quinta-feira, 24 de julho de 2014

Firjan premia MAN Latin America por incentivo à exportação no estado


O Sistema Firjan reconheceu a MAN Latin America, na manhã desta terça-feira (22/7), com o Prêmio Rio Export, na categoria Destaque Emissão de Certificado de Origem, por sua atuação de destaque em mercados internacionais. Líder em vendas de caminhões no Brasil há 11 anos consecutivos e no primeiro semestre de 2014 de acordo com a Anfavea, a MAN Latin America também é uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do país, com as marcas Volkswagen e MAN.

Em sua 17ª edição, a premiação reconhece a montadora por seu incentivo ao perfil exportador do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013, cerca de 8.250 veículos saíram das linhas de produção da fábrica da MAN Latin America em Resende, no interior do estado, para ganhar as ruas e estradas de mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

A fábrica da MAN Latin America — uma das mais modernas de caminhões e ônibus do mundo — está instalada estrategicamente próxima aos mais importantes portos do Brasil. O alto desempenho, a robustez, a qualidade e a durabilidade dos veículos produzidos pela empresa ultrapassaram as fronteiras brasileiras e suas exportações já superaram a marca de 100 mil unidades espalhadas por todo o mundo.

A vocação exportadora da MAN Latin America teve início bem cedo em sua história. Logo em seu primeiro ano, a empresa já comemorava o envio dos primeiros veículos para mercados internacionais, rumo ao Paraguai e ao Chile. Hoje, a Argentina se configura como um dos principais parceiros comerciais da empresa, com mais de 15 anos de atuação no mercado do país vizinho.

O continente africano também está entre as prioridades de exportação da MAN Latin America. Produtos brasileiros rodam em países como África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Botswana, Namíbia, Angola, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gâmbia e Gana. O primeiro embarque ao continente foi em 1982 com o envio de unidades ao Egito.

Para a África do Sul, a montadora exporta caminhões e ônibus na forma de kits (sistema SKD), a serem montados na cidade de Pinetown e destinados não apenas ao mercado local, mas aos países vizinhos que utilizam modelos com direção do lado direito. Na parte ocidental do continente, os veículos já chegam completos do Brasil.

Ao todo, são quase 200 concessionárias e pontos de atendimento da rede autorizada da MAN Latin America nos mercados internacionais. Seus importadores contam com uma equipe de profissionais altamente qualificados em todos os países para onde os veículos são exportados.

 


Sobre o Prêmio Rio Export

Criado em 1998 para valorizar o esforço e o desempenho exportador das empresas fluminenses, o prêmio é promovido pelo Sistema FIRJAN, pelo Banco do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O prêmio é entregue, anualmente, às companhias que mais se destacaram em cada categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário