O BMW Group comemorou, na quinta-feira (9), a produção
do primeiro veículo da marca em sua nova fábrica sulamericana de automóveis,
instalada na cidade de Araquari (Santa Catarina). Com investimento de mais de
200 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões), a unidade fabril terá
capacidade para produzir até 32 mil carros por ano, a começar por modelos BMW
Série 3, a linha de veículos premium mais vendida no Brasil e no mundo. A
fábrica prevê a contratação de 1.300 profissionais – até o momento, cerca de
500 colaboradores já foram admitidos – e a geração de 2.500 vagas indiretas,
incluindo fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
Com esse marco histórico, o
projeto da fábrica do BMW Group cumpre com sucesso mais uma etapa, marcada pelo
início da montagem dos automóveis. Em setembro de 2015 está prevista a
finalização da obra, quando a unidade produtiva terá suas atividades de
soldagem e pintura plenamente operantes. Inicialmente, serão montados os
modelos BMW Série 3, BMW Série 1, BMW X1, BMW X3 e MINI Countryman.
Com uma área total de 1,5
milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área
pavimentada, a nova fábrica da BMW é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo,
em 14 países. A infraestrutura da unidade produtiva contemplará as atividades
de montagem, carroceria/soldagem, sistemas de pintura e logística, além de
prédios administrativos e auxiliares.
O BMW Group possui o objetivo
estratégico de equilibrar o crescimento dos negócios em todos os continentes.
Em Munique (Alemanha), Harald Krüger, membro do Conselho Administrativo da BMW
AG, comentou: “A nova unidade produtiva no Brasil será um elemento importante
em nossa rede internacional de produção e terá uma contribuição significativa
para o crescimento lucrativo e sustentável do BMW Group. Nosso princípio
estratégico de que a produção segue a demanda de mercado já se mostrou muito
efetivo em países como EUA e China e também assegurará o sucesso de nosso
negócio no Brasil”.
“Hoje marcamos o início de um
novo momento para o BMW Group no Brasil, que consolida a grande expansão
nacional que tivemos na última década e reforça a relevância do País nas
estratégias do BMW Group em longo prazo. Temos grandes expectativas em relação
ao mercado brasileiro, que nos últimos anos tem se mostrado cada vez mais
receptivo aos nossos produtos, com grande potencial de crescimento”, afirma
Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
Para assegurar que os
automóveis que sairão da linha de montagem brasileira terão qualidade premium
idêntica à encontrada nas demais unidades produtivas do BMW Group, a empresa
trouxe equipamentos de última geração e treinou a equipe que atuará na produção
dos veículos em uma réplica da linha de montagem instalada no centro de
treinamento do grupo em Joinville (SC), que simula o ambiente real que esses
profissionais encontram na fábrica. “O coração do nosso centro de treinamento
sempre foi a linha de montagem, de modo que toda a nossa equipe fosse
qualificada considerando os rigorosos procedimentos do BMW Group. Isso nos
permite iniciar a produção respeitando os padrões de qualidade da empresa
mundialmente, seja na Alemanha, na China ou no Brasil”, finaliza Gerald Degen,
Vice-presidente Sênior do BMW Group Brasil responsável pela fábrica
Araquari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário