Os pioeiros na festa no Toyota ETIOS |
Instalada no Brasil desde a década de sessenta a Toyota
passou anos tranqüilos produzindo e comercializando no Brasil seu utilitário
Bandeirante que ainda gera saudades em muitos de seus antigos e atuais usuários
pela robustez e facilidade de manutenção apresentadas. O tempo passou, o
mercado mudou e a Toyota sentiu que era hora de traçar uma nova estratégia
importando utilitários modernos - o que gerou o fim da linha Bandeirante - bem
como automóveis de sua gama internacional. Com o definitivo amadurecimento do
mercado brasileiro e o prenuncio de um futuro estável a empresa resolveu
construir uma nova fábrica em um terreno que guardava a muito tempo na cidade
de Indaiatuba (SP) e produzir seu Best seller internacional, o Corolla, que já
fazia muito sucesso por estas bandas.
As vendas no país continuaram dando
mostras de vigor e mais uma vez era hora de acelerar e entrar no mercado mais
competitivo do momento que é o dos compactos e mais uma vez a Toyota surpreendeu
ao anunciar não somente um novo modelo mas também uma nova fábrica na cidade de
Sorocaba também em São Paulo. A tais investimentos ainda se somarão a uma nova
fábrica de motores que está sendo construída na cidade de Porto Real (RJ) com
previsão de inauguração em 2015 e produzirá unidades de 1.3 e 1.5 litro para o
Etios além dos 1.8 e 2.0 litros para a linha Corolla.
Fabrica inaugurada chegou a hora de mostrar a que veio em
eis que já está a caminho do mercado o Toyota ETIOS com previsão inicial de
setenta mil carros/ano mas já preparada para chegar a cem mil unidades conforme
o mercado necessite.O Toyota ETIOS traz para chega ao Brasil com a nova
assinatura frontal da empresa para os compactos e causa muita expectativa no
mercado já que muita gente imagina ser um “mini-Corolla” quando na verdade tem
personalidade própria e vai concorrer em um nicho de menor valor mas nem por
isto com menos tecnologia.
Visto de frente o longo capô do motor,os grandes faróis e a
grade do radiador tem formato inédito e aerodinâmico com pára-choque envolvente
dando um ar de grande ao carro. O perfil é bem liso com as quatro portas
ocupando quase todo o espaço e neste momento é hora de diferenciar os modelos
Hatchback e Sedã por sua área em balanço na traseira onde o cliente poderá
escolher entre o mais esportivo ou que consegue levar mais bagagem. Na traseira
nota-se uma ampla porta no hatchback ou uma tampa no sedan com lanternas bem
parecidas nos dois casos.
Internamente alguns podem novamente querer comparar diretamente com o Corolla
sem lembrar que o Etios é um compacto e por isto naturalmente traz muito plástico nos acabamentos. Chama
atenção o painel de instrumentos central, muito comum em modelos orientais com
volante direito e são exportados para o ocidente, completo de fácil leitura e
adaptação pelo motorista acostumado a modelos tradicionais. Logo abaixo está o
sistema de som, o botão de acionamento do pisca alerta e os do ar condicionado.
O bancos tem tapeçaria de qualidade e bom gosto em tons neutros e suas
regulagens pareceram suficientes e o espaço para o passageiro do banco traseiro
regular.O acionamento elétrico dos vidros está localizado nas portas.A posição
de dirigir é facilitada pelas regulagens de altura e distancia do volante.
Autos&Máquinas andou apenas em rodovias com um modelo
Hactchback 1.3 e um sedan com motorização 1.5 e em ambos os casos o
comportamento dinâmico do Etios foi excelente fazendo curvas com a facilidade
que se espera de um veículo doméstico de uso diário e um desempenho compatível
com as necessidades de um compacto mesmo que com pretenções a Premium. Mas não pode deixar de registrar o
melhor desempenho do motor 1.5 que mesmo tendo uma potencia anunciada de apenas
6,5 cavalos a mais que o motor 1,3 oferece muito mais torque especialmente em
baixa rotação. O câmbio, nos dois modelos é bem preciso, e tem marchas bem
escalonadas e os freios ABS de série dão um toque de segurança extra.
O Toyota ETIOS está prestes a chegar as lojas e fica a curiosidade do
consumidor em conhecer todas as suas características e nossa para ver sua real
disposição para abrir espaço em um mercado que mesmo crescente tem uma disputa
brutal entre seus tradicionais concorrentes e descobrir quais de suas nove
versões serão as mais vendidas.
PREÇOS:
ETIOS Hatchback-1.3 - R$29.990,00
ETIOS Hatchback-1.3X - R$33.490,00
ETIOS Hatchback-1.3X - R$36.190,00 + AR
CONDICIONADO
ETIOS Hatchback-1.3XS - R$38.790,00 - AR CONDICIONADO DE SÉRIE
ETIOS Hatchback-1.5XLS - R$42.790,00 - AR CONDICIONADO DE SÉRIE
ETIOS Sedan
1.5X - R$36.190,00
ETIOS Sedan 1.5X - R$38.890,00 +AR CONDICIONADO
ETIOS Sedan 1.5XS - R$41.490,00 - AR CONDICIONADO DE SÉRIE
ETIOS Sedan 1.5 XLS - R$44.690,00 - AR CONDICIONADO DE SÉRIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário