A Audi oferece
uma visão do futuro da marca com a apresentação do carro-conceito Audi
Crosslane Coupé, no Salão do Automóvel de Paris. O veículo é uma fusão
completamente nova de engenharia, tecnologia e design e dá dicas de como devem
ser as formas dos futuros modelos Audi Q. Com o conceito Multimaterial Space
Frame, o veículo abre um caminho novo no que diz respeito ao peso, custos e uso
de energia ao longo do seu ciclo de vida, além de ser um estágio evolutivo do
Audi Ultra – 0 princípio de construção de baixo peso da montadora.Um inovador e
eficiente sistema de propulsão híbrido e “Plug-In” (carregável numa tomada
elétrica) - composto por um motor 1.5 TFSI de três cilindros, desenvolvido
especificamente para este modelo, e dois motores elétricos - surpreende
principalmente pelo consumo de apenas 1,1 litro a cada 100 km e emissões de CO2
de apenas 26 gramas por km. O resultado é um veículo urbano, voltado para os
jovens e para os consumidores que buscam esportividade. Destaque para o teto
removível e para os serviços personalizados oferecidos pelo conceito Audi
Connect.
A tecnología Multimaterial Space Frame do compacto Audi Crosslane Coupé
é composta por três materiais: alumínio, material plástico (polímero) reforçado
com fibra de carbono (CFRP) e material plástico reforçado com fibra de vidro
(GFRP). Quando vazio o protótipo pesa 1.390 kg, incluindo a bateria de
lítio de grande porte.Os perfis de alumínio formam uma estrutura rígida em
torno do habitáculo. Os suportes situados debaixo do capô do motor e a grade
Singleframe também são em alumínio. As estruturas de deformação na parte
dianteira e traseira são em fibra de carbono, assim como,no habitáculo, as
soleiras, o túnel central, parte do piso, entre outros elementos.O conceito da
carroceria completa-se com componentes em fibra de vidro e com reforços em
fibra de carbono. A Audi está convencida que o Multimaterial Space Frame é o
futuro mais adequado para as construções automotivas. No caso do Audi Crosslane
Coupé, a carroceria está no mesmo nível de um modelo feito em peça única, em
plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Além disso, outras vantagens
são os custos para o consumidores e o consumo de energia em uma avaliação
de ciclo de vida.
O sistema de propulsão híbrido do Audi Crosslane Coupé, denominado Dual
Mode, é innovador e eficiente. Está composto por um motor a combustão, dois
motores elétricos e uma transmissão de uma só relação, gerando potência de 177
cv. A aceleração do carro-conceito é feita, de 0 a 100 km/h, em 8,6 segundos –
no modo exclusivamente elétrico sobe para 9,8 segundos. A velocidade máxima é
de 182 km/h.O consumo de combustível é de somente 1,1 litro a cada 100 km, com
volume de emissões de CO2 de 26 g/km. A bateria de lítio, com seus 17,4 kWh,
garante automomia elétrica de cerca de 86 km.O motor a combustão, que foi
desenvolvido pela Audi especialmente para o projeto, é um três cilindros TFSI,
com 1,5 litros, e desenvolve 130 cv de potência e 200 Nm de torque. O propulsor
está conectado a um motor elétrico (EM1) que atua, inicialmente, como motor de
arranque e alternador e que gera 68 cv e torque de 210 Nm. Da tração
elétrica se encarrega o segundo motor elétrico (EM 2), com 116 cv de potência e
250 Nm de torque. A transmissão oferece a possibilidade de acoplar o motor a
combustão e o alternador ao resto do sistema por meio de uma embreagem de
garras.
O conceito híbrido Dual Mode permite diferentes modos de operação. De 0
a 55 km/h, a propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor elétrico EM2, com
energia proveniente da bateria. No modo de funcionamento de série, o motor a
combustão e o alternador (EM1) geram energia elétrica para apoiar, reduzir a
carga da bateria ou substituí-la se estiver descarregada.Com o modo elétrico pode-se alcançar até 130 km/h – a partir de 55 km/h,
o sistema de propulsão permite acoplar o TFSI e o alternador com a transmissão.
Neste sistema de propulsão híbrido, os motores podem ser combinados para
otimizar a eficiência e o desempenho. Acima de 130 km/h, o motor de três
cilindros torna-se a fonte principal, mas o motor elétrico EM1 pode apoiá-lo,
se necessário.O motorista do Audi Crosslane Coupé pode escolher a configuração
Cruise ou Race. O primeiro modo prioriza a condução elétrica em que o condutor
não percebe nem as trocas de marchas do câmbio, nem as partidas do motor.
