domingo, 14 de julho de 2013

Lexus lança no Brasil a nova geração do Sport sedã IS


A Lexus lança no Brasil a terceira geração do sedã esportivo IS, modelo 2014, com um novo e ousado design, no qual se destacam, entre muitas novidades, a nova e dinâmica grade tipo Spindle, além de linhas marcantes por toda a carroceria. A linha IS chega ao país nas versões IS250 Luxury, à venda por R$ 175.000, e IS250FSport, comercializada por R$ 188.000, esta última com um pacote aerodinâmico e com alguns itens diferenciados em comparação com o modelo Luxury.O design do novo IS mostra grande evolução se comparado à geração anterior. Além da grade frontal tipo Spindle, outro destaque da dianteira é o conjunto de luzes diurnas de LED em forma de L (DRL) separado do restante do conjunto óptico. Tudo isso ressalta as formas volumosas e marcantes do capô e dos para-lamas. 


A versão com pacote F Sport adota acabamento em formato de losango na grade frontal, máscara negra nos faróis, além da insígnia que diferencia a versão nos para-lamas.No perfil, a forte linha de cintura horizontal elevada ressalta os grandes pneus traseiros e seu baixo centro de gravidade (Cx = 0,28).

Na traseira, a esportividade é ressaltada pelas lanternas com grafismo em preto e vermelho, que harmonizam com a tampa do porta-malas proeminente e com a dupla ponteira do sistema de exaustão com acabamento cromado.

Prazer ao dirigir
O prazer de dirigir esteve no centro do programa de desenvolvimento do novo IS, portanto todo aspecto da dirigibilidade do novo sedã da Lexus foi cuidadosamente projetado para esse fim.Novas técnicas de soldagem a laser e de junção de peças da carroceria com adesivos, juntamente com a soldagem por pontos, tornaram possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta a estabilidade e o conforto ao volante, sem comprometer a agilidade do veículo.

A suspensão dianteira tipo double wishbone foi aprimorada, melhorando a estabilidade em cerca de 20%.  A traseira adota um novo sistema de suspensão multilink a partir do novo sedã Lexus GS. O ajuste preciso resultou em uma aderência surpreendente e excelente resposta aos comandos do volante. A montagem separada das molas e amortecedores maximiza o espaço do porta-malas.

A sensação transmitida pelo volante é muito importante para uma experiência agradável ao dirigir, e o novo IS se beneficia da utilização de um novo sistema de direção também baseado no do sedã GS, que incorpora uma variedade de técnicas de ajustes. A estrutura e a rigidez de cada componente da caixa de câmbio foi melhorada a fim de criar uma sensação mais suave e precisa na direção, com melhora nas respostas e melhor feedback para o motorista.

Mecânica
Sob o capô, o IS250 e sua versão no pacote F Sport trazem um motor V6 de 2.5 litros Dual VVT-i, que gera 208cv de potência a 6.400 giros, com torque de 25,2 kgf.m a 4.800 rpm. Acoplado ao motor está uma caixa de transmissão automática de seis velocidades, com controle eletrônico de troca de marchas (ECT) que avalia a condição de rodagem do veículo. Há opção de trocas sequenciais tanto na própria alavanca da transmissão como por borboletas localizadas atrás do volante.O novo IS possui os modos de direção ECO, NORMAL e SPORT, que foram projetados para satisfazer a combinação preferida do motorista das características de economia, conforto, desempenho e dirigibilidade.


Design Interior
O interior do novo IS recebeu melhorias significativas em comparação com a geração anterior. A temática horizontal e limpa é dividida pela forte curva ascendente do console central, que cria um ambiente ergonômico ideal. O painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: uma zona de display e outra de operação, oferecendo aos motoristas uma interação mais confortável e ergonomicamente ideal com os sistemas de controle do veículo.O novo design do banco do motorista oferece mais conforto e melhor apoio lateral. Tanto o ponto da cintura quanto o ângulo do novo volante, inspirado pelo LFA, foram rebaixados e o ajuste do alcance do volante foi aumentado, o que cria uma posição de dirigir centrada no motorista.

Para melhor acomodar os passageiros, o novo entreeixo do IS é oito centímetros mais longo, oferecendo um habitáculo mais confortável e mais espaço para bagagens. O entreeixo mais longo e o design mais fino dos bancos dianteiros resultam em quatro centímetros a mais de espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros. Os bancos traseiros são rebatíveis na proporção 60/40. O motorista poderá apreciar ainda a maior altura do teto, enquanto os bancos traseiros também oferecem mais espaço, além de facilitarem a entrada e a saída do veículo. A separação dos amortecedores e molas também resultou em mais espaço no porta-malas.Materiais mais refinados por todo o habitáculo são complementados por um relógio analógico de alta qualidade, com iluminação na superfície.

O IS250 Luxury mescla materiais em padrão couro e madeira no interior, enquanto o IS250 F Sport adota o padrão couro em todas as suas peças de revestimento interno. Os consumidores podem escolher a cor do acabamento interno do IS250 Luxury, nas opções preto, marrom Topázio, bege e cinza claro. A versão F Sport pode ser adquirida com o interior nas cores preta, cinza claro e Granada (vermelho). No caso desta versão esportiva, a escolha da cor interna é atrelada à cor da carroceria do modelo.

O IS é equipado com a nova geração dos sistemas multimídia de navegação Lexus Display Áudio ou Remote Touch. O novo volante é o primeiro da Lexus a coordenar o controle do sistema multimídia com os displays do painel de instrumentos e do console central.O LFA ofereceu também outra inspiração ao IS, no que se refere ao painel de instrumentos da versão F Sport, que herdou a inovadora instrumentação TFT, com o anel central móvel.


Equipamentos
O novo IS traz uma lista de equipamentos recheada, mesmo quando comparado com veículos concorrentes de sua categoria. Integram o veículo, além do conjunto elétrico para vidros e travas e retrovisores e direção eletroassistida com regulagem elétrica de altura e profundidade, os seguintes itens: sistema de multimídia com tela LCD de 7 polegadas (que integra áudio dotado de rádio AM/FM, CD Player, TV Digital, DVD Player e entradas auxiliar e USB), câmera de ré, sistema de navegação e Bluetooth®), sistema de auxílio de partidas em ladeira, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, sensores de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, sistema Smart Entry, botão de partida, regulagem elétrica dos bancos dianteiros com memória no banco do motorista, teto solar elétrico com acionamento por um toque e sistema antiesmagamento, entre outros. 


Segurança
A nova linha IS também é repleta em itens de segurança. As duas versões disponíveis no mercado nacional são equipadas com 10 airbags, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, neste caso, para motorista e passageiro do banco dianteiro. Há ainda freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis com lavadores e regulagem automática, gerenciamento integrado de dinâmica do veículo e para-brisa repelente à água.

Pacote F Sport
Externamente, o IS F Sport anuncia sua presença com uma grade exclusiva que incorpora um design mais ousado e acabamento com detalhes em losango. Os cantos inferiores dos para-choques dianteiros apresentam detalhes aerodinâmicos que permitem um resfriamento mais eficiente dos freios. Rodas exclusivas de 18 polegadas possuem raios em forma de Y, tendo sido inspiradas no LFA.Essa versão é dotada de um gerador de som que ajuda a criar um ronco mais esportivo do motor.Dentro do carro, os motoristas recebem informações sobre o veículo por meio de um inovador painel de instrumentos para o motorista, que possui um anel central móvel inspirado no LFA. Os detalhes do interior incluem um volante e uma alavanca de direção exclusivos do F Sport, além de pedais de alumínio e placas protetoras com o logo Lexus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário