A irregularidade técnica que levou Leandro Totti à
desclassificação na oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no
último domingo (12) em Guaporé (RS), teve origem no acidente sofrido pelo
paranaense no treino de aquecimento de horas antes da largada no Autódromo
Internacional Dr. Nelson Luiz Barro. As avarias causadas ao caminhão
Volkswagen-MAN tiveram efeito no ângulo de cambagem das rodas dianteiras.
Depois de oito voltas no warm up, Totti saiu da pista e bateu na proteção de
pneus. “A batida entortou o eixo dianteiro do caminhão dele. Nós tentamos
restabelecer o acerto, mas consertar um eixo em poucas horas estando em um
autódromo, sem a condição que temos na sede da equipe, não é tarefa fácil”,
explicou o chefe de equipe da RM Competições, Renato Martins. “Isso acabou
alterando o ângulo de cambagem das rodas dianteiras”, disse.
A diferença no ângulo da cambagem determinou a desclassificação do
Volkswagen-MAN número 73 pelos comissários desportivos, após a realização da
vistoria técnica. “O limite previsto no regulamento é de 4,00 graus. Ficamos
com 4,07 na roda direita. Sabíamos, depois do acidente, que haveria o risco de
não conseguirmos trazer a cambagem para dentro do limite, o eixo ficou muito
danificado. Tentamos, era o que podia ser feito”, resumiu Martins.
Totti havia terminado a etapa em terceiro lugar. Ele lidera o Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck com 183 pontos, 34 a mais que o paulista Felipe
Giaffone, seu companheiro de equipe e vice-líder. O paranaense tem a chance de
conquistar o título com uma etapa de antecipação em sua cidade, Londrina, que
voltará a receber a categoria para a nona corrida de 2014, marcada para o dia 2
de novembro no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
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