A Lavrita Engenharia entregou 33 caminhões de combate a
incêndio aeroportuário, com
plataforma do Scania P 440 4x4, à Secretária de Aviação Civil (SAC) com a
presença do ministro-chefe da pasta, Moreira Franco. A cerimônia realizada na
sede da Lavrita, em São Bernardo do Campo (SP), faz parte do Programa de
Investimento em Logística: Aeroportos, da SAC, que pretende levar a aviação
comercial ao interior do Brasil.
A licitação vencida pela Lavrita prevê nesta primeira
fase a compra de 64 unidades do CCI-AP2-Fênix, com plataforma do Scania P 440
4x4, num acordo de R$ 101.750,400 milhões. Os 31 modelos restantes do lote
total de 64 serão entregues até o final deste ano à SAC.Os 33 caminhões
entregues neste primeiro lote serão locados pela SAC a aeroportos das cidades
de Alta Floresta (MT), Altamira (PA), Araguaína (TO), Barreiras (BA), Bonito
(MS), Cacoal (RO), Caruaru (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Fernando de Noronha
(PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE),
Macapá (AP), Marabá (PA), Paulo Afonso (BA), Santarém (PA), Sinop (MT),
Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Vitória da Conquista (BA).
O nome técnico do CCI-AP2-Fênix tem por
significado: carros de combate a incêndio do tipo ataque principal classe 2,
modelo Fênix. Com base na cabine e no chassi do P 440 4x4, veículo tradicional
da linha especial para combate a incêndios e de eficácia já reconhecida pelos
clientes da Scania na Europa, a Lavrita projeta, fabrica e monta o equipamento
com implementos da Rosenbauer (da Áustria) com produtos da mais alta tecnologia
disponível como bomba de água, canhões monitores e demais itens determinados
pelas normas contra incêndio aeroportuário.
O CCI-AP2-Fênix possui motor Scania de 13 litros com
potência de 440cv, tração 4x4 (para atuar em qualquer tipo de terreno),
gerenciamento eletrônico total, ar condicionado, sistema de freios ABS/EBS,
capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de
espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS
(pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com
alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m. Vale a pena
ressaltar que estes veículos só atuam em caso de emergências e para serem
eficientes atingem uma velocidade de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos,
atendendo a normas internacionais. A velocidade final chega a 113
km/h.
Outro diferencial está na caixa de transmissão automática
Allison série HD 4500 que permite o deslocamento do veículo e o uso da moto
bomba simultaneamente, ou seja, é possível jogar água e andar ao mesmo tempo, o
que reverte ao bombeiro um ganho de velocidade e eficiência. O câmbio, em forma
de joystick, também deixa a marcha ser engatada em alta rotação, além de ser
equipado com tomada de força e divisor de potência.
Cada caminhão pode atuar em quaisquer aeroportos das
Américas, pois recebeu homologações de 260 itens para atender normas e
regulamentações internacionais e nacionais de instituições como NFPA (EUA –
Standard for Aircraft Rescue and Fire – Fighting Vehicles), ICAO (Canadá –
International Civil Aviation Organization), FAA (EUA – Federal Aviation
Organization), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria da
Aviação Civil).
A Scania oferece ao mercado seus veículos especiais da
linha de resgate para aplicações em aeroportos, de caminhões-tanque de
água/espuma e de água/resgate, escadas elevatórias e plataforma e de veículos
de combate a incêndio para diversos objetivos; nas configurações de rodas 4x2,
6x2, 6x4, 8x4, 4x4 e 6x6. Além de um completo portfólio de serviços para tornar
a operação ainda mais rentável e com máxima disponibilidade.
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