combustão interna
carrega a bateria ao trocar o ponto de carga, enquanto atende a critérios
determinados de gestão de energia.
O interior do Panamera Sport Turismo é uma interpretação futurística de carro
esportivo: o mínimo possível e tanto quanto necessário. Em vez dos instrumentos
convencionais, um tela central colorida de TFT está posicionada em frente ao
motorista. Por meio dela, o motorista pode buscar e visualizar quaisquer
informações necessárias, desde o conta-giros até os dados sobre direção ou
navegação. Dois monitores, um à esquerda e um à direita desta tela, mostram
imagens captadas pelas câmeras que substituem os espelhos externos. Dois outros
mostradores, de formato circular, mostram informações sobre a situação de
condução específica do modo híbrido e a condução em modo elétrico. As luzes do
medidor de potência no painel de instrumentos são em "Acid Green" e
mostram a potência combinada do sistema com os dois modos de direção.
Basta um toque na tela a cores para iniciar o modo e-hybrid - naturalmente, no
lado típico de um Porsche: o esquerdo. Uma tela sensível ao toque,
completamente nova, localizada no console central ascendente incorpora outros
controles. Ela é o centro de controle para o modo e-hybrid e todas as outras
funções, implementadas em tecnologia "Black Panel" (painel negro). O
motorista tem a opção de influenciar a propulsão híbrida por meio de teclas
inteligentes, podendo escolher entre diversão máxima ao dirigir, desempenho máximo
ou eficiência máxima. Todos os indicadores de direção e funções de controle são
também operados mediante função multi-toques, tais como controle automático de
temperatura, ajuste dos bancos, faróis, câmera de ré e as funções do sistema
PCM (Porsche Communication Management, gerenciamento de comunicação).
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