A Volkswagen do Brasil está ampliando o número de modelos
de sua linha de veículos equipados com airbags frontais e freios ABS como
equipamento standard. Estes dois importantes sistemas de segurança passam a ser
equipamentos de série para todos as versões do Fox com o motor 1.6l (Fox 1.6,
Fox 1.6 I-Motion e Fox BlueMotion). As novidades começam a chegar às mais de
600 concessionárias da marca na segunda quinzena de outubro.A ampliação da
oferta dos freios ABS e dos airbags como equipamento de série está ajudando a
reduzir o custo desses equipamentos. No caso do Fox com motor 1.6 haverá um
acréscimo nos seus preços sugeridos de apenas R$ 1.000. O Fox 1.6 Prime, que já
contava com esses dispositivos de segurança de série, não sofrerá alteração de
preço.
Em janeiro deste ano, a Volkswagen passou a equipar os
modelos Gol Power, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend com freios ABS e duplo
airbag como equipamentos de série. Os freios ABS e o duplo airbag de série já
estavam presentes nos modelos importados pela Volkswagen da Europa e da América
do Norte, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat sedan e o
Passat Variant, o Passat CC e todas as versões do Jetta. Entre os modelos
nacionais ou fabricados na Argentina, já recebem os dois sistemas de segurança
a pick-up Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o Space Cross, a Saveiro Cross,
o CrossFox e o SpaceFox Sportline.A legislação brasileira prevê que até 2014
todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios
ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é
gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos
veículos de cada fabricante.
O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais
rodas do carro sejam arrastadas durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou
com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta
forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista
consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões
graves.Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para
parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência
comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria
das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro.
Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos
ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As
bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar
a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra
o volante ou o painel do carro.É importante lembrar que o airbag não substitui
o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em
movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam
arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo
com que a ação dos airbags seja mais efetiva.
Assim como ocorre com o freio ABS, a segurança
representada pelos airbags também é reconhecida pelas seguradoras, sendo motivo
para concessão de descontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário