Ainda falta um ano para o começo da produção, mas o Porsche 918 Spyder já mostra
na prática o que se poderá esperar dele. Ao realizar test drives no circuito
"Nordschleife" de Nürburgring, na Alemanha, no dia 18 de setembro, o protótipo
do supercarro esporte híbrido da Porsche registrou um tempo excepcional de 7
minutos e 14 segundos no traçado com 20,6 km de extensão. Um desempenho que
ultrapassa em muito todas as expectativas colocadas sobre o carro. Dr.
Frank Walliser, chefe geral do projeto para o 918 Spyder, afirma: "Ao registrar
esse tempo extraordinário, o protótipo do 918 Spyder já confirmou completamente
a viabilidade de seu conceito futuro. Isso depois de os testes terem sido
iniciados há apenas alguns meses". O tempo de volta do protótipo do Porsche 918
Spyder foi 8 segundos mais rápido que o previsto para o primeiro teste e é um
dos melhores já registrado por veículos de rua equipados com pneus padrão de
fábrica. O percurso foi disponibilizado paraa equipe de desenvolvimento de
Weissach por apenas uma volta e o carro deveria começar a volta parado.
O
Porsche 918 Spyder é um híbrido com mais de 795 cv, cujas baterias podem ser
carregadas diretamente na tomada.O circuito Nordschleife de Nürburgring
sediou o GP da Alemanha de Fórmula 1 até 1976 e tornou-se lendário não apenas
pela extensão, mas também pelo número e variedade de curvas. Atualmente, o
traçado "Grand Prix" de Nürburgring possui 4,5 km de extensão e une-se ao
"Nordschleife" quando este último recebe provas oficiais, como a 24 Horas de
Nürburgring. O "Nordschleife" é utilizado constantemente pela Porsche nos
processos de desenvolvimento de veículos.O 918 Spyder combina um motor a
combustão interna de alto desempenho com dois motores elétricos, um eixo
dianteiro e outro no traseiro. A carroceria monobloco, feita de polímero
reforçado por fibra de carbono (CFRP na sigla em inglês), reduz o peso do carro
e proporciona rigidez e precisão notáveis. Outros destaques incluem a
aerodinâmica ativa, a direção adaptável no eixo traseiro e o sistema de exaustão
que direciona os canos do escapamento para cima.
O protótipo do 918
Spyder está atualmente decorado com o lendário visual "Martini Racing",
utilizado em muitos carros de corrida da Porsche na década de 1970. A Martini
foi parceira oficial das equipes da Porsche entre 1971 e 1978, uma parceria que
obteve triunfos notáveis: Targa-Florio (1973), Campeonato Mundial de Carros
Esporte (1976) e 24 horas de Le Mans (1971, 1976 e 1977). As cores da Martini
Racing Porsche tornaram-se objeto de culto em modelos de corrida como os Porsche
908, 917, 935, 936, 911 Carrera RS e 911 RSR.
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