Esportivo, versátil e progressista! O Novo
Audi A3 Sportback, que será apresentado amanhã (quinta-feira, 27/9) no Salão do
Automóvel de Paris como um autêntico representante do DNA da marca alemã, é uma
das grandes atrações do evento europeu. O modelo também será destaque, quase
simultaneamente, do estande da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo. O
veículo compacto de cinco portas, com amplo espaço no compartimento de bagagem,
teve o peso reduzido graças à tecnologia Ultra de construção leve. Os motores são
poderosos e eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista
elevam o padrão no segmento dos compactos premium.
O Novo Audi A3 Sportback é mais longo, elegante e espaçoso. Enquanto o
comprimento (4.310 mm), largura (1.780 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um
pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede
2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o
Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.Na parte da frente, o
elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos
faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (oferecidos como
opcional), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das
curvas). Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O
perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha
Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas e rodas de maior
diâmetro. Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de
competição e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3
Sportback.
Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis
opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus,
asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que
pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard.
Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado
esquerdo do carro.A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback –
três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os
clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas
janelas, ou pacotes esportivos S line.
A tecnologia de construção de baixo peso da
montadora, Audi ultra, já está sendo aplicada no Novo Audi A3 Sportback,
deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior. Equipado com
motor 1.4 TFSI, o hatch pesa apenas 1.205 kg. O perfil de célula de aço do
modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em
cada parte é determinado em função das características desejadas. Componentes
da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que
torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no
peso do carro. A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos
para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos,
economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.Além da
carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento
acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior. Graças a ajustes
detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da
carroceria, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,30.
O interior do novo Audi A3 Sportback é marcado pela
concepção elegante e clean. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa,
segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel cativa logo à primeira
vista, pela disposição clara dos instrumentos - com fácil leitura- e ergonomia.
O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista,
destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.A unidade de comando
central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central,
possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para
acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao
motoristac uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do
telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e
movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva
eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de
maneira clara.Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui
a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O
volante, que dependendo da versão pode ter três ou quatro raios, tem base
achatada, teclas multifuncionais e shift-paddles.
Os bancos dianteiros foram recentemente
desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes. Bancos
esportivos em couro macio são oferecidos como opcional (sendo de série na
versão Ambition).
A montadora oferece diversidade nas opções de cores
e acabamentos internos. Na versão Attraction, o interior é preto ou cinza
titânio; já a versão esportiva Ambition é toda em preto ou preto com prata,
azul ou amarelo nos elementos contrastantes. A opção de design com duas cores
(com laranja Capri), uma sugestão exclusiva dos designers da montadora, garante
acesso a um universo mais jovial. As cores bege Pashmina e castanho estão
disponíveis para os materiais mais luxuosos da versão Ambiente. O compartimento
de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220
litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em
dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED.
O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para
bagagem, ou totalmente abaixado. Como opcional, um teto solar panorâmico de
vidro, que pode ser levantado ou aberto, permitindo que o habitáculo se encha
de luz.
A Audi oferece tecnologias múltiplas de eficiência
na motorização do Novo Audi A3 Sportback: injeção direta de combustível, turbo,
gestão térmica e sistema star-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido
em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. A montadora traz,
inicialmente, três opções de motorização: uma a diesel TDI e duas a gasolina
TFSI. Outros dois propulsores a diesel e mais um a gasolina deverão ser lançados
depois. O novo motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa
apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de
potência e 200 Nm de torque máximo, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em
apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de
combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de
CO2/km.
Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina
injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift,
que varia a elevação das válvulas - produz 180 cv de potência e 250 Nm de
torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução
semelhante utilizado no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração
dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem
velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro,
correspondente a 130 gramas de CO2 por km.A Audi pretende expandir rapidamente
a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta
eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás, com estreia em
2013, e um veículo híbrido e-tron, em 2014.
O Audi A3 Sportback virá para o Brasil equipado com
câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e
com engates precisos e quase imperceptíveis. O motorista pode operar o câmbio S
tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante. Quando combinado com o
Audi Drive Select (de série na versão Ambition), o veículo pode ser operado no
modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível. Neste caso, o
modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a
embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de
acelerador, poupando, assim, combustível.
A direção assistida eletromecânica é sensível,
altamente eficiente e trabalha de maneira integrada com os sistemas de
assistência, incluindo o Audi Active Lane Assist e o assistente de
estacionamento. Dependendo do acabamento, o modelo vem equipado com rodas de 16
ou 17 polegadas, com a opção de rodas de 18 polegadas ou mais, com design atrativo.
O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o
controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvasQuando
equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e
características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um
botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.
O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira
nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação
(MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação. O computador
central do novo MMI (Multi Media Interface) inclui a placa MMX (Multi Media
Extension), com um rápido processador de gráficos da líder de mercado Nvidia. O
chip, que gera imagens complexas em 3D, é utilizado em todos os sistemas –
online, de controle de voz, mídia, navegação e funções de telefone.O monitor de
alta resolução de 5.8 ou 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem
11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho.
Outros equipamentos são o Rádio MMI, com pacote opcional de conectividade - que
inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel-, interface
Bluetooth e preparação para o sistema de navegação. A versão top MMI navigation
plus com MMI touch oferece um centro de mídia com capacidade de armazenamento
de 60 GB, DVD e comando de voz. O monitor de alta resolução de 7 polegadas
exibe mapas detalhados com gráficos 3D, e celulares e players podem ser
pareados com o MMI através da interface Bluetooth. Para completar, módulo para
transmissão de áudio digital e Audi Phone Box para conectar facilmente o
celular à antena do veículo.O sistema de som Bang & Olufsen, com 705 watts,
amplificador 5.1 e 14 alto-falantes, está disponível em conjunto com o Audi
Sound System, cujos woofers dianteiros são iluminados com LED.
Para conectar todos os sistemas do carro à
internet, a Audi desenvolveu o conceito Audi Connect, que utiliza o sistema de
Bluetooth online do telefone do carro. Por meio do componente, o veículo é
conectado à internet, transformando-se em um hotspot WLan, que permite aos
passageiros surfarem livremente, enviarem emails e utilizarem até oito
dispositivos móveis. O Audi Connect também integra aplicativos de informação de
redes sociais, como Facabook e Twitter, adaptados para o uso em veículos,
convertendo texto em áudio e oferecendo a opção de indicar a posição atual do
carro, se desejar, para manter os amigos informados.
O veículo oferece tecnologias avançadas de auxílio
ao motorista, como o piloto de cruzeiro adaptativo, que a uma velocidade de até
150 km/h, mantém a distância definida do carro da frente por meio da atuação de
um radar. Outro pacote permite a utilização do sistema até 200 km/h e, em
combinação com o câmbio S tronic, o equipamento oferece a função Stop & Go,
para baixas velocidades. O Audi Side Assist monitora, com radar, a traseira do
veículo e o Audi Active Lane auxilia o motorista a manter o carro na pista,
corrigindo levemente a direção eletromecânica, se necessário. O sistema de
câmeras também é usado para o reconhecimento de placas de trânsito, mostrando
limites de velocidade e outros sinais. O sistema de informação ao motorista com
recomendação de descanso também detecta quando o condutor está ficando cansado
e emite um alerta.
O Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de
itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho
do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de
equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus. O
sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão
Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de
17 polegadas e Audi Drive Select. A versão Ambiente incorpora controle de
cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro.
Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências
do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro,
chave de conveniência e aquecimento auxiliar.Os faróis xênon plus com luzes
diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às
funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até
atrações turísticas. Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são
reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O
Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho no
Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário