Cumprindo fielmente a promessa de colocar no Brasil toda sua gama, exceto modelos com motorização diesel que não são permitidos, no mercado nacional a subsidiária brasileira da Audi mostrou hoje a imprensa a versão Sportback do A1 que une-se as Sport e Atractton já lançadas.Mas a grande novidade do Sportback está mesmo na configuração quatro portas que o será objeto de desejo de um publico ainda maior levando a empresa imaginar que 75 por cento das vendas acontecerão através dele.Outro fator que leva a tal otimismo é o preço inicial de R$114.900,00 tido como atrativo entre os compactos Premium.
Externamente a mesma dianteira do recén lançado modelo Atraction onde a grade do radiador e seus excelentes faróis de leds se sobessaem. No perfil a verdadeira grande mudança pois as quatro amplas e inéditas portas dão atônica do design que mantem os mesmos vincos e acessórios além das rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas. Na traseira nenhuma mudança mas é visível mas destaca-se ampla tampa do porta malas.
No interior cores bem escolhidas que dão um ar jovem e moderno ao modelo com bancos de ergonomia perfeita e levemente mais baixos atrás abrindo espaço para ocupantes mais altos. O completo painel de instrumentos tem fácil leitura .No aspecto segurança a família A1 traz airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça dianteiro e traseiro, além de cintos de segurança com sensor de afivelamento. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial, e assistente de partida em aclives. O sofisticado sistema de som traz Bluetooth, Audi Music Interface (com opções de conexões e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música - iPod), Rádio Concert e alto-falantes. Como opcionais, a montadora oferece no Pacote Conforto Plus outros equipamentos como o keyless-go (tecla de partida automática sem chave), Rádio MMI, sistema de navegação e som Bose.
Andando no A1 Sportback não se nota mudanças dinâmicas em relação a seu irmão de duas portas apesar do acréscimo de peso em torno de 65 quilos mantendo um uma excelente dirigibilidade e comportando-se praticamente neutro nas curvas e mesmo quando abusado não aderna ou tenta fugir da trajetória ideal.Desempenho não será problema para o A1 Sportback pois as duas versões de motorização estarão disponíveis sendo 1.4 TFSI de 122 cv a 5.000 rpm no A1 Sportback Attraction e 1.4 TFSI de 185 cv a 6.200 rpm no A1 Sportback Ambition. Este super motor chega a tal cavalaria apoiado em um inédito sistema de superalimentação que utiliza um compressor (Blower) nas rotações mais baixas e um turbo após 2400 rpm trazendo torque desde as primeiras aceleradas e acabando com o tradicional “buraco” de potencia que os turbos costumam ter.Andar com a versão de 185 cavalos foi bem divertido e ao acelerar notasse como é fácil fazer ultrapassagens ou subir rampas sem preocupação alguma com trocas de marcha já que o câmbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem faz trocas quase imperceptíveis em miléssimos de segundos.tal combinação mantém o motor sempre na afixa ideal de torque já que ao engatar uma marcha já deixa a seguinte pré-engatada para a troca fazendo com que também se economize combustível.
Em resumo o Audi A1 Sportback satisfaz pelo conjunto e é tudo que um jovem solteiro ou casado sem filhos pode imaginar em se tratando de conforto, desempenho e status sem desembolsar valores altíssimos já que está muito bem no quesito custo-benefício. Agora é esperar que a conjuntura econômica nacional se estabilize e o mercado faça seu grande julgamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário