segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ZF aplica tendência de número elevado de marchas para automóveis em suas transmissões automáticas para ônibus


Disponíveis para veículos de diversas marcas, as transmissões automáticas da ZF para ônibus estão presentes em 68,5% dos veículos equipados com esta tecnologia nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Manaus (AM). E partem de um princípio já aplicado pela ZF em suas transmissões para automóveis: quanto mais marchas melhor, como demonstram as bem sucedidas aplicações da 8HP e, mais recentemente, da 9HP, respectivamente, as transmissões automáticas de 8 e 9 marchas.

As frotas das capitais brasileiras que optaram por esta tecnologia ZF obtêm uma série de benefícios. Destaques para: o baixo consumo de combustível, que é possível em função das 6 marchas; e maior conforto e segurança para motorista e passageiros. Além disso, há menos impacto ao meio ambiente, resultante de itens como o retardador primário, que reduz a velocidade do veículo sem a necessidade do uso dos freios, fazendo com isso com que quantidades menores de pó de freio sejam expelidas.

A ZF Ecolife é a mais moderna transmissão automática do mundo para veículos comerciais, com foco em transporte urbano. Os investimentos da ZF em Pesquisa & Desenvolvimento entregam altos níveis de produtividade por meio da tecnologia, aliando eficiência e menor consumo de combustível. Um exemplo disso está no software TopoDyn Life, que é responsável pela troca de marchas após reconhecer a topografia e o peso transportado pelo veículo, ou seja, a escolha das marchas é feita pela “inteligência artificial” do programa, que calcula rapidamente (em uma distância inferior à 10 metros, ou seja, menor que o comprimento do veículo) qual é a marcha necessária.

Outro destaque das transmissões é o retardador hidráulico primário, que garante a eficiência de frenagem e, até 6 km/h, reduz a velocidade do veículo sem a utilização dos freios – sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta do forte tráfego.


Aproximadamente 650 transmissões automáticas de 6 marchas da ZF operam nos principais corredores de ônibus de cinco capitais, das quais três abrigarão  estes grandes eventos esportivos. E diversas outras aplicações estão em andamento, atendendo às necessidades das cidades para um transporte público eficiente e de qualidade.As transmissões automáticas estão seguindo no continente sul-americano o mesmo caminho bem sucedido já percorrido em outros mercados globais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário