Um dos maiores
atrativos dos novos videogames é a sensação física que os seus controles dão
para o jogador - a chamada resposta tátil. Esse mesmo conceito foi aplicado na
manopla do câmbio de um Ford Mustang Shelby GT500, que vibra para informar ao
motorista o momento ideal da troca de marchas, como um controle de videogame ou
celular.O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford, unindo
as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem
fio e o Xbox 360 da Microsoft.A plataforma OpenXC da Ford, de hardware e
software de código aberto, permite que os desenvolvedores criem aplicativos
acessando informações do carro, como ângulo do
volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico. "Eu quis
criar algo que expandisse a capacidade do carro e melhorasse a experiência para
o motorista", diz Zach Nelson.
Customização
Há quase 50
anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje, além das
mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização chegou aos
softwares do carro.Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de
Massachusetts e entrou na Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde
conheceu o Open XC. Com base nessa plataforma projetou o aplicativo que usa os
dados em tempo real do motor - como rotações por minuto, posição do pedal do
acelerador e velocidade do veículo - para calcular o ponto ideal de troca de
marcha. Os dados são transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando
o adaptador OpenXC.Nelson começou o projeto modificando um modelo digital da
manopla do câmbio do Ford Focus ST. Ele aumentou o seu tamanho para acomodar os
circuitos eletrônicos e produziu a peça em uma impressora 3D. Depois,
instalou um controlador Arduino com entrada mini-USB, uma tela de LED, LEDs
coloridos e o motor vibrador do controle do Xbox 360 da Microsoft.
Para usar o
aplicativo em outros veículos basta ajustar a sua calibração à curva de torque
do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do acelerador, o sistema adapta a
estratégia de controle ao estilo do motorista e pode ser programado para
oferecer melhor performance, conforto ou economia de combustível.A customização
de carros esportivos, como o Mustang, mostra que há um futuro promissor para
desenvolvedores e calibradores usando o OpenXC. O OpenXC é uma grande plataforma
para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode
ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção
elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário