O Grand Vitara 2013 passou por reestilização e acaba de
desembarcar no Brasil com novas tecnologias, como o piloto automático e o Brake
Override. A mudança no visual fica por conta da grade frontal e do pára-choque
dianteiro que ganham um design moderno. Outras novidades desse tradicional SUV,
que já está à venda nas concessionárias Suzuki, são os tecidos, rodas e as
versões com teto solar. Eleito um dos carros mais confiáveis do mundo, segundo
estudo alemão TÜV Report 2011, por apresentar reduzida necessidade de
manutenção, o novo Grand Vitara passa a ter de série e em todas as versões mais
um item de segurança, o Brake Override. O sistema reconhece quando
acelerador e freio estão pressionados ao mesmo tempo e garante a desaceleração
do veículo em situações de emergência. Outra tecnologia é o Cruise Control,
piloto automático que acompanha os modelos com transmissão automática. O
comando, uma vez programado, permite retirar o pé do acelerador e proporciona
maior conforto ao dirigir em estradas por garantir a precisão no controle de
estabilidade. Seguindo a tendência mundial de cores do mercado de luxo, o Grand
Vitara recebe aplicação exclusiva da cor bronze, em limited edition, com
acabamento interior em tecidos e couro bege. Disponível com transmissão
automática e opções de tração 4x2 ou 4x4, a edição limitada tem versões com
teto solar que deixa o visual mais leve e sensação de amplitude para quem está
dentro do veículo.
A construção do Grand Vitara em monobloco com sub chassi heavy duty
incorporado gera maior durabilidade e resistência à torção. Além de permitir
projeto para maior espaço interno e facilitar o acesso de entrada e saída dos
ocupantes.A estrutura possui áreas que deformam de modo programado a fim de
garantir maior segurança aos ocupantes em caso de colisão. As zonas de
deformação absorvem a energia do impacto e reduzem a desaceleração do veículo
para garantir menor impacto aos passageiros.Na parte frontal, o cinto de
segurança traz ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis (o primeiro para
colisões leves, o segundo puxa o corpo para traz e o terceiro que aciona o
airbag). Os airbags complementam o cinto de segurança e protegem a parte
superior dos ocupantes. Importante ressaltar que o acionamento da bolsa de ar é
apenas em casos extremos para proteção de lesões fatais.Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e possuem os sistemas ABS
(antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de
frenagem entre os eixos) e o BAS (sistema que identifica uma situação de
emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumenta
automaticamente a carga da frenagem nas rodas independente da força aplicada).
O motor de alumínio, 2.0L (DOHC), mais leve, contribui para o desempenho do
veículo com baixo nível de ruído, vibrações e aspereza (NVH). Movido à gasolina
e 16 válvulas, é capaz de entregar 140 cavalos de potência a 6.000 rpm com
torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm. O coletor de admissão variável de
controle eletrônico otimiza o torque e potência para todas as faixas de rotação
do motor. A versão 4x4 do Grand Vitara é equipada com o mais robusto,
resistente e confiável sistema de tração permanente. No asfalto, por ser All
Wheel Drive (AWD) entrega mais grip o que aumenta a segurança. No uso fora
de estrada o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado
e reduzida aumentando a aderência e força para qualquer tipo de terreno,
inclusive no uso severo off-road.
Todas as mudanças de tração são acionadas eletronicamente por meio de um botão
giratório no painel, o que torna possível optar entre os modos: 4H recomendado
para uso urbano (condição AWD em que o torque é distribuído 47% no eixo
dianteiro e 53% no traseiro), 4H lock ideal para off-road (bloqueia o
diferencial central e iguala o torque na dianteira e traseira), modo 4L lock
com tração 4x4 com reduzida para ser utilizado em situações off-road extremas.
Assim, garante uma condução segura mesmo em piso molhado, curvas ou condições
de uso extremas. O modo N desacopla a caixa de transferência e permite reboque
sem danos.O novo Grand Vitara apresenta também a versão 4x2 com tração
traseira, para os consumidores que buscam um SUV robusto, ideal para rodar com
segurança na cidade e para viagem no fim de semana
O SUV da Suzuki possui a dirigibilidade de um sedan com
um amplo espaço interno sem aumentar o comprimento total do veículo. O ângulo
de abertura das portas, otimizado, garante o fácil acesso a todos os ocupantes.
O Grand Vitara traz a medida ideal para a família e um porta-malas com diversas
configurações de capacidade de carga.De série, o modelo traz espelhos retrovisores elétricos, estepe na porta
traseira com capa rígida (com exceção da versão manual - 4x2), gancho para
reboque dianteiro e traseiro, pára-choque dianteiro, traseiro e maçanetas na
cor do veículo, conceito roof rack (rack de teto) incorporado ao veículo e
vidros verdes. A cabine contém itens que visam aumentar o prazer de estar a
bordo do novo Grand Vitara. Entre os oferecidos de fábrica estão:
ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco
traseiro com inclinação em três níveis e rebatimento de encosto (70% e 30%).
Descansa-braço central, direção hidráulica, computador de bordo com 11 funções
(na versão automática) ou com 10 funções (na versão manual), regulagem de
altura na coluna de direção, vidros elétricos e trava elétrica central.
As cores disponíveis do novo Grand Vitara são: Prata, Branco, Preto, Azul,
Vermelho, Cinza Metálico e, em edição limitada, Bronze.
Tabela de preços (24/09/2012)
Grand Vitara 2012/2013
4x2 manual - R$ 72.914,00
4x2 automático - R$ 80.300,00
4x4 manual - R$ 81.875
4x4 automático - R$ 88.025,00
4x2 automático com teto solar - R$ 82.300,00
4x4 automático com teto solar - R$ 90.025,00
Versão Limited Edition - disponível a partir do Salão do Automóvel
Nenhum comentário:
Postar um comentário