Seguindo a
tradição de pioneirismo, vanguarda e inovação tecnológica que sempre nortearam
a sua atuação, a Honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada no
mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System).
Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia disponível
nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da marca em
desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões
ambientais.
A introdução do
sistema de freio CBS em uma motocicleta street de baixa
cilindrada mostra-se um grande diferencial por possibilitar, mesmo para os
condutores com pouca experiência e /ou vícios de pilotagem, uma condição mais
equilibrada e eficiente na utilização dos freios.
Considerando
esse cenário, o sistema CBS torna-se a opção ideal, porque pode reduzir em até
20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com
um modelo standard. Além disso, possibilita uma condição mais
equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, ao minimizar os erros
frequentes cometidos por motociclistas.
O CBS da CG
150 Titan diferencia-se do aplicado nas scooters da marca por dispor de sistema
de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico. Ao acionar o
pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado
automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a
força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser
de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Com isso, reduz-se o espaço
necessário para a frenagem.
Vanguarda
tecnológica
A Honda foi a
primeira fabricante a utilizar discos dianteiros no sistema de frenagens de
motocicletas. Aplicado pioneiramente à CB750 Four, em 1969, a inovação assegurou
grande melhoria e maior eficácia à capacidade de frenagem das modelos
produzidos em série.
Coube também à
marca o desenvolvimento do sistema de freios CBS em motocicletas. Os testes
iniciais, em 1976, utilizaram as pistas de competição como laboratório, com a
novidade tecnológica agregada a um modelo RCB1000, que participava da
modalidade Endurance. O objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do
piloto em provas de longa duração. Em 1982, o sistema foi instalado pela
primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos,
passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente representa
uma tecnologia aplicada a modelos como as scooters Lead PCX, verdadeiros
sucessos de vendas no Brasil e principais mercados do exterior.
CG: Líder de vendas
Lançada no
mercado brasileiro em 1976 e líder absoluta de seu segmento,
a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no
modelo 2015. O painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem,
com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio
por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com display em
tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio.
A motocicleta é
equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico,
quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no
cabeçote e balancins roletados. Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado
brasileiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera
potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500
rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de
14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.
O modelo possui
módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), transmissão de
cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo. A suspensão
dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. Na traseira, conta com
conjunto de amortecedores e mola com 106mm. Na frente, os pneus são do tipo
80/100 – 18 e, na traseira, 90/90 – 18. A versão EX dispõe de rodas de liga
leve, com raios vazados e desenho exclusivo.
A CG 150 Titan CBS conta com três anos de garantia e estará à disposição na
rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (ESD),
vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX). Os preços
públicos sugeridos são R$ 7.680,00 para a versão ESD e R$
8.180,00para a EX. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem
despesas com frete e seguro.
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