segunda-feira, 29 de julho de 2013

MAN Latin America desenvolve caminhão Compactor de 230 cavalos para coleta de resíduos sólidos


Uma parceria de sucesso que completa 16 anos entre a MAN Latin America e a holding Solví, originou no desenvolvimento de mais um caminhão protótipo, o modelo vocacional VW Constellation 23.230 6x2 Compactor, dedicado à coleta de resíduos sólidos, que estará em testes na frota da Loga, uma das empresas do grupo brasileiro, responsável pela coleta de lixo na cidade de São Paulo.O novo modelo vocacional, está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a exclusiva tecnologia EGR, livre de ureia. Para atender as exigências de uma operação mais robusta, o novo motor MAN de 230 cavalos de potencia, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros.

Na Loga, o caminhão poderá transportar até 13 toneladas de resíduos sólidos por viagem e fará até seis viagens por dia, uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo.Outra novidade apresentada pela MAN é a cabine Constellation equipada com três assentos para passageiros e um destinado apenas para o motorista. O veículo também apresenta um ângulo de entrada superior aos modelos convencionais, que permite ajustar a cabina ou a suspensão dianteira em relação ao chassi do novo caminhão. 
 
A Solví é uma holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e engenharia. Possui uma frota composta por 842 caminhões próprios, sendo 95% dela composta por caminhões da marca Volkswagen. Durante os 16 anos de parceria com a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de sete protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN, localizada em Resende (RJ). O início da relação começou no ano de 1995 com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví. O conceito Sob Medida deu início no ano de 2001, com o lançamento da Série 2000 e a oferta de um caminhão mais destinado à coleta de lixo. O ano de 2011 marca o lançamento da linha vocacional Compactor, com o caminhão VW 17.250, totalmente dedicado ao transporte de resíduos sólidos. Em 2012, é introduzida a linha Volkswagen Advantech Euro 5, com o modelo de caminhão VW 17.280. A MAN Latin America é a única fabricante que oferece aos clientes desse segmento, veículos equipados com a tecnologia EGR, sem a necessidade de aditivo a base de ureia. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário