domingo, 20 de julho de 2014

Helio Castroneves amplia liderança da Fórmula Indy no Canadá

Numa rodada dupla na qual conquistou um 2º lugar, um 12º, uma pole position, bonificação por liderar as duas provas e um total de 62 pontos, Helio Castroneves ampliou em Toronto a sua liderança na Indy Car. Se o piloto do Team Penske havia chegado ao Canadá com nove pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe Will Power, soma agora 533 contra 520 (13 de diferença).

As duas corridas da etapa canadense da IndyCar foram realizadas neste domingo, visto a impossibilidade de ser disputada a prova de abertura da rodada, marcada para sábado, em razão das chuvas.A mudança de programação cancelou Qualifying para a segunda disputa, de modo que Castroneves largou na pole position por estar liderando o campeonato.

Na largada da corrida #1, Castroneves manteve a posição conquistada no Qualifying e era o 2º até a volta 4, quando a perdeu para Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport). A partir daí fez uma prova marcada pela constância e na volta 41 – de 65 – já estava de retorno à sua posição original, recebendo a bandeira em 2º logo após o vencedor, Sebastien Bourdais (KV Racing Technology) e à frente de Tony Kanaan, brasileiro da Chip Ganassi Racing que completou o pódio.

Na prova da tarde, manteve a ponta na largada e liderou um total de 32 voltas. A liderança foi mantida mesmo na parada de box para colocar pneus de chuva. Como a precipitação foi em menos quantidade do que no sábado, na parte final da prova vários pilotos voltaram ao slicks, Castroneves entre eles. Outros preferiram se arriscar.

A conseqüência disso foi uma prova bem acidentada em suas voltas finais, inclusive para Castroneves, que teve o bico de seu carro danificado em um verdadeiro “engavetamento”, ocorrência que gerou uma bandeira vermelha faltando algo em torno de cinco minutos (para acomodar as duas corridas no mesmo dia, o número de voltas foi reduzido para 65 ou 90 minutos, cada). Na retomada, Mike Conway (Ed Carpenter Racing) venceu, seguido por Kanaan e Power.


Embora o 12º lugar na chegada tenha sido um resultado adverso para quem liderou mais da metade da competição de 56 voltas, foi o suficiente para a manutenção da curva ascendente. A próxima etapa, a 15ª de 18, será disputada no dia 3 de agosto no estado norte-americano de Ohio, local do circuito misto permanente Mid-Ohio Sports Car Course, pista que registra duas vitórias e duas poles de Helio Castroneves

Nenhum comentário:

Postar um comentário