Qualquer abordagem histórica da Fórmula Truck passa
obrigatoriamente pelo Autódromo Internacional de Cascavel. Foi no circuito
paranaense, em abril de 1995, que a categoria teve a primeira das quatro
corridas de demonstração que conduziram-na ao processo de homologação pela
Confederação Brasileira de Automobilismo, para que integrasse o calendário do
esporte brasileiro já em 1996, colocando em disputa um título oficial.
A temporada 2013 é a 18ª da Fórmula Truck como série automobilística oficial. E
a próxima etapa, marcada para 4 de agosto, vai perfazer um número redondo em
sua volta a Cascavel. Remodelado em 2012, quando foi batizado com o nome de seu
fundador Zilmar Beux, o autódromo receberá uma etapa da competição dos caminhões
pela décima vez. A corrida valerá como sexta das dez etapas que compõem o
Campeonato Brasileiro.
Depois de sediar a primeira das quatro provas de exibição realizadas em 1995, o
traçado de 3.032 metros do autódromo cascavelense só voltaria a ter uma corrida
da Fórmula Truck em 1999. Foram seis anos seguidos figurando no calendário da
competição. Depois de um ano ausente, em 2005, sediou as etapas de 2006 e 2007,
a partir de quando iniciou-se um hiato de mais de cinco anos sem que a
categoria tivesse uma corrida na cidade.
A reestruturação promovida no autódromo no ano passado, que incluiu alargamento
da pista e construção de novas instalações de boxes, determinou a reinclusão da
cidade no calendário. A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, esteve na
cidade dois meses antes do evento e, depois de uma rápida vistoria às obras que
transcorriam em ritmo acelerado, confirmou a pista de Cascavel, agora com 3.052
metros, como sede da sexta etapa.
O paulista Renato Martins, que em 2013 abdicou da vaga no grid para se dedicar
ao gerenciamento da equipe RM Competições-MAN Latin America, é o recordista de
vitórias na Fórmula Truck em Cascavel, onde obteve três de suas 27 vitórias na
categoria, nos anos de 2001, 2003 e 2006. O paranaense Wellington Cirino foi quem
mais conquistou poles nas etapas cascavelenses, comandando o grid nas edições
de 2001, 2002 e 2004.
TODAS AS POLES E VITÓRIAS DO GP DE CASCAVEL
12 de dezembro de 1999
Pole: Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania); vitória: Osvaldo
Drugovich Júnior (PR/Scania)
9 de julho de 2000
Pole: Djalma Fogaça (SP/Ford); vitória: Jorge Fleck (RS/Volvo)
16 de setembro de 2001
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Renato
Martins (SP/Volkswagen)
14 de julho de 2002
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Renato
Martins (SP/Volkswagen)
18 de maio de 2003
Pole: Djalma Fogaça (SP/Ford); vitória: Djalma Fogaça (SP/Ford)
19 de setembro de 2004
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
17 de setembro de 2006
Pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
11 de março de 2007
Pole: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz); vitória: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz)
5 de agosto de 2012
Pole: Beto Monteiro (PE/Iveco); vitória: Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz
Pole: Djalma Fogaça (SP/Ford); vitória: Djalma Fogaça (SP/Ford)
19 de setembro de 2004
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
17 de setembro de 2006
Pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
11 de março de 2007
Pole: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz); vitória: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz)
5 de agosto de 2012
Pole: Beto Monteiro (PE/Iveco); vitória: Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz
Nenhum comentário:
Postar um comentário