Graças a sua impressionante capacidade de veículo “todo
terreno” para as severas operações off-road, o caminhão especial Mercedes-Benz
Unimog tem sido, já há décadas, o favorito no setor de energia elétrica em
vários países europeus. Agora, por exemplo, a Askja, revendedora da Daimler com
sede em Reykjavik, capital na Islândia, acaba de entregar o Unimog U 4000 para
a Landsnet, operadora responsável pelo fornecimento de energia elétrica para os
cerca de 325.000 habitantes da segunda maior ilha da Europa. O veículo é
destinado a operações nas Terras Altas, região de intensa atividade vulcânica,
geleiras, lagos e rios.
Com seu motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4 cilindros já
amplamente aprovado no mercado, que desenvolve potência de 160 kW (218 hp), o
Unimog U 4000 “todo terreno” consegue enfrentar com êxito mesmo os locais mais
desafiadores dessa ilha do mar da Noruega caracterizada pelo alto nível de
atividade vulcânica.
O ponto mais forte do Unimog U 4000 são os seus eixos
portantes e sua alta capacidade de torção, com base em molas helicoidais, o que
permite que o veículo atravesse trechos alagados de até 1,20 metro de
profundidade. O papel decisivo para garantir ótima condução e conforto durante
operações off-road é executado pelo suporte duplo de três pontos do motor,
transmissão e cabina, bem como pelo suporte duplo de três pontos da carroçaria.A versão entregue à Landsnet se caracteriza pelo
entreeixos longo de 3.850 mm, PBT de 8,5 toneladas e carroçaria do tipo baú
para ferramentas e peças.
Gudlaugur Sigurgeirsson, gerente de Operações e
Manutenção da Landsnet, explica o porquê da escolha do Unimog:
"Experimentamos uma ampla série de veículos off-road para encontrar a
solução ideal que atendesse a nossas necessidades. Entretanto, na maioria das
vezes, os sistemas de tração e motores quebraram sob os esforços a que foram
submetidos em nossas tarefas, que frequentemente duravam por até 16 horas. Em
muitos casos, os veículos nem mesmo conseguiam atingir o local da obra".
Sigurgeirsson destaca que os custos de operação dos
veículos off-road testados eram excessivamente altos e suas cabinas só tinham
espaço para dois ocupantes. Com isso, o equipamento necessário para a obra
tinha que ser acomodado nos bancos traseiros. Como cada equipe de manutenção é
formada por, no mínimo, três pessoas que trabalham por até cinco dias por vez e
em regiões inabitadas, era essencial encontrar um veículo capaz de garantir a
segurança para as tripulações da empresa.
Diante dessas demandas, a Landsnet escolheu o caminhão
especial da Mercedes-Benz. "O Unimog foi então a melhor escolha",
afirmou Gudlaugur Sigurgeirsson. "Todos os equipamentos para uma equipe de
manutenção de até cinco pessoas tinha que suportar as condições extremamente
adversas das Terras Altas da Islândia. E o Unimog é um exemplo impressionante
de como atender a esses requisitos. Trata-se de um veículo que consegue superar
até mesmo as mais difíceis situações e condições e que oferece espaço
suficiente para o motorista, os membros da equipe e os equipamentos de que eles
precisam. O U 4000 permite que trabalhemos eficientemente naquela região".
Nenhum comentário:
Postar um comentário