A Lexus lança no Brasil a terceira geração do sedã
esportivo IS, modelo 2014, com um novo e ousado design, no qual se destacam,
entre muitas novidades, a nova e dinâmica grade tipo Spindle, além de linhas
marcantes por toda a carroceria. A linha IS chega ao país nas versões IS250
Luxury, à venda por R$ 175.000, e IS250FSport, comercializada por R$ 188.000,
esta última com um pacote aerodinâmico e com alguns itens diferenciados em comparação
com o modelo Luxury.O design do novo IS mostra grande evolução se comparado à
geração anterior. Além da grade frontal tipo Spindle, outro destaque da
dianteira é o conjunto de luzes diurnas de LED em forma de L (DRL) separado do
restante do conjunto óptico. Tudo isso ressalta as formas volumosas e marcantes
do capô e dos para-lamas.
A versão com pacote F Sport adota acabamento em formato de losango na grade
frontal, máscara negra nos faróis, além da insígnia que diferencia a versão nos
para-lamas.No perfil, a forte linha de cintura horizontal elevada ressalta os
grandes pneus traseiros e seu baixo centro de gravidade (Cx = 0,28).
Na traseira, a esportividade é ressaltada pelas lanternas com grafismo em preto
e vermelho, que harmonizam com a tampa do porta-malas proeminente e com a dupla
ponteira do sistema de exaustão com acabamento cromado.
Prazer
ao dirigir
O prazer de dirigir esteve no centro do programa de desenvolvimento do novo IS,
portanto todo aspecto da dirigibilidade do novo sedã da Lexus foi cuidadosamente
projetado para esse fim.Novas técnicas de soldagem a laser e de junção de peças
da carroceria com adesivos, juntamente com a soldagem por pontos, tornaram
possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta a estabilidade e o conforto ao
volante, sem comprometer a agilidade do veículo.
A suspensão dianteira tipo double wishbone foi aprimorada, melhorando a
estabilidade em cerca de 20%. A traseira adota um novo sistema de
suspensão multilink a partir do novo sedã Lexus GS. O ajuste preciso resultou
em uma aderência surpreendente e excelente resposta aos comandos do volante. A
montagem separada das molas e amortecedores maximiza o espaço do porta-malas.
A sensação transmitida pelo volante é muito importante para uma experiência agradável
ao dirigir, e o novo IS se beneficia da utilização de um novo sistema de
direção também baseado no do sedã GS, que incorpora uma variedade de técnicas
de ajustes. A estrutura e a rigidez de cada componente da caixa de câmbio foi
melhorada a fim de criar uma sensação mais suave e precisa na direção, com
melhora nas respostas e melhor feedback para o motorista.
Mecânica
Sob o capô, o IS250 e sua versão no pacote F Sport trazem um motor V6 de 2.5
litros Dual VVT-i, que gera 208cv de potência a 6.400 giros, com torque de 25,2
kgf.m a 4.800 rpm. Acoplado ao motor está uma caixa de transmissão automática
de seis velocidades, com controle eletrônico de troca de marchas (ECT) que
avalia a condição de rodagem do veículo. Há opção de trocas sequenciais tanto na
própria alavanca da transmissão como por borboletas localizadas atrás do
volante.O novo IS possui os modos de direção ECO, NORMAL e SPORT, que foram
projetados para satisfazer a combinação preferida do motorista das
características de economia, conforto, desempenho e dirigibilidade.
Design
Interior
O interior do novo IS recebeu melhorias significativas em comparação com a
geração anterior. A temática horizontal e limpa é dividida pela forte curva
ascendente do console central, que cria um ambiente ergonômico ideal. O painel
de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: uma zona de display e outra
de operação, oferecendo aos motoristas uma interação mais confortável e
ergonomicamente ideal com os sistemas de controle do veículo.O novo design do banco
do motorista oferece mais conforto e melhor apoio lateral. Tanto o ponto da
cintura quanto o ângulo do novo volante, inspirado pelo LFA, foram rebaixados e
o ajuste do alcance do volante foi aumentado, o que cria uma posição de dirigir
centrada no motorista.
Para melhor acomodar os passageiros, o novo entreeixo do IS é oito centímetros
mais longo, oferecendo um habitáculo mais confortável e mais espaço para
bagagens. O entreeixo mais longo e o design mais fino dos bancos dianteiros
resultam em quatro centímetros a mais de espaço para as pernas dos passageiros
dos bancos traseiros. Os bancos traseiros são rebatíveis na proporção 60/40. O
motorista poderá apreciar ainda a maior altura do teto, enquanto os bancos
traseiros também oferecem mais espaço, além de facilitarem a entrada e a saída
do veículo. A separação dos amortecedores e molas também resultou em mais
espaço no porta-malas.Materiais mais refinados por todo o habitáculo são
complementados por um relógio analógico de alta qualidade, com iluminação na
superfície.
O IS250 Luxury mescla materiais em padrão couro e madeira no interior, enquanto
o IS250 F Sport adota o padrão couro em todas as suas peças de revestimento
interno. Os consumidores podem escolher a cor do acabamento interno do IS250
Luxury, nas opções preto, marrom Topázio, bege e cinza claro. A versão F Sport
pode ser adquirida com o interior nas cores preta, cinza claro e Granada
(vermelho). No caso desta versão esportiva, a escolha da cor interna é atrelada
à cor da carroceria do modelo.
O IS é equipado com a nova geração dos sistemas multimídia de navegação Lexus
Display Áudio ou Remote Touch. O novo volante é o primeiro da Lexus a coordenar
o controle do sistema multimídia com os displays do painel de instrumentos e do
console central.O LFA ofereceu também outra inspiração ao IS, no que se refere
ao painel de instrumentos da versão F Sport, que herdou a inovadora
instrumentação TFT, com o anel central móvel.
Equipamentos
O novo IS traz uma lista de equipamentos recheada, mesmo quando comparado com
veículos concorrentes de sua categoria. Integram o veículo, além do conjunto
elétrico para vidros e travas e retrovisores e direção eletroassistida com
regulagem elétrica de altura e profundidade, os seguintes itens: sistema de
multimídia com tela LCD de 7 polegadas (que integra áudio dotado de rádio
AM/FM, CD Player, TV Digital, DVD Player e entradas auxiliar e USB), câmera de
ré, sistema de navegação e Bluetooth®), sistema de auxílio de partidas em
ladeira, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de
chuva, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, sistema
Smart Entry, botão de partida, regulagem elétrica dos bancos dianteiros com
memória no banco do motorista, teto solar elétrico com acionamento por um toque
e sistema antiesmagamento, entre outros.
Segurança
A nova linha IS também é repleta em itens de segurança. As duas versões
disponíveis no mercado nacional são equipadas com 10 airbags, sendo dois
frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos,
neste caso, para motorista e passageiro do banco dianteiro. Há ainda freios ABS
com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de
tração e estabilidade, faróis com lavadores e regulagem automática,
gerenciamento integrado de dinâmica do veículo e para-brisa repelente à água.
Pacote F
Sport
Externamente, o IS F Sport anuncia sua presença com uma grade exclusiva que
incorpora um design mais ousado e acabamento com detalhes em losango. Os cantos
inferiores dos para-choques dianteiros apresentam detalhes aerodinâmicos que
permitem um resfriamento mais eficiente dos freios. Rodas exclusivas de 18
polegadas possuem raios em forma de Y, tendo sido inspiradas no LFA.Essa versão
é dotada de um gerador de som que ajuda a criar um ronco mais esportivo do
motor.Dentro do carro, os motoristas recebem informações sobre o veículo por
meio de um inovador painel de instrumentos para o motorista, que possui um anel
central móvel inspirado no LFA. Os detalhes do interior incluem um volante e
uma alavanca de direção exclusivos do F Sport, além de pedais de alumínio e
placas protetoras com o logo Lexus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário