quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novo Audi A3 Sportback: estrela do Paris Motor Show será atração no salão de São Paulo


Esportivo, versátil e progressista! O Novo Audi A3 Sportback, que será apresentado amanhã (quinta-feira, 27/9) no Salão do Automóvel de Paris como um autêntico representante do DNA da marca alemã, é uma das grandes atrações do evento europeu. O modelo também será destaque, quase simultaneamente, do estande da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo. O veículo compacto de cinco portas, com amplo espaço no compartimento de bagagem, teve o peso reduzido graças à tecnologia Ultra de construção leve. Os motores são poderosos e eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista elevam o padrão no segmento dos compactos premium.

O Novo Audi A3 Sportback é mais longo, elegante e espaçoso. Enquanto o comprimento (4.310 mm), largura (1.780 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (oferecidos como opcional), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das curvas). Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas e rodas de maior diâmetro. Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de competição e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3 Sportback.

Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard. Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado esquerdo do carro.A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback – três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas janelas, ou pacotes esportivos S line.

A tecnologia de construção de baixo peso da montadora, Audi ultra, já está sendo aplicada no Novo Audi A3 Sportback, deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior. Equipado com motor 1.4 TFSI, o hatch pesa apenas 1.205 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas. Componentes da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro. A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.Além da carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior. Graças a ajustes detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da carroceria, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,30.

O interior do novo Audi A3 Sportback é marcado pela concepção elegante e clean. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel cativa logo à primeira vista, pela disposição clara dos instrumentos - com fácil leitura- e ergonomia. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao motoristac uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara.Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O volante, que dependendo da versão pode ter três ou quatro raios, tem base achatada, teclas multifuncionais e shift-paddles.

Os bancos dianteiros foram recentemente desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes. Bancos esportivos em couro macio são oferecidos como opcional (sendo de série na versão Ambition).
A montadora oferece diversidade nas opções de cores e acabamentos internos. Na versão Attraction, o interior é preto ou cinza titânio; já a versão esportiva Ambition é toda em preto ou preto com prata, azul ou amarelo nos elementos contrastantes. A opção de design com duas cores (com laranja Capri), uma sugestão exclusiva dos designers da montadora, garante acesso a um universo mais jovial. As cores bege Pashmina e castanho estão disponíveis para os materiais mais luxuosos da versão Ambiente. O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED. O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado. Como opcional, um teto solar panorâmico de vidro, que pode ser levantado ou aberto, permitindo que o habitáculo se encha de luz.
A Audi oferece tecnologias múltiplas de eficiência na motorização do Novo Audi A3 Sportback: injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema star-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. A montadora traz, inicialmente, três opções de motorização: uma a diesel TDI e duas a gasolina TFSI. Outros dois propulsores a diesel e mais um a gasolina deverão ser lançados depois. O novo motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km.

Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas - produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante utilizado no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.A Audi pretende expandir rapidamente a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás, com estreia em 2013, e um veículo híbrido e-tron, em 2014.
O Audi A3 Sportback virá para o Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e com engates precisos e quase imperceptíveis. O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante. Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão Ambition), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível. Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, poupando, assim, combustível.

A direção assistida eletromecânica é sensível, altamente eficiente e trabalha de maneira integrada com os sistemas de assistência, incluindo o Audi Active Lane Assist e o assistente de estacionamento. Dependendo do acabamento, o modelo vem equipado com rodas de 16 ou 17 polegadas, com a opção de rodas de 18 polegadas ou mais, com design atrativo. O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvasQuando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.

O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação. O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) inclui a placa MMX (Multi Media Extension), com um rápido processador de gráficos da líder de mercado Nvidia. O chip, que gera imagens complexas em 3D, é utilizado em todos os sistemas – online, de controle de voz, mídia, navegação e funções de telefone.O monitor de alta resolução de 5.8 ou 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho. Outros equipamentos são o Rádio MMI, com pacote opcional de conectividade - que inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel-, interface Bluetooth e preparação para o sistema de navegação. A versão top MMI navigation plus com MMI touch oferece um centro de mídia com capacidade de armazenamento de 60 GB, DVD e comando de voz. O monitor de alta resolução de 7 polegadas exibe mapas detalhados com gráficos 3D, e celulares e players podem ser pareados com o MMI através da interface Bluetooth. Para completar, módulo para transmissão de áudio digital e Audi Phone Box para conectar facilmente o celular à antena do veículo.O sistema de som Bang & Olufsen, com 705 watts, amplificador 5.1 e 14 alto-falantes, está disponível em conjunto com o Audi Sound System, cujos woofers dianteiros são iluminados com LED.

Para conectar todos os sistemas do carro à internet, a Audi desenvolveu o conceito Audi Connect, que utiliza o sistema de Bluetooth online do telefone do carro. Por meio do componente, o veículo é conectado à internet, transformando-se em um hotspot WLan, que permite aos passageiros surfarem livremente, enviarem emails e utilizarem até oito dispositivos móveis. O Audi Connect também integra aplicativos de informação de redes sociais, como Facabook e Twitter, adaptados para o uso em veículos, convertendo texto em áudio e oferecendo a opção de indicar a posição atual do carro, se desejar, para manter os amigos informados.

O veículo oferece tecnologias avançadas de auxílio ao motorista, como o piloto de cruzeiro adaptativo, que a uma velocidade de até 150 km/h, mantém a distância definida do carro da frente por meio da atuação de um radar. Outro pacote permite a utilização do sistema até 200 km/h e, em combinação com o câmbio S tronic, o equipamento oferece a função Stop & Go, para baixas velocidades. O Audi Side Assist monitora, com radar, a traseira do veículo e o Audi Active Lane auxilia o motorista a manter o carro na pista, corrigindo levemente a direção eletromecânica, se necessário. O sistema de câmeras também é usado para o reconhecimento de placas de trânsito, mostrando limites de velocidade e outros sinais. O sistema de informação ao motorista com recomendação de descanso também detecta quando o condutor está ficando cansado e emite um alerta.

O Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus. O sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de 17 polegadas e Audi Drive Select. A versão Ambiente incorpora controle de cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro. Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro, chave de conveniência e aquecimento auxiliar.Os faróis xênon plus com luzes diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até atrações turísticas. Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário