Disponíveis para veículos de diversas marcas, as
transmissões automáticas da ZF para ônibus estão presentes em 68,5% dos
veículos equipados com esta tecnologia nas cidades do Rio de Janeiro (RJ),
Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Manaus (AM). E partem de um
princípio já aplicado pela ZF em suas transmissões para automóveis: quanto mais
marchas melhor, como demonstram as bem sucedidas aplicações da 8HP e, mais
recentemente, da 9HP, respectivamente, as transmissões automáticas de 8 e 9
marchas.
As frotas das
capitais brasileiras que optaram por esta tecnologia ZF obtêm uma série de
benefícios. Destaques para: o baixo consumo de combustível, que é possível em
função das 6 marchas; e maior conforto e segurança para motorista e
passageiros. Além disso, há menos impacto ao meio ambiente, resultante de itens
como o retardador primário, que reduz a velocidade do veículo sem a necessidade
do uso dos freios, fazendo com isso com que quantidades menores de pó de freio
sejam expelidas.
A ZF Ecolife é a
mais moderna transmissão automática do mundo para veículos comerciais, com foco
em transporte urbano. Os investimentos da ZF em Pesquisa & Desenvolvimento
entregam altos níveis de produtividade por meio da tecnologia, aliando
eficiência e menor consumo de combustível. Um exemplo disso está no software
TopoDyn Life, que é responsável pela troca de marchas após reconhecer a
topografia e o peso transportado pelo veículo, ou seja, a escolha das marchas é
feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente (em
uma distância inferior à 10 metros, ou seja, menor que o comprimento do
veículo) qual é a marcha necessária.
Outro destaque das
transmissões é o retardador hidráulico primário, que garante a eficiência de
frenagem e, até 6 km/h, reduz a velocidade do veículo sem a utilização dos
freios – sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os
deslocamentos lentos são comuns por conta do forte tráfego.
Aproximadamente
650 transmissões automáticas de 6 marchas da ZF operam nos principais
corredores de ônibus de cinco capitais, das quais três abrigarão estes
grandes eventos esportivos. E diversas outras aplicações estão em andamento, atendendo
às necessidades das cidades para um transporte público eficiente e de
qualidade.As transmissões automáticas estão seguindo no continente
sul-americano o mesmo caminho bem sucedido já percorrido em outros mercados
globais.
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