A colisão
sofrida pelo revolucionário conceito de corrida Nissan Deltawing durante as 24
Horas de Le Mans, em junho, deixou os membros da equipe com o sentimento de
“trabalho inacabado”. O abandono da prova frustrou a todos, mas a situação deve
mudar entre os dias 17 e 20 de outubro, quando o protótipo participará da final
da American Le Mans Series (ALMS), em Atlanta (EUA), competição com 10
horas de duração e conhecida como Petit Le Mans (pequena Le Mans).Para o
time Nissan Deltawing, a prova norte-americana é o evento perfeito. Não somente
para dar aos fãs o final de corrida esperado - na França, ele foi aclamado
pelos mais de 240 mil torcedores -, mas também demonstrar seus diferenciais em
uma pista tradicional, já que o circuito de Le Mans é misto, que também utiliza
vias públicas.A participação na prova, entretanto, é uma aperitivo para 2014,
quando o DeltaWing participará da competição desde o início. Isso será possível
graças à fusão entre as categorias American Le Mans Series (ALMS) e GRAND-AM
Road Racing. A nova série vai incorporar os protótipos de Daytona, os de Le
Mans e também o DeltaWing.
Desenhado e
construído com o objetivo de correr as 24 horas de Le Mans usando a
metade do combustível e dos pneus de outros protótipos, o Nissan DeltaWing foi
forçado a sair da clássica prova francesa após seis horas de competição, ao se
chocar com outro carro. Com base nos dados de consumo de combustível e de
desgaste dos pneus durante a participação em Le Mans, a Nissan teve a
certeza que o carro é capaz de cumprir seu objetivo de completar uma prova de
24 horas com menos combustível e pneus. Para se ter uma ideia, o modelo fez na
prova, em média, 4,5 km/l, enquanto outros protótipos da categoria LMP2
atingiram 2,1 km/l.
Equipado com um
motor 1.6 DIG-T, o Deltawing é utilizado para o desenvolvimento de inovações da
marca japonesa, que podem vir a ser utilizadas em motores e em produtos que
ganharão as ruas. A Nissan se tornou parceiro-fundador do projeto em março.
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