Realizada a cada dois anos, a Fenatran -
Salão Internacional do Transporte - é o maior e mais importante evento do
segmento do transporte rodoviário de cargas do continente Sul-americano. São 40
anos de história, nos quais o evento segue como uma importante ferramenta na
consolidação da indústria de caminhões e implementos para o transporte de
cargas no Brasil.
Mesmo sendo focado na realização de
negócios e na exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de
profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, o
evento também se firma como um importante termômetro do mercado.
Em sua 19ª edição o salão teve como tema central
o Transporte na rota da sustentabilidade, com destaques para lançamentos,
investimentos e principalmente serviços.
A Mercedes-Benz realizou o anúncio do seu
novo ciclo de investimentos no Brasil: serão aplicados R$ 1 bilhão no biênio
2014-2015 para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias,
nacionalização da linha de caminhão extrapesado Actros e modernização de
processos produtivos nas fábricas de caminhões e ônibus de São Bernardo do
Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). Já a Ivecoplaneja investir € 350 milhões tendo
como foco a diversificação e modernização de portfólio.
E quando o assunto é diversificar na gama
de produtos para o mercado, a MAN Latin America coloca suas fichas em 14
produtos diferentes. Destaque para o novo cavalo mecânico 29.480 6x4 da linha
TGX, que deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2014, oferecendo nada
menos que 480 cavalos de potência.
No estande da Caoa Hyundai encontramos o protótipo
4x4 de seu caminhão HD78. Apesar da possibilidade de produção local dessa
versão, ela ainda não tem motorização definida.
Já a fabricante sueca Scania
destacou em seu estande a novíssima linha Streamline - destaque para ganhos
estéticos e principalmente em melhorias que resultam na redução do consumo de
combustívelcombinando com um amplo pacote de serviços de assistência ao
motorista. Mas a marca também apresentou como novidades o extrapesado R 620
8X4, para cargas indivisíveis, com motor V8 de 620 cavalos, caixa automatizada
e capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o off-road P 310 6X4, com 310
cavalos, caixa automatizada e redutor nos cubos dos eixos traseiros, que permite
tracionar até 100 toneladas.
Pela primeira vez a Ford comercializa a
família completa da linha Cargo. São oito modelos com aplicações diferentes.
Duas boas novidades da marca: o retorno da Série F em 2014 com os modelos F-350
e F-4000. E a apresentação pela primeira vez na América do Sul da nova geração
global da Transit que também deve chegar por aqui no próximo ano.
A Renault continua sua estratégia de
popularizar os modelos elétricos. No salão a marca anunciou a venda de seis
unidades do Kangoo Maxi ZE para a FedEx. Já imaginou o Novo Uno Furgão? A Fiat
revelou o modelo juntamente com o Novo Fiorino, modelo que tem lançamento
programado para o fim de novembro.
O mais potente e caro caminhão do mundo foi
o destaque da Volvo. A marca apresentou o novo membro da família de
extrapesados, o FH16. Tendo como principal aplicação o transporte de cargaindivisívelo
FH16 750 tem no preço outro elemento de peso: R$ 1 milhão.
Buscando manter seu cronograma apresentado
dois anos atrás, a DAF anunciou o início das vendas de seu primeiro caminhão nacional,
produzido em Ponta Grossa, no Paraná.O modelo XF 105 começa a ganhar as ruas no
mês de novembro.
MECÂNICA
ONLINE
EXPERIENCE–Uma oportunidade
única de testar vários caminhões, de marcas diferentes. Essa oportunidade única
promovida através da Fenatran Experience aconteceu nas instalações do
sambódromo. De forma prática e inovadora, os principais fabricantes de
caminhões colocam seus produtos à disposição e prova nas mãos dos que mais
entendem: os próprios caminhoneiros.
INTERNATIONAL
–
A empresa de caminhões anunciou sua recente inaugurada Unidade Industrial de
Caminhões. Projetada seguindo os rigorosos sistemas de manufatura e qualidade
estabelecidos mundialmente pela companhia, a nova linha tem capacidade de
produção de 5 mil caminhões por ano.
ALCOA
–
Destacou sua carroceria aberta, do modelo carga seca de grande porte, feita
100% em alumínio extrudado e que conta com um sistema de fixação próprio,
substituindo o processo de soldagem.
AGRALE
–Marcando
presença o caminhão Agrale Marruá AM 41, que foi desenvolvido para as Forças
Armadas Brasileiras e uma cabine demonstrativa que proporciona aos visitantes
conhecer mais dos atributos de segurança, robustez e tecnologia.
CUMMINS
– A
fabricante de motores diesel e de componentes, lançou dois motores das linhas
média e pesada, com aumento de 20 cavalos de potência (cada um). O modelo ISL
8.9 (420 cavalos) recebeu mudanças internas na calibração de potência, sem
alterações no seu conjunto mecânico. Já o motor ISM 440 é o lançamento voltado
para caminhões pesados.
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do
Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário