A Triumph está ampliando
no mercado brasileiro a sua linha de motocicletas do crescente segmento cruiser, que já contava com os modelos Thunderbird Storm e
Rocket III Roadster. A partir de hoje, começa a ser comercializada no País,
também, a Thunderbird Commander, apresentada mundialmente em 2013. Em relação à
Thunderbird Storm, a nova Commander traz inovações como um visual mais clássico
com o uso maior de elementos cromados, banco mais confortável e novo pneu mais
largo na dianteira – e tudo isso mantendo o mesmo motor imenso, chamado de T16,
de 1.699 cc. A motocicleta chega
às 12 concessionárias Triumph com preço sugerido de R$ 53.900,00. Uma das
características mais marcantes do novo modelo é o seu visual imponente e
vigoroso, que chama a atenção em qualquer condição. Muito mais do que uma
questão de estilo, a Commander supera as elevadas expectativas da categoria cruiser graças ao seu potente motor, ao chassi refinado e à
uma posição de pilotagem ampla e confortável.
A Commander leva o conceito cruiser mais longe ao não abrir mão de valores que
normalmente não são associados ao segmento, como conforto, praticidade,
confiabilidade e muita tecnologia em cada componente. Antes de qualquer coisa,
portanto, a Commander é uma cruiser da Triumph. E esta realidade pode ser
comprovada em cada detalhe. O banco da motocicleta, por exemplo, foi
remodelado e passou a contar com o dobro da espessura de espuma do que o
utilizado na versão Storm. O banco também foi especialmente moldado com
laterais maiores e alargadas e conta com um suporte lombar para fornecer
conforto máximo até mesmo no final de um longo dia. O material de revestimento
contém certo nível de elasticidade para que ele “ceda” conforme o banco se
comprime, mantendo a forma ideal e reduzindo pontos de pressão desconfortáveis.
Com isso, a Commander proporciona uma dose ainda maior de
conforto ao motociclista e, ao mesmo tempo, mantém a altura baixa do banco,
seguindo a linha tradicional de uma autêntica cruiser e garantindo que o modelo
seja acessível a uma gama maior de pilotos de diferentes estaturas. Para conseguir isso, foi necessário
desenvolver um novo design para a estrutura da Commander, juntamente com uma
geometria de direção revisada para acomodar os novos pneus mais largos. A Thunderbird Commander utiliza o propulsor com dois cilindros paralelos
que é utilizado na versão Storm. Equipado com um par de pistões forjados do
tamanho de um pires, duplo comando, oito válvulas e 270° graus de intervalo de
ignição, este motor produz 93,8 cv de potência (a 5.400 rpm) e 151 Nm de torque
(a apenas 3.550 rpm). São números que garantem incrível flexibilidade e
versatilidade à motocicleta, seja acelerando em estrada aberta ou no tráfego da
cidade, permitindo que o modelo vá de baixas a altas velocidades sem
dificuldades e com muita rapidez.
O trabalho
cuidadoso de desenvolvimento realizado pelos engenheiros da Triumph garante que
a Commander aproveite todo o seu desempenho através da sua transmissão de seis
marchas precisa e suave. A transmissão final do conjunto utiliza correia
dentada, para garantir menos manutenção e vida mais longa ao equipamento. Para a Triumph, é importante que o ronco do motor esteja na mesma sintonia
do seu desempenho. Por isso, o modelo conta com um sistema de escape
desenvolvido para este fim. No visual do conjunto, destaque para o par de tubos coletores
amplos que sai dos cilindros com um corte simples, antes que estes se dobrem em
direção aos silenciadores, em uma homenagem à herança venerada do tradicional
cilindro duplo paralelo da Triumph. Além disso, vale destacar as aletas
usinadas e a tampa cromada do propulsor, instaladas junto à caixa de motor, e
os tambores escuros, que formam um visual bonito e imponente.
O estilo inigualável da motocicleta também é reforçado pelos
garfos de aço inoxidável polido, faróis duplos tradicionais da marca, emblemas
Commander feitos sob medida e pelo conjunto de lanterna e indicadores traseiros
em LED, que, juntos, criam uma cruiser muito elegante e com personalidade
própria. Para compor este visual, também contribui o aspecto robusto dos pneus
e das suas rodas de 17 polegadas na traseira e na dianteira. Um motor com desempenho tão elevado exige um chassi
igualmente eficiente e capaz de atender a premissa da Triumph de que toda
motocicleta, independentemente do seu estilo, deve ser ágil e estável, deve
contar com uma direção neutra e previsível e dispor de suspensão e freios de
alta performance.
A partir do momento em que
a Thunderbird Commander começa a se movimentar, o seu piloto logo entenderá que ela foi
desenvolvida tendo o controle de manuseio como prioridade. Uma direção leve e
neutra, por exemplo, compensa a largura maior do pneu. A distribuição de peso
do motor foi planejada para que o centro de gravidade da motocicleta seja
focado na frente e abaixo dos joelhos do motociclista, garantindo à Commander
uma inclinação suave e equilibrada nas curvas. A ergonomia da Commander também foi pensada para explorar todas as facetas do
desempenho do motor e do chassi. Um bom exemplo foram as mudanças efetuadas no
banco do piloto.
Suas pedaleiras de alta qualidade são feitas de
alumínio cromado, apresentando placas protetoras substituíveis. O guidão
oferece uma posição das mãos ampla e, ao mesmo tempo, com sensação natural,
enquanto o chicote elétrico foi embutido dentro das barras para proporcionar
uma visão limpa e livre para o piloto.
Outros detalhes
práticos e marcantes incluem um imobilizador de chave codificado e o console do
painel de instrumentos bem posicionado, montado sobre o tanque, e contendo
velocímetro analógico clássico, medidor de combustível e uma tela de LCD com
informações como autonomia, hodômetro, relógio – tudo com fácil acesso ao
piloto. Parte da atração da Thunderbird Commander
é a sua capacidade de ser customizada conforme o gosto pessoal do piloto – e,
portanto, uma ampla variedade de acessórios está disponível para equipar a
moto. A motocicleta chega ao mercado
brasileiro com duas opções de cores: Crimson
Sunset Red/Lava Red e Phantom Black/Storm Grey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário