Um dos campeonatos mais importantes do automobilismo
mundial, o DTM chega à metade da temporada 2013 neste fim de semana (13 e 14),
e o palco da disputa será o circuito de rua de Norisring, na Alemanha. Para o
brasileiro Augusto Farfus, o objetivo principal na rodada é se reaproximar dos
líderes para se manter na briga pelo título em seu segundo ano na categoria. Vencedor da etapa de abertura em Hockenheim, Farfus ocupa o 5º lugar na
classificação geral, a 26 pontos do líder Mike Rockenfeller. O curitibano tem
apresentado bom desempenho nas últimas etapas, mas teve alguns imprevistos que
interferiram no resultado final, como a quebra do câmbio em Brands Hatch e a
perda de cinco posições no grid de largada em Lausitzring, porque a equipe usou
por engano um jogo de pneus não lacrados para os treinos livres. Com mais seis
etapas a serem realizadas em quatro meses, Augusto planeja fazer uma prova
agressiva em Norisring, visando encaixar performance e sorte para conquistar
bons pontos para o campeonato.
Em 2012, o curitibano garantiu o 3º lugar na tomada de tempos desta etapa,
sendo o melhor colocado entre os pilotos da BMW. O bom desempenho nas
classificações deste ano, quando passou para a fase decisiva (Q4) e largou nas
duas primeiras filas em três das quatro corridas já realizadas, também traz
confiança para Farfus.O único traçado urbano do calendário, e o segundo mais curto - com 2,3
quilômetros de extensão -, tem características bem interessantes. Segundo
Augusto, é uma pista que, no papel, pode parecer simples, por ter apenas quatro
curvas, mas é extremamente técnica e difícil de achar o acerto ideal, porque
você precisa de um carro que seja rápido de retas e forte nas freadas. Além de
ser uma das pistas preferidas de vários pilotos, a corrida também agrada
bastante ao público. Em 2012, 135 mil pessoas acompanharam a prova, neste que é
um dos maiores eventos da cidade de Nürnberg, e a expectativa para esse ano
também é muito boa.
Com quase um mês de intervalo entre a última corrida em Lausitzring e a etapa
desde fim de semana, Augusto e o Team BMW RBM puderam trabalhar em algumas
atualizações no carro M3 DTM e também estudar melhor os erros e acertos das
provas anteriores, o que é muito positivo para o brasileiro, antes da maratona
de corridas que está por vir.Pela segunda vez na temporada, os pilotos contam com um shakedown de 15
minutos na tarde de sexta-feira, para terem o primeiro contato com a pista e
conferirem se os equipamentos estão como o esperado. No sábado, acontece a
sessão única de treinos livres com 90 minutos de duração e a tomada de tempos.
A corrida com 83 voltas está marcada para começar as 8h30 (horário de
Brasília).
Augusto Farfus Jr:
"Ano passado classificamos bem em Norisring, mas não estávamos tão competitivos
assim. Além disso, a experiência da última etapa em Lausitzring - onde tínhamos
ido muito bem em 2012, mas não tivemos a mesma performance neste ano -, é mais
uma prova de que o campeonato é muito equilibrado e todas as equipes e carros
estão em constante evolução. Acredito que podemos ter um forte desempenho para
continuarmos na briga pelo campeonato. A distância para o primeiro colocado não
é grande, então um bom resultado em Norisring pode nos deixar bem posicionados
e nos recolocar na disputa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário