Henry Ford,
criador da linha de montagem para produção em série de automóveis, completaria
150 anos no dia 30 de julho. Para homenagear o fundador da Ford Motor Company,
uma série de eventos estão sendo realizados nos Estados Unidos e outros países.
A cidade de Dearborn, Michigan, onde a Ford nasceu e ainda mantém sua sede
mundial, terá neste sábado um grande evento público, reunindo membros da
família, empregados e aposentados da empresa, autoridades, representantes do
Museu Henry Ford e da Universidade de Michigan.Chamado "Coming Together: a
Celebration of Henry Ford's 150th Birthday", será realizado no
Henry Ford Estate, também conhecido como Fair Lane, casa onde ele morou e foi
transformada em memorial.Bill Ford, presidente do Conselho da empresa, e Edsel
Ford, descendentes do fundador, darão depoimentos na comemoração, que terá
também a exibição de veículos históricos, shows de música, dança e feira de
produtos agrícolas e artesanato - assuntos que faziam parte das paixões de
Henry Ford.
Um legado
imensurável
O impacto de Henry Ford no mundo é praticamente imensurável. A sua
introdução do automóvel no mercado de massa levou a economia agrícola dos
Estados Unidos e do mundo a uma nova era de prosperidade industrial e urbana.
Muitos historiadores creditam a ele a criação da classe média na América. A sua
base salarial alta - revolucionária na época - foi um precedente para a
distribuição de rendimentos da empresa, que influenciou mais tarde as práticas
gerenciais.A curiosidade e a vocação empreendedora de Ford foram responsáveis
por uma longa lista de inovações dos automóveis, do motor V8 aos vidros de
segurança. O seu espírito de inovação continua a orientar a Ford Motor Company
e está presente em veículos como a F-150, o Mustang e o Fusion Hybrid, em
tecnologias inovadoras como o SYNC e o EcoBoost e na sua força de trabalho nos
seis continentes."A visão do meu bisavô era melhorar a vida das pessoas
tornando os carros acessíveis para as famílias médias", diz Bill Ford.
"Sua ideia de produzir carros com preço razoável ainda repercute e define
a nossa visão hoje."
O começo de Henry
Ford
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, no condado de Wayne, no estado
de Michigan, nos EUA - área que depois se tornou Dearborn -, como o mais velho
de seis irmãos. Ele trabalhava na fazenda da família e visitava a cidade com
seu pai, onde teve contato com a sua real paixão - a mecânica -, vendo as
primeiras tecnologias de motores e máquinas. Em abril de 1888, Ford casou com
Clara Bryant. Começou a trabalhar como engenheiro na Edison Illuminating
Company e progrediu rapidamente na carreira. Foi promovido a engenheiro chefe
em 1893, mesmo ano em que seu filho Edsel nasceu, e ganhou mais estabilidade
financeira e liberdade para explorar seus próprios experimentos. Embora tivesse
uma sólida carreira na Edison Illuminating, Ford estava decidido e pronto para
se aventurar na engenharia automotiva, o seu foco há longo tempo.Quando menino,
Ford desmontava tudo o que chegava a suas mãos. Na vizinhança, ficou conhecido
por consertar relógios. Conforme cresceu, aproveitou todas as oportunidades de
explorar a mecânica, aprendendo a consertar máquinas a vapor e moinhos. Nos
anos 1890, concentrou seu interesse nos motores de combustão interna.
Primeiros desafios
Henry Ford batizou seu primeiro veículo de Quadriciclo. O modelo atraiu
apoio financeiro suficiente para ele deixar o cargo de engenheiro na Edison
Illuminating e participar da fundação da Detroit Automobile Company, em 1899. A
empresa não deu certo por várias razões e, em 1901, Ford voltou a trabalhar
como empregado. Mais tarde, no mesmo ano, nasceu a Henry Ford Company. Em 1902,
ele resolveu se dedicar integralmente à empresa para ter mais tempo de refinar
seus veículos. Em sua pequena oficina, ele trabalhou em dois carros de corrida,
o "Arrow" e o "999". Com a ajuda de um desenhista, um
mecânico e um campeão de ciclismo aposentado, os novos modelos foram preparados
para correr. Barney Oldfield, considerado por alguns historiadores o maior
piloto dos primeiros anos do automobilismo, dirigiu o "999" na
Manufacturers Challenge Cup Race, em Grosse Pointe, Michigan. O carro chegou
uma milha (1.600 metros) na frente do concorrente. a corrida, A.Y. Malcomson, negociante
de carvão em Detroit, ficou interessado em Ford e seus automóveis. Os dois se
tornaram sócios e Ford começou a trabalhar em um novo carro. No começo de 1903,
vieram mais investidores. A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de
1903.Um mês depois, Henry Ford enfrentou uma situação difícil: o caixa da
companhia chegou a menos de 250 dólares. A entrada salvadora de recursos veio
em 13 de julho de 1903: um pagamento à vista e duas entradas da venda de três
Modelos A, totalizando 1.320 dólares, mantiveram a empresa em operação. No
final de 2012, um desses três carros - um Modelo A 1903 vermelho - foi
recomprado em leilão por Bill Ford. Acredita-se que seja o carro de chassi
número 30, único sobrevivente dos três vendidos naquele dia.Com a melhoria da
situação financeira, a Ford aumentou a oferta de veículos e aprimorou a sua
produção. O icônico Modelo T surgiu em outubro de 1908, inaugurando uma nova
era na América. Foi o nono veículo produzido por Henry Ford, que o chamou de
"carro universal" - um veículo barato e confiável, que podia ser
mantido com facilidade e viajar pelas estradas precárias da época. Ele vendeu
mais de 15 milhões de unidades e colocou o mundo sobre rodas.
Em 1913, a Ford criou a linha de montagem para automóveis. Carregadores
e transportadores aéreos traziam as peças para a linha de montagem móvel. Com
isso, aumentou a produção e reduziu o custo de produção. Em 1914, a Ford tinha
13.000 empregados e produziu cerca de 300.000 carros, enquanto outras 299
empresas com 66.350 empregados produziram cerca de 280.000 carros.A construção
da fábrica de Rouge, em 1917, foi o primeiro passo para o sonho de Ford de
montar um complexo de manufatura integrado, onde o processamento de
matérias-primas, peças e montagem final seria feito de modo eficiente em um
único local.
Carros para o
homem comum
Mais que seus carros, o que fez o sucesso de Henry Ford foi compreender
o potencial que eles tinham de transformar a sociedade. Antes de Ford, os
carros eram itens de luxo e a maioria de seus primeiros competidores
continuaram a produzir e vender seus produtos para os clientes ricos. Ford
entendeu que com as técnicas certas os carros poderiam se tornar acessíveis e
desejados pelo grande público. Ele se concentrou em tornar o processo de
manufatura mais eficiente para produzir mais e vender mais barato.Ford entendeu
que seu negócio era mais do que carros: era transporte, mobilidade, mudança de
estilo de vida. Ele antecipou o efeito cascata da produção em massa para criar
mais empregos e permitir que mais pessoas comprassem os carros que ele
produzia.Ele tornou a Ford Motor Company uma empresa internacional, muito antes
que qualquer um de seus competidores. No áuge da fama e poder, a Ford operava
ou vendia em mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo China, Brasil e a
maior parte da Europa.
Henry Ford II |
Uma sociedade
melhor
O lema pessoal de Henry Ford de "ajudar o próximo" influenciou
seu estilo de gestão. Ele reconheceu que as políticas generosas com os
empregados resultavam em trabalhadores
mais satisfeitos e melhores produtos. No entanto, ele dizia não acreditar na
caridade convencional - preferia dar oportunidades para que as pessoas se
ajudassem a si mesmas.Algumas das inovações que Ford introduziu em sua empresa
incluem:O pagamento de 5 dólares por dia, o dobro do padrão da indústria,
aproximando os empregados dos carros que produziam. Ford considerava isso um
caminho para dividir os lucros da companhia com aqueles que ajudavam a
produzi-los. Criação de oportunidades de emprego para pessoas com necessidades
físicas e mentais especiais.
Facilidades de educação no ambiente de trabalho, começando com a Escola
de Língua Inglesa na fábrica de Highland Park, em 1919, quando percebeu que a
sua força de trabalho, formada por muitos imigrantes, precisava de reforço de
linguagem.
Líder empresarial
Henry Ford se aposentou pela primeira vez em 1919, quando passou a
liderança da companhia para o filho Edsel. Também em 1919, ele adquiriu, junto
com sua esposa e o filho Edsel, a participação dos sócios minoritários da
companhia pela soma astronômica (para a época) de 105,82 milhões de dólares e
tornou-se o único dono da Ford Motor Company - fazendo dela um negócio
realmente familiar. Em 1943, quando Edsel morreu de câncer, aos 49 anos, Henry
retornou à presidência, mas muitos dizem que ele jamais foi o mesmo depois da
perda do filho querido. Em 21 de setembro de 1945, o conselho de diretores da
Ford Motor Company recebeu uma carta de Henry Ford renunciando à presidência e
indicando Henry Ford II, seu primeiro neto e filho mais velho de Edsel, como
sucessor. Com isso, Henry Ford deixou definitivamente o comando da empresa, aos
82 anos de idade.
A aposentadoria encontrou Henry Ford ocupado como sempre. Ele passou o
dia 7 de abril de 1947 inspecionando prédios na área de Dearborn que haviam
sido danificados pela pior enchente da história na região. A inundação havia
cortado a energia na casa de Ford, a Fair Lane. Ele morreu na cama, naquela
noite, à luz de velas, em uma recriação do mundo sem eletricidade no qual ele
tinha nascido.
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