A Metro-Shacman
vai participar da 24ª. Feira do Caminhoneiro, nos próximos dias 23 a 25 de
julho, no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, com os primeiros caminhões pesados
da marca Shacman a incorporar tecnologia brasileira de dois eixos dianteiros
direcionais, desenvolvidos em parceira com um fornecedor nacional.Reinaldo
Maluta Vieira, diretor de marketing, salienta a importância do programa de
nacionalização realizado pela engenharia da Metro-Shacman para adequar os
veículos às características dos transportes e das rodovias brasileiras, com o
objetivo de proporcionar a melhor relação custo/benefício para os
transportadores.
Um dos veículos
em exposição é um modelo Shacman TT (Tractor Truck ) 420 8x4, com motor Cummins
ISM 11 P7, com potência de 420 cv e segundo-eixo direcional. Combinado com
caçamba basculante semirreboque de três eixos, tornou-se um novo produto,
desenvolvido em parceria com fabricantes nacionais de implementos rodoviários.
O TT 420 8x4 em capacidade para transportar cargas com PBTC de 54,5
toneladas, muito próximo à de um bitrem de sete eixos, que chega a 57
toneladas.Para o test-drive que o evento proporciona aos transportadores, a
Shacman disporá dos modelos TT 420 6x4, com motor Cummins ISM 11 P7, com 420 cv
de potência, e LT (Lorry Truck) 385 6x4, convertido em 8x4, com motor Cummins
ISM 11 P7 de 385 cv e caçamba basculante de fabricação nacional com capacidade
de 20 m3 de carga.
O Shacman TT 420
6x4 é, atualmente, o caminhão mais vendido da marca devido ao seu forte
desempenho no transporte de grãos e à capacidade para puxar conjuntos de 9
eixos.
Benefícios da
tecnologia de eixos direcionais
Ao longo do
programa de desenvolvimento dos caminhões Shacman para o mercado brasileiro, a
engenharia da Metro-Shacman registrou vantagens importantes apresentadas pelos
veículos com a tecnologia de eixos direcionais e pelos implementos aplicados.
Os testes mostraram que o cavalo mecânico com dois eixos direcionais tem maior
estabilidade e dirigibilidade,em comparação com um veículo de apenas um eixo, e
maior facilidade em manobras, especialmente em marcha à ré.Além disso, o
semirreboque de três eixos proporciona economia pelo menor número de rodas,
pneus e de peças para os sistemas de suspensão e de freios, além de maior
agilidade, melhor acesso aos pátios de carga e descarga e de documentação
simplificada. Para o modelo Shacman TT 385 8x4, o semirreboque basculante
utilizado é produzido com aço de alta resistência, com menor peso final do
equipamento, o que permite maior carga transportada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário