A Aliança
Renault-Nissan e a Daimler podem contar com futuro estável em longo prazo e
todos os projetos comuns estão sendo desenvolvidos conforme as previsões,
declararam hoje os CEOs dos dois grupos, durante seu encontro anual com a
imprensa no Salão do Automóvel de Paris.
A parceria entre
Renault-Nissan e Daimler começou em 2010. Originalmente, a cooperação se
referia apenas a três projetos, essencialmente na Europa. O portfólio conjunto
de Renault-Nissan e Daimler posteriormente quadruplicou, passando para 12
projetos, na Europa, Ásia e América do Norte.
“A dimensão mundial
destes programas é a garantia que esta colaboração continuará a se desenvolver,
por isso estamos convencidos de que nossa parceria se insere em um longo prazo”, declarou Carlos Ghosn, CEO da
Renault-Nissan. “Esta parceria permite a aceleração do lançamento no mercado de
alguns veículos importantes e constitui evidentemente um diferencial
estratégico para a Renault e a Nissan. Estamos confiantes na solidez de nossas
relações para os anos futuros.”
“Desde o início, em 2010, esta cooperação está cumprindo suas
promessas e vai muito além”, comemorou Dieter Zetsche, CEO da
Daimler AG e principal executivo da marca Mercedes-Benz. “Continuaremos no futuro a trabalhar da mesma maneira, no âmbito de projetos
conjuntos benéficos para todos os parceiros, e a criar valor para nossos
clientes de todo o mundo. Trata-se sem dúvida de um ciclo virtuoso que está se
perpetuando.”
Estas
declarações acontecem em um momento em que a Aliança e a Daimler estão lançando
no mercado, neste fim de ano, seus primeiros veículos totalmente desenvolvidos
em conjunto de ‘A a Z’ – os novos Renault Twingo, Smart ForTwo e Smart
ForFour. O Renault Twingo começou a ser vendido na Europa no mês de setembro,
enquanto que o Smart ForTwo e o Smart ForFour serão comercializados a partir de
novembro próximo. Estes veículos urbanos são feitos a partir de uma arquitetura
com tração traseira desenvolvida em comum, com a participação de equipes das
duas montadoras, que trabalharam em estreita colaboração ao longo destes quatro
últimos anos.
Os três modelos,
apresentados no Salão do Automóvel de Paris, são produtos distintos, tendo cada
um sua própria identidade de marca, facilmente reconhecível. O Smart ForTwo é
produzido na fábrica Smart de Hambach, na França, enquanto que o Twingo e o
Smart ForFour são fabricados nas linhas de produção da fábrica Renault de Novo
Mesto, na Eslovênia.
Em junho de
2014, a Nissan e a Daimler anunciaram sua intenção de desenvolver conjuntamente
veículos compactos alto de gama e fabricá-los juntos no México.
A construção de
uma unidade de produção de propriedade conjunta das duas empresas em
Aguascalientes, próximo de uma fábrica Nissan já existente, começará no início
de 2015. A produção iniciará em 2017 com modelos da marca Infiniti. Veículos
Mercedes-Benz começarão a sair das linhas de produção em 2018. Quando estiver
operando com sua capacidade máxima, esta fábrica mexicana terá condições de
produzir anualmente 300.000 unidades.
Os veículos
compactos alto de gama serão também produzidos em outras fábricas Daimler e
Nissan, principalmente na Europa e na China.
Os dois grupos
continuam, ao mesmo tempo, a fornecer mutuamente componentes mecânicos. A
Renault fornece desde setembro motores diesel de 1,6 litro destinados aos novos
Mercedes Classe C e Mercedes Vito furgão. A Renault fabrica também o motor a
gasolina de 1 litro e 3 cilindros a injeção e o motor a gasolina de 900cc turbo
de 3 cilindros que equipam respectivamente o Smart ForFour e o Smart ForTwo.
A produção
conjunta de um motor a gasolina de 2 litros turbo de 4 cilindros começou em
junho na nova unidade de fabricação de sistemas mecânicos de propriedade da
Nissan e da Daimler em Decherd, no Tennessee (EUA). Feito na fábrica da
Infiniti (fábrica de motores Decherd), este motor equipará em um primeiro
momento as versões europeias do sedã esportivo Infiniti Q50 e do Mercedes-Benz
Classe C. A nova unidade poderá produzir em médio prazo 250.000 exemplares por
ano.
Já para veículos
utilitários leves, a empresa Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation
(MFTBC), que faz parte do grupo Daimler, e a Nissan Motor acabam de assinar um
contrato para o fornecimento de veículos utilitários leves destinados à
exportação. Segundo os termos deste contrato, a Nissan fornecerá seu utilitário
“NV350 Urvan” (peso total de 3,5 toneladas) à Mitsubishi Fuso, que o
comercializará no Oriente Médio como “CanterVan” a partir de 2014.
O acordo final
aconteceu um ano após a assinatura pelos dois parceiros de um primeiro
compromisso, em 11 de setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário