Randon S.A Implementos e Participações desenvolveu para a MRS Logística S.A., um novo modelo de vagão ferroviário, o Sider FLT para o transporte de paletes de cimento. Este produto soma-se a outros já projetados dentro da consolidada parceria entre Randon e a MRS desde 2008. Neste novo produto, a demanda surgiu pela necessidade do cliente por melhorias no modelo de vagão. Dentre as diversas inovações consta a ampliação do volume de sacos de cimento transportados e mecanismos que agregam maior segurança no transporte e na operação de carga e descarga. O protótipo ficará por três meses em teste na malha ferroviária do sudeste do País. O novo vagão ferroviário apresenta os seguintes benefícios:
- Paredes móveis
(patente requerida): atuam na fixação da
carga, proporcionando maior segurança no transporte do
cimento;
- Retentores laterais
móveis: auxiliam na fixação
lateral da carga, garantindo uma operação mais segura. Além disso, deslizam
sobre uma guia superior impedindo a sua queda acidental;
- Dois pisos para
carregamento: evitam avarias na
carga, já que os paletes não são carregados uns sobre os outros
diretamente;
- Maior capacidade de
carga: tara otimizada que
gera maiores ganhos e eficiência no transporte;
- Lona reforçada de
fácil operação: maior durabilidade e
vedação para a carga do vagão;
- Acionamento fácil das
paredes móveis: localizado na parte
externa do vagão, confere maior rapidez e segurança na
operação;
- Proteção superior
para o trilho da lona: previne danos
causados pelo choque de empilhadeiras, aumentando a vida útil e reduzindo os
custos de manutenção;
- Vigas laterais
retas: facilitam a
operação e a manutenção do vagão.
Ficha
técnica:
Bitola
|
1.600
mm
|
Peso bruto
máximo
|
130
ton
|
Manga de
eixo
|
6.1/2” X
9”
|
Tara aproximada
|
31
ton
|
Carga líquida
máxima
|
99
ton
|
Quantidade de paletes
transportados
|
56
|
Comprimento
total
|
20
m
|
O novo
desenvolvimento está alinhado com a consolidação da participação da Randon no
mercado ferroviário que já ultrapassa 30% da produção de vagões de carga do
Brasil. A experiência e evolução no setor de transporte de carga e a liderança
nacional neste segmento marcam os oitoanos de atuação da empresa no setor
ferroviário. Os vagões são projetados e desenvolvidos com os mais modernos
recursos tecnológicos, oferecendo qualidade e segurança. A flexibilidade das
linhas de produção viabiliza a fabricação de produtos que atendam as
expectativas do mercado. “O resultado final são produtos leves e resistentes,
fáceis de operar e com baixos custos de manutenção”, salienta o diretor
industrial Celso Santa Catarina. A empresa investe constantemente em tecnologia
e ampliação da capacidade de produção, tendo superado a marca de 4.000 vagões
fabricados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário