Texto: Roberto Costa Fotos Divulgação e Roberto Costa
Houve uma época que quando o chefe da família anunciava a compra de um carro novo toda família vibrava mas quando eram informados que se tratava de um com “tração nas quatro rodas” a unanimidade acabava, De um lado os filhos havidos por uma viagem a fazenda, praia deserta ou serra e o outra a a mão já desesperada pelo desconforto de horas a fio em estradas nem sempre existentes além da tranqueira que teria que preparar. Os tempos mudaram, as estradas nem sempre, e adquirir um “tração nas quatro rodas” ou SUV na maioria dos casos passou a ser uma opção visto que a evolução foi monumental em modelos para os mais diferentes nichos e bolsos.
A mamãe outrora pouco simpática a modelos que, via de regra, eram grandes, pesados, desconfortáveis e muitas vezes de utilização complicada hoje endossa a compra em nome de segurança, prazer de dirigir, status e porque não dizer, dasfacilidades de ir a qualquer lugarconduzindo um veículo sem a necessidade do maridão que pode estar trancado em algum escritório da vida e se o nicho de tal senhora for “Premium” ela acabou de arranjar mais um pesadelo com a chegada ao mercado do Rager Rover Sport.
Com linhas elegantes, tamanho ideal para cidade e off-road,uma gama de versões de causar o desejo de James Bond o Ranger Rover Sport chega para sacudir o mercado dos SUV de luxo trazendo uma gama incomum de acessórios de segurança, conforto e um conjunto mecânico de última geração seja na utilização de gasolina ou diesel como combustível. O sucesso da “nova cria” da Land Rover é tal que já foram comercializados mais de 420.000 unidades depois de seu lançamento no Salão de Nova Iorque no ano passado e mesmo antes de estar a disposição dos revendedores já haviam 331 pedidos firmes.
Segundo Flávio Padovan, Presidente da Jaguar Land Rover para América do Sul e Caribe, as vendas no Brasil poderão ficar reprimidas pois o sucesso mundial faz com que exista uma dificuldade grande da fábrica produzir mais unidades e destinar ao mercado. Padovan acrescentou ainda que o crescimento nas vendas mundiais de Land e Ranger Rover alcançaram 16% este ano em relação ao passado sendo que em sua região o acréscimo atingiu 28% com recordes sucessivos de vendas.
Com um teste driver digno da proposta do Ranger Rover Sport que promete chegar em qualquer lugar confortavelmente e com segurança. Autos&Máquinas teve a oportunidade de avaliar o modelo por mais de 2.000 quilômetros em todo tipo de estrada inclusive aquelas que dificilmente seu comprador vai encarar e a reposta foi sempre além do esperado onde o baixo peso da estrutura construída totalmente em alumínio, seus diversos mecanismos com ajuda eletrônica ou não que serviam de co-piloto patrocinam o prazer de dirigir e a segurança necessária nas possíveis dificuldades.
Com um designer exterior ligth mas sem deixar de mostrar sua vocação topa tudo e um interior digno de uma limusine com bancos de ergonomia adaptativa a qualquer tamanho de passageiro,oito air bags, painel de leitura fácil e rápida com todas as informações a mostra, um volante de boa pega e tamanho apropriado o esforço em longas viagens chega a níveis muito baixos facilitando a montagem de roteiros impensáveis para um SUV comum.
Com três opções de motorização: dois movidos a gasolina V6 3.0 a gasolina Supercharged e V8 5.0 Supercharged além do Turbodiesel SDV6 3.0 fica a possibilidade de se escolher a que mais se adapta ao usuário no seu dia e um câmbio de oito velocidades tem engates rapidíssimos e relações curtas nas quatro primeiras para facilitar o deslocamento nas cidades e terrenos acidentados e alongadas nas demais onde economia de combustível e velocidade são necessários.Uma das agradáveis características do Supercharged é que ao contrário dos turbos não deixa tranco quando a cavalaria entra em ação visto que é acionado por correia e trabalha desde as rotações mais baixas ao invés de precisar da pressão dos gases do escapamento para entrar em ação.
Trafegamos em algumas das ótimas estradas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais mas também em trilhas dignas de competiçõese, salvo por diferentes velocidades, em nenhum momento houve dificuldade em transpor qualquer obstáculo inclusive os criados especialmente para o evento como uma vala com 80 centimetros de profundidade e cheia de água. Em uma análise mais apurada notou-se que daria para superar uma profundidade ainda maior. O ranger Rover Sport encara slalon em velocidade sem adernar sua carroceria e no quesito freio o sistema de ABS se mostrou eficiente em manobras apertadas marcadas por cones onde a dirigibilidade se mostrou natural e fácil,
Depois de dois dias de avaliação deste “topa tudo” ficou a certeza que vai abrir um grande espaço no nicho dos SUV de alto luxo e espera-se que o fabricante consiga atender a demanda mesmo sendo destinado a bolsos largos e fundos.
Depois de dois dias de avaliação deste “topa tudo” ficou a certeza que vai abrir um grande espaço no nicho dos SUV de alto luxo e espera-se que o fabricante consiga atender a demanda mesmo sendo destinado a bolsos largos e fundos.
Conheça as suas versões e preços no mercado brasileiro (modelo 2014):
Range Rover Sport 3.0 SDV6 SE (292 cv): R$ 377.500,00
Range Rover Sport 3.0 SDV6 HSE (292 cv): R$ 405.500,00
Range Rover Sport 3.0 S/C HSE (340): R$ 393.500,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Dynamic (510 cv): R$ 496.500,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C HSE Autobiography (510 cv): R$ 530.900,00
Range Rover Sport V8 5.0 S/C Autobiography Dynamic (510 cv): R$ 539.900,00
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