Quais
as variáveis que a engenharia automotiva precisa combinar para encontrar a
fórmula ideal na configuração de um motor eficiente? Será que apenas a relação
potência específica, cv por litro, reconhecida pela maioria das pessoas como a
principal medição da eficiência de um motoré o único caminho para sua
avaliação?
Em
todo o mundo diversos prêmios são direcionados para os motores. Um dos mais
conhecidos é o Engine of The Year, que escolhe os melhores motores por meio de
um júri com participantes de diversos países, inclusive do Brasil. Esse ano a
Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – ABIAUTO, também incluiu em sua
premiação anual – Prêmio Imprensa Automotiva, a escolha dos melhores motores em
quatro categorias.
A
definição dos vencedores aconteceu por voto direto de 73 jurados
especializados, que representam grande parcela da imprensa sobre automóveis no
Brasil. A escolha dos melhores em cada categoria deve levar em consideração
fatores como o consumo específico de combustível, o real peso do motor e sua
dimensão física, para uma referida potência. A partir dessa análise é possível
encontrar a medição correta de eficiência de um motor.Claro
que informações como a complexidade mecânica da construção / reparos, custos e
prazos de manutenção, distribuição do torque em toda faixa de uso do motor e
até mesmo seu centro de gravidade, podem ser considerados nessa análise.
Na
primeira categoria a ser premiada, o propulsor 1.4 TFSI de 185 cv do compacto PremiumA1
Sport, da Audi, foi escolhido como o melhor entre 1.000 e 1.400 cm³. Através do
sistema de superalimentação duplo, com um compressor Roots e um turbocompressor,
o Audi A1 acelera de 0 a 100 km/h em apenas6,9segundos e tem velocidade máxima
de 227 km/h. O torque máximo é 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 RPM.
A tecnologia Ecoboost utilizada pela Ford em seu
propulsor 2.0 litros foi a grande vencedora na categoria entre os motores de
1.401 a 2.500 cm3. O motor combinaturbo
de última geração com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas
variável. Gera 240 cv e torque de 340 Nm, com economia de combustível e menor
emissão de CO2.
A Ford também venceu com o motor 3.2 litros TC i5 Duratorque
a categoria de melhor motor diesel entre 2.000 e 3.500 cm3.
Nos motores acima de 2.501 cm3 a grande
vencedora foi a Volkswagen com sua motorização 4.2 litros V8, que produz 360
cavalos de potência e equipa o modelo Touareg, que alcança a velocidade máxima
de 245 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca
impressionante para um veículo de 2.075 kg.
MECÂNICA ONLINE
O amortecedor é um dos principais componentes da
suspensão, e da segurança automotiva, garantindo conforto e dirigibilidade ao
veículo, por isso é fundamental a revisão periódica e a troca, quando a peça
estiver desgastada ou conforme o manual de manutenção do veículo.
Das linhas de
produção da Fiat Auto Poland saiu o milionésimo Fiat 500, o modelo ícone lançado
em 2007, vendido em mais de 100 países ao redor do mundo - da Itália ao Brasil,
da África do Sul ao Japão, dos Estados Unidos ao Oriente Médio - e produzido
desde 2011 também na fábrica mexicana de Toluca.Um carro único.
Você compraria o mesmo veículo novamente? Esta é a
pergunta simples e reveladora que o Centro de Pesquisa Nacional da revista
Consumer Reports fez a seus assinantes na pesquisa de Satisfação de
Proprietários – e a resposta dos proprietários do Chevrolet Volt foi um sonoro
“sim”. Noventa e dois por cento dos entrevistados que têm um Volt disseram que
definitivamente o comprariam novamente.
A Infiniti
anunciou oficialmente, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos, o
início das operações no Brasil a partir do segundo semestre
de 2014. Dois modelos já foram
confirmados: o crossover esportivo FX e o versátil crossover de luxo JX, que
acomoda até sete passageiros. O terceiro modelo a ser importado será um sedan esportivo
de luxo quevai ser revelado para o mundo no dia 14 de janeiro, durante o Salão
de Internacional de Detroit 2013, nos Estados Unidos.
A PSA Peugeot Citroën está completando 10 anos de
produção de motores no Brasil. Há uma década foi inaugurada a Fábrica de
Motores de Porto Real, unidade industrial que integra o Centro de Produção de
Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, e produz propulsores para veículos das
marcas Citroën e Peugeot feitos na América Latina.
PERFIL
Tarcisio
Dias
Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário