A ZF Services
acaba de implementar melhorias nos novos tirantes de barra estabilizadora Lemförder 30930 01 e 30931 01, aplicados em chassis de
ônibus urbanos e rodoviários da família O500 da Mercedes-Benz. Produzido com tecnologia exclusiva da ZF, o novo
tirante entrega mais resistência às operações diárias de transporte urbano e
rodoviário de passageiros, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de
manutenção de frotistas. A novidade já é fornecida para a Mercedes-Benz e está
sendo comercializada nos distribuidores de produtos Lemförder em todo o Brasil.A
função do tirante é manter a barra estabilizadora fixada à estrutura do chassi
do ônibus, o que resulta em conforto e estabilidade na condução do veículo.
Após a Engenharia da ZF estudar soluções que elevassem o
desempenho do componente, o novo tirante foi testado em frotistas no Nordeste entre os meses de fevereiro e agosto de 2012.
O acompanhamento diário das operações comprovou que o tirante Lemförder estava
em perfeito estado de conservação após a média de 95.000 quilômetros de uso.A
solução trouxe uma saída para o posicionamento do componente no veículo
(próximo às rodas e exposto em direção ao solo). O tirante costuma ser atingido por pedras, o que danifica sua capa e
consequentemente permite a penetração de água e impurezas diversas, que,
misturadas com a graxa, geram o desgaste prematuro da articulação. Essa
característica da aplicação demandou um produto mais durável e resistente à
severidade do seu uso.
Diferenciais
técnicos
O novo tirante apresenta terminais onde o conjunto de
mola convencional foi substituído por uma articulação em metal-borracha que
reduz o atrito, diminui o calor interno, corrige desgastes iniciais e aumenta a
vida útil do sistema. Esta é uma solução exclusiva da ZF.Outra modificação gerada pelo desenvolvimento
da ZF ocorreu na parte interna da esfera do pino do tirante, usando uma esfera
de maior diâmetro. Esta modificação torna o produto mais robusto e reforçado,
permitindo seu funcionamento mesmo em condições severas.A capa de proteção do
tirante também passou por modificações: com um composto diferente do usado
anteriormente, tornou-se mais resistente à ação de pedras, água, terra e
impurezas vindas do solo que diminuíam a vida útil da peça.
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