1930 Papa Pio XI |
A
Mercedes-Benz é fornecedora de
veículos para viagens e aparições
oficiais dos chefes da Igreja Católica há mais de 80 anos e continua a
tradição no Brasil, onde o Papa
Francisco utiliza um Mercedes-Benz Classe G modificado.
O envolvimento entre a marca e o Vaticano
começou em 1930, com um sedã Nürburg 460 Pullman para o Papa Pio XI e teve
continuidade na década de 1960, quando um 300 d landaulet conversível com
transmissão automática foi construído para o Papa João XXIII. Seu sucessor,
Paulo VI, usou um Mercedes-Benz 600 Pullman landaulet e, mais tarde, um 300
SEL.A designação 'papamóvel' foi usada pela primeira vez na década de 1980 como
referência ao Mercedes-Benz Classe G modificado que o Papa João Paulo II usou
com regularidade em celebrações na Praça São Pedro, em Roma. Em 2002, a
Mercedes-Benz preparou um Classe M para ficar à disposição do Santo Padre. Essa
versão especialmente desenvolvida também foi usada por seu sucessor, Bento XVI.
1960 Papa João XXIII |
Por muitos
séculos, os papas usaram carruagens e liteiras em suas viagens, procissões e
aparições públicas. Entre elas, destacava-se a Sedia Gestatoria, o trono papal
móvel. Sua função era muito semelhante a dos modernos papamóveis, que tem o
assento elevado: tornar o pontífice visível aos fiéis à distância, nas
solenidades assistidas por grandes multidões.
Após a invenção
do automóvel, em 1886, passaram-se várias décadas até que o Vaticano utilizasse
um veículo motorizado para locomoção do papa. E por que não um Mercedes-Benz? A
pergunta foi feita em 1929 por Robert Katzenstein, o encarregado da publicidade
da marca em Frankfurt, na Alemanha. Assim nasceu a ideia de criar uma limusine
especial para o pontífice.
Papa João Paulo II |
Na entrega, o
Papa Pio XI não escondeu o prazer de seu passeio experimental no automóvel
pelos jardins do Vaticano. "Uma obra-prima da engenharia moderna",
declarou ao descer da limusine Pullman baseada no Mercedes-Benz Nürburg 460. O
elegante veículo com a estrela de três pontas sobre o capô foi entregue a ele
por uma delegação da Daimler-Benz e entrou para a história como o primeiro
automóvel a ser usado regularmente por um papa.
Era o início de um estreito
relacionamento entre o Vaticano e a fabricante de Stuttgart.Nas décadas
seguintes, a Mercedes-Benz ofertou regularmente ao Vaticano automóveis
amplamente modificados para uso papal. Nos últimos anos, imagens na televisão e
na imprensa tornaram universalmente conhecidos os papamóveis baseados em
veículos off-road da Mercedes-Benz, das Classes G e M. As muitas viagens de
João Paulo II, especialmente, tornaram famosos esses veículos, pintados nas
cores madrepérola e dourado e equipados com a característica cabine
envidraçada. Além deles, landaulets e limusines baseados na Classe S também
participam das aparições públicas do pontífice.
2002 Papa João Paulo II |
O Mercedes-Benz
Nürburg e os atuais carros papais, um Classe M e um Classe G com carrocerias
especiais, são os marcos extremos da história dos automóveis da casa de
Stuttgart especialmente fabricados para o Santo Padre. O primeiro modelo
moderno, após a Segunda Guerra Mundial, foi um Mercedes-Benz 300 d - o
"Adenauer" -, entregue ao Papa João XXIII. O modelo foi transformado
num landaulet com plataforma estendida, com cobertura conversível de tecido no
compartimento traseiro e rígida na dianteira.
Modelo utilizado pelo Papa Francisco |
Em 1965, uma
delegação da fábrica entregou a Paulo VI uma versão landaulet do Mercedes-Benz
600 e, nos dois anos seguintes, três exemplares do 300 SL série 190. Para a
visita do Papa João Paulo II à Alemanha em 1980, a Mercedes-Benz criou o
primeiro papamóvel com uma estrutura transparente baseado em modelo off-road,
um Classe G modificado, que foi doado ao Vaticano em 1982. Em 1985, a frota do
Vaticano recebeu uma versão especial do Mercedes-Benz 500 SEL, seguida em 1997
por uma versão landaulet com grande distância entre-eixos do S 500. Em 2002,
foi entregue um papamóvel nos moldes já consagrados pelas versões da Classe G,
mas agora baseado no ML 430.
Confira os dados técnicos do G 500 Cabriolet, modelo base do papamóvel utilizado pelo Papa Francisco no Brasil:
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