A Volkswagen anuncia que venderá o Beetle no Brasil e que
a novidade estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Totalmente novo,
o modelo será chamado no mercado nacional de Fusca, resgatando o nome de um dos modelos mais emblemáticos da
Volkswagen. O Fusca está entre os automóveis mais bem sucedidos de todos os
tempos, com 21,5 milhões de unidades vendidas no mundo, das quais mais de 3
milhões no Brasil.Nessa nova era do Beetle, a Volkswagen inovou e deixou livre
a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo
recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado
de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo
também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca
é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado
brasileiro.Mais do que um carro eficiente, o Fusca sempre ocupou um
lugar especial no coração das pessoas. As crianças o desenhavam quando queriam
representar um carro e os brasileiros se identificaram com o Fusca, um carro
extremamente ágil e confiável, que conquistou a simpatia de todos e invadiu
ruas e estradas do País.
Outro fator que contribuiu para o ressurgimento do nome
Fusca é que a história do Fusca no Brasil se confunde com a própria história da
industrialização brasileira e é parte memorável do cotidiano do povo desde os
anos 50. O Fusca, no mundo, é um ícone. E como tal, possui bagagem cultural
própria. Esse peso histórico e afetivo faz do Fusca um patrimônio da
Volkswagen.Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e
detalhes internos tendo como referência o primeiro Fusca. A nova geração do
Fusca chega para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de
tecnologia e qualidade de última geração – atributos indispensáveis para o seu
público-alvo: as pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado.
Fabricado em Puebla (México), o Fusca – que estreou
mundialmente no Salão de Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle –
desembarca no mercado brasileiro em novembro de 2012. Concebido para o mercado
global, é o Fusca mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 TSI com
injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à
transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. Esse conjunto
mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e
alcance a velocidade máxima de 210 km/h.O Fusca surge para continuar o sucesso
desse ícone da marca Volkswagen. Um carro para proporcionar emoções, com
comportamento dinâmico superior, atendendo a todos os requisitos para o uso
diário ou longas jornadas.
Criar a nova geração do Fusca foi um desafio: como
reinventar um design tão forte e independente, comparável a produtos como a
garrafa da Coca-Cola, o iPhone ou os primeiros óculos Ray-ban. O chefe de
Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva, e o da marca Volkswagen, Klaus
Bischoff, foram capazes de entender o espírito do carro e da marca e, a partir
disso, estabelecer um objetivo: "criar um novo original".Foi pensando
assim que chegaram ao design do Fusca - um carro à altura do presente e, ao
mesmo tempo, um tributo à semente de toda uma corporação. E não deixaram
dúvidas: quem juntar o primeiro Fusca e o Fusca da nova era, observando-os de
perfil, verá que as linhas da parte traseira são praticamente idênticas.
Isto se nota principalmente no novo painel. As formas e o
uso da cor na superfície plana do painel remetem ao design do primeiro Fusca.
De forma similar ao primeiro Fusca, o novo carro tem um porta-luvas adicional
integrado à superfície do painel, cuja tampa se abre para cima (a do
compartimento standard, integrado a ele, abre-se para baixo). Outro equipamento
clássico são os instrumentos auxiliares, posicionados acima do sistema de áudio
e navegação: temperatura do óleo, relógio com cronômetro e medidor da pressão
do turbo. Também são novidade os novos volantes especialmente criados para o
Fusca, com detalhes pintados nos raios.No mercado brasileiro, o Fusca contará
com várias opções de personalização, que vão desde a tonalidade da iluminação
na lateral das portas ao acabamento de couro bicolor dos bancos. Tudo isso, com
qualidade de materiais internos que excede a expectativa dos consumidores mais
exigentes.
Visite nosso Blog também! Tem muita coisa bacana sobre FUSCA. É www.blogdofusca.com.br.
ResponderExcluir