Quando o TFSI está em funcionamento, adapta permanentemente a sua rotação à
velocidade de circulação, sem efeito “elástico”. O alto grau de desempenho da
transmissão faz com que o sistema híbrido seja especialmente eficiente no uso urbano.
O conceito Audi Crosslane Coupé de 2+2 lugares tem 4,21 metros de
comprimento, 1,88 m. de largura e 1,51 m. de altura, com distância entre-eixos
de 2,56 m. Seu design se mostra poderoso e marcante, oferecendo uma referência
do que será a linguagem de formas das futuras gerações Audi Q. A grade
Singleframe, dividida em vários segmentos por barras, domina a frente do modelo
e é integrada ao Multimaterial Space Frame como elemento de apoio. Os faróis
trapezoidais utilizam tecnologia de LED Audi Matrix. Pequenos diodos luminosos,
controlados individualmente, geram todas as funções de iluminação e
microrefletores permitem seu posicionamento preciso. O para-choque incorpora
grandes entradas de ar e duas aberturas estreitas no capô do motor deixam à
vista os suportes superiores de alumínio do Multimaterial Space Frame.
Nas laterais dominam os vincos horizontais sobre as rodas. A coluna C
fortemente inclinada enfatiza o caratér cupê do modelo. As portas foram
deslocadas sensivelmente para baixo graças ao princípio de construção Space
Frame, que permite soleiras muito baixas. As estruturas de alumínio do
Multimaterial Space Frame ficam à mostra quando as portas são abertas.As luzes
traseiras são uma variação dos faróis, cortadas em dois segmentos pela divisão
da tampa do porta-malas. A parte inferior do para-choques é construída em fibra
de carbono e integra um difusor de alumínio que se estende ligeiramente para
cima. O teto compreende duas conchas de fibra de carbono e pesa pouco menos de
10 kg. O motorista e passageiro podem destravá-lo eletricamente, tirá-lo e
guardá-lo no porta-malas.O porta-malas é um receptáculo independente dentro da
estrutura da carroceria, anexado às costas dos bancos traseiros, que são
separados dos assentos. Ao presionar um botão, toda estrutura se desloca
eletricamente 40 cm à frente, travando junto ao teto e protegendo a
bagagem. Ao mesmo tempo, pode-se acessar um compartimento sob o porta-malas,
onde fica um espaço de armazenamento para objetos sujos e molhados.
Os bancos dianteiros são esportivos, com apoios de cabeça integrados,
regulagem elétrica e conchas feitas em fibra de carbono. O console central
integra uma alavanca seletora, que emerge eletricamente quando o veículo se põe
em movimento, para controle do acionamento híbrido. Os raios do volante
incorporam superfícies de controle para os polegares que permitem realizar a
maioria das funções. Outra opção é o controle intuitivo por meio de um touch
pad no console central.O painel baixo é claramente voltado para o motorista e
os controles do ar-condicionado integram pequenos displays. Os indicadores
virtuais do painel de instrumentos podem ser alternados entre dois níveis
diferentes e um powermeter indica o status do sistema de propulsão em operação.O Audi Crosslane Coupé introduz novos serviços online ao Audi Connect.
Seus passageiros estão sempre conectados à comunidade virtual – através do
Twitter, Facebook ou pelo envio de fotos e vídeos gravados na estrada. Uma
novidade é o Escape Manager: um programa que possibilita aos passageiros
analisar e comentar online com os amigos as rotas que estão percorrendo.
O design interior do carro-conceito traz a linguagem externa, com suas
formas geometricamente claras, para dentro do modelo. As capas dos instrumentos
e as grades das saídas de ar, por exemplo, seguem o tema trapezoidal. As
aberturas estreitas e superficies tridimensionais refletem os elevados padrões
de qualidade Audi.O material dominante no interior é a fibra de carbono, usado
em diferentes variações. No painel de instrumentos, por exemplo, as fibras do
material composto estão todas alinhadas em uma única direção – esta orientação
unidireccional é uma novidade no setor automotivo. As peças em fibra de carbono
são ligeiramente mais claras ou escuras em algumas áreas, um efeito obtido por
meio da utilização diferenciada de verniz transparente.Os elementos de alumínio
utilizados também mostram pequenas variações. A maioria, apresenta um polimento
brilhante, mas nas saídas de ar é usado metal de liga-leve preto anodizado. O
piso do veículo é composto de material plástico (polímero) reforçado com fibra
de vidro e incorpora novas áreas de utilização deste material: cordões espessos
e fios de borracha são tecidos de forma a oferecer um tapete bem robusto. Para
os couros, os designers da Audi apostaram em materiais diversos. Predominante é
o couro macio semianilina. Como elemento de contraste utiliza-se couro Velvet
negro. Este material robusto tem uma superficie levemente áspera que lembra o
couro cru.
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