Suas inovações técnicas ajudaram-no a tirar da corrida
outros concorrentes, que assim como ele, representam uma nova era na competição
deste ano pelo título de "Ônibus do Ano 2013". O novo Citaro com
motor Euro VI ganhou o apoio esmagador do júri internacional de especialistas,
bem à frente de seus competidores, quase todos os quais estavam contando com a
tecnologia híbrida.O novo Citaro já é o primeiro ônibus urbano de produção
padrão a incluir a tecnologia Euro VI e continua a expandir sua vantagem
competitiva. De modo a atender à nova legislação, os ônibus contam com um
complexo sistema de controle de emissões, que combina a conhecida tecnologia
Mercedes-Benz SCR, com a injeção de Arla, um conversor catalítico de oxidação e
um sistema de recirculação de gás de escapamento, além de um filtro de
particulado de loop fechado. Uma geração completamente nova de motores, em conjunção
com este sofisticado sistema de controle de emissões, garante as margens mais
baixas já detectadas de poluentes, representando, deste modo, um passo além no
desenvolvimento contínuo da tecnologia a diesel.
"Nosso principal objetivo ao desenvolver o novo
Citaro era combinar economia e eficiência com ganhos correspondentes em
desempenho, segurança e conforto", enfatizou Hartmut Schick, chefe da
Daimler Buses. O coração deste "milagre econômico" da Mercedes-Benz é
representado pela série de motores recém desenvolvida BlueEfficiency Power, que
consiste em unidades alinhadas de seis cilindradas OM 936, com um deslocamento
de 7,7 litros e OM 470 com um deslocamento de 10,7 litros. Ambos os motores
atendem à norma de emissões Euro VI e são caracterizados por sua durabilidade,
juntamente com seu baixo consumo de combustível, de óleo e de AdBlue.Tais
inovações técnicas, contudo, não aumentaram o peso do Citaro nem reduziram seu
espaço. Também ajudando a economizar há um módulo de recuperação inovador de 24
volts, no qual a energia produzida sem qualquer despesa pelo alternador,
durante fases de sobrecarga, é armazenada em capacitores com camada dupla,
conhecidos como supercaps, que o ônibus pode, então, utilizar como fonte
adicional de energia, durante a fase de aceleração. A altura de embarque mais
baixa nas portas traseiras também ajuda a reduzir o consumo de energia. No
geral, o Citaro alcança economia de combustível entre 3% e 5%. Dado o uso
normal, isso corresponde a 1.000 litros de diesel ou 2,6 toneladas de CO2 por
ano. A manutenção dos filtros de particulado de diesel agora só precisa ser
feita a cada dois anos, ou após 120.000 quilômetros.
Outro fator para o sucesso do novo Citaro – vencedor do
prêmio “Ônibus do Ano 2013” é seu design atraente e único. Para acomodar os
novos motores, os engenheiros desenvolveram uma nova estrutura traseira, que
torna o veículo 30 milímetros mais longo. A tampa do motor e os clusters de luz
traseiros também foram redesenhados. Unidades de LED que economizam energia e
têm vida longa foram utilizadas para as lâmpadas traseiras, luzes de freio e
setas.
Como não poderia deixar de ser, o Citaro obteve
notas extremamente boas em termos de segurança. Isso porque ele apresenta um
novo elemento para proteger o motorista em caso de colisão – um espaço de
sobrevivência maior para o interior, caso o ônibus capote. Também foi possível
tornar diversos elementos da carroceria mais leves, e até mesmo mais fortes. O
novo Citaro é o primeiro ônibus urbano a contar com ESP.O conforto dos passageiros
foi outra área considerada pelos jurados para eleição do Citaro como “Ônibus do
Ano 2013”. Visto se aproximando de um ponto, o ônibus já parece convidativo: as
áreas de entrada e saída em cada porta são bem iluminadas com uma faixa larga
de luz LED. Esse conceito de iluminação amigável continua no interior,
garantindo uma atmosfera receptiva. Com as abas de ventilação do teto atuando
como refletores, as luzes dão o efeito de iluminação indireta. Elementos
adicionais de luz foram usados para criar áreas quietas e discretas e cantos de
leitura enquanto, ao mesmo tempo, o bom nível de iluminação da seção traseira
do veículo ajuda a reduzir o risco de vandalismo.O novo design dos corrimãos horizontais significa que eles podem ser utilizados tanto para a integração de elementos de iluminação adicionais como para propagandas intercaláveis ou até mesmo texto rolante, abrindo, deste modo, novas possibilidades para empresas gerarem renda adicional através de propagandas.
O motorista do Citaro pode estar certo de que irá aproveitar um espaço de trabalho moderno, que estabelece novos padrões em termos de facilidade de uso, ergonomia, instrumentação e conforto. A porta da cabine do motorista garante acesso direto da porta da frente para o assento do motorista, e vice versa. O espaço para armazenamento na porta foi melhorado, e agora oferece um compartimento maior para a mala do motorista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário