quarta-feira, 31 de julho de 2013

FORD MUSTANG GANHA MANOPLA DO CÂMBIO COM TECNOLOGIA TÁTIL DOS VIDEOGAMES


Um dos maiores atrativos dos novos videogames é a sensação física que os seus controles dão para o jogador - a chamada resposta tátil. Esse mesmo conceito foi aplicado na manopla do câmbio de um Ford Mustang Shelby GT500, que vibra para informar ao motorista o momento ideal da troca de marchas, como um controle de videogame ou celular.O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford, unindo as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft.A plataforma OpenXC da Ford, de hardware e software de código aberto, permite que os desenvolvedores criem aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico. "Eu quis criar algo que expandisse a capacidade do carro e melhorasse a experiência para o motorista", diz Zach Nelson.

Customização
Há quase 50 anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje, além das mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização chegou aos softwares do carro.Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e entrou na Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde conheceu o Open XC. Com base nessa plataforma projetou o aplicativo que usa os dados em tempo real do motor - como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo - para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando o adaptador OpenXC.Nelson começou o projeto modificando um modelo digital da manopla do câmbio do Ford Focus ST. Ele aumentou o seu tamanho para acomodar os circuitos eletrônicos e produziu a peça em uma impressora 3D. Depois, instalou um controlador Arduino com entrada mini-USB, uma tela de LED, LEDs coloridos e o motor vibrador do controle do Xbox 360 da Microsoft.

Para usar o aplicativo em outros veículos basta ajustar a sua calibração à curva de torque do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do acelerador, o sistema adapta a estratégia de controle ao estilo do motorista e pode ser programado para oferecer melhor performance, conforto ou economia de combustível.A customização de carros esportivos, como o Mustang, mostra que há um futuro promissor para desenvolvedores e calibradores usando o OpenXC. O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção elétrica.

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