Texto: Roberto Costa Fotos Divulgação e Roberto Costa
Houve
uma época que quando o chefe da família anunciava a compra de um carro novo
toda família vibrava mas quando eram informados que se tratava de um com “tração
nas quatro rodas” a unanimidade acabava, De um lado os filhos havidos por uma
viagem a fazenda, praia deserta ou serra e o outra a a mão já desesperada pelo
desconforto de horas a fio em estradas nem sempre existentes além da tranqueira
que teria que preparar. Os tempos mudaram, as estradas nem sempre, e adquirir
um “tração nas quatro rodas” ou SUV na maioria dos casos passou a ser uma opção
visto que a evolução foi monumental em
modelos para os mais diferentes nichos e bolsos.
A mamãe outrora pouco simpática
a modelos que, via de regra, eram grandes, pesados, desconfortáveis e muitas
vezes de utilização complicada hoje endossa a compra em nome de segurança,
prazer de dirigir, status e porque não dizer, das facilidades de ir a qualquer
lugar conduzindo um veículo sem a necessidade do maridão que pode estar
trancado em algum escritório da vida e se o nicho de tal senhora for “Premium”
ela acabou de arranjar mais um pesadelo com
a chegada ao mercado do Rager Rover Sport.
Com linhas elegantes, tamanho ideal para cidade e off-road,uma gama de versões
de causar o desejo de James Bond o Ranger Rover Sport chega para sacudir o mercado
dos SUV de luxo trazendo uma gama incomum de acessórios de segurança, conforto
e um conjunto mecânico de última geração
seja na utilização de gasolina ou diesel como combustível. O sucesso da “nova
cria” da Land Rover é tal que já foram comercializados mais de 420.000 unidades
depois de seu lançamento no Salão de Nova Iorque no ano passado e mesmo antes
de estar a disposição dos revendedores já haviam 331 pedidos firmes.
Segundo Flávio Padovan, Presidente da Jaguar Land Rover para América do Sul e
Caribe, as vendas no Brasil poderão ficar reprimidas pois o sucesso mundial faz
com que exista uma dificuldade grande da fábrica produzir mais unidades e
destinar ao mercado. Padovan acrescentou ainda que o crescimento nas vendas
mundiais de Land e Ranger Rover alcançaram 16% este ano em relação ao passado
sendo que em sua região o acréscimo atingiu 28% com recordes sucessivos de
vendas.
Com um teste driver digno da proposta do Ranger Rover Sport que promete chegar
em qualquer lugar confortavelmente e com segurança. Autos&Máquinas teve a oportunidade de
avaliar o modelo por mais de 2.000 quilômetros em todo tipo de estrada
inclusive aquelas que dificilmente seu comprador vai encarar e a reposta foi
sempre além do esperado onde o baixo peso da estrutura construída totalmente em
alumínio, seus diversos mecanismos com ajuda eletrônica ou não que serviam de
co-piloto patrocinam o prazer de dirigir e a segurança necessária nas possíveis
dificuldades.
Com um designer exterior ligth mas sem deixar de mostrar sua vocação topa tudo e
um interior digno de uma limusine com bancos de ergonomia adaptativa a qualquer
tamanho de passageiro,oito air bags, painel de leitura fácil e rápida com todas as
informações a mostra, um volante de boa pega e tamanho apropriado o esforço em
longas viagens chega a níveis muito baixos facilitando a montagem de roteiros
impensáveis para um SUV comum.
Com três opções de motorização: dois movidos a gasolina V6 3.0 a gasolina
Supercharged e V8 5.0 Supercharged além do Turbodiesel SDV6 3.0 fica a
possibilidade de se escolher a que mais se adapta ao usuário no seu dia e um
câmbio de oito velocidades tem engates rapidíssimos e relações curtas nas
quatro primeiras para facilitar o deslocamento nas cidades e terrenos
acidentados e alongadas nas demais onde economia de combustível e velocidade
são necessários.Uma das agradáveis características do Supercharged é que ao contrário dos turbos não deixa tranco quando a cavalaria entra em ação visto que é acionado por correia e trabalha desde as rotações mais baixas ao invés de precisar da pressão dos gases do escapamento para entrar em ação.
Trafegamos
em algumas das ótimas estradas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas
Gerais mas também em trilhas dignas de competições e, salvo por diferentes
velocidades, em nenhum momento houve dificuldade em transpor qualquer obstáculo
inclusive os criados especialmente para o evento como uma vala com 80 centimetros
de profundidade e cheia de água. Em uma análise mais apurada notou-se que daria
para superar uma profundidade ainda maior. O ranger Rover Sport encara slalon
em velocidade sem adernar sua carroceria e no quesito freio o sistema de ABS se
mostrou eficiente em manobras apertadas marcadas por cones onde a
dirigibilidade se mostrou natural e fácil,
Depois de dois dias de avaliação deste “topa tudo” ficou a certeza que vai abrir um grande espaço no nicho dos SUV de alto luxo e espera-se que o fabricante consiga atender a demanda mesmo sendo destinado a bolsos largos e fundos.
Depois de dois dias de avaliação deste “topa tudo” ficou a certeza que vai abrir um grande espaço no nicho dos SUV de alto luxo e espera-se que o fabricante consiga atender a demanda mesmo sendo destinado a bolsos largos e fundos.
Conheça as suas versões e preços no
mercado brasileiro (modelo 2014):
Range Rover Sport 3.0 SDV6 SE (292 cv): R$ 377.500,00
Range Rover Sport 3.0 SDV6 HSE (292 cv): R$ 405.500,00
Range Rover Sport 3.0 S/C HSE (340): R$ 393.500,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Dynamic (510 cv): R$ 496.500,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Autobiography (510 cv): R$ 530.900,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C Autobiography Dynamic (510 cv): R$ 539.900,00
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