Em uma exposição
especial intitulada “Razzia” (em português: Batida Policial), o Audi Museum
Mobile apresentará 14 carros patrulha de quase todas as eras da história dos
carros policiais. A nova mostra especial será realizada de 10 de abril a 30 de
agosto de 2015. O museu está oferecendo excursões especiais para a exposição.
Um outro destaque: os visitantes agora poderão ver os “Tesouros de Neckarsulm”
– carros e motocicletas históricos dessa unidade da Audi – no elevador
Paternoster do museu.
Embora a polícia
nos Estados Unidos tenha percebido muito cedo que o carro era extremamente
apropriado para combater o crime, os departamentos de polícia da Alemanha
continuaram por muito tempo a enviar seus policiais e patrulheiros estaduais
para cumprir suas missões a pé ou de bicicleta. Os meios de locomoção da
polícia na Alemanha só mudaram após a Primeira Guerra Mundial. A peça mais
antiga exibida na mostra, o carro para esquadrão de polícia, 1930 Horch 400,
nasceu durante aquela era.
Porém foram
necessários vários anos para que o carro finalmente conquistasse seu espaço no
trabalho policial. Os departamentos de polícia da época enviavam modelos tanto
da Auto Union GmbH quanto da NSU Motorenwerke AG para fazer suas patrulhas. As
peças exibidas no museu incluem um DKW 1000 S (1963), que era usado pela
patrulha rodoviária de Münster, e um NSU Prinz 4 de 1964.
Os outros carros
da exposição que são testemunho da era do milagre econômico alemão incluem o
Volkswagen Type 18 A (1949) e um Hanomag L 28 GruKW (“Gruppenkraftwagen,” em
português: carro para um grupo de pessoas), feito em 1951. Muitos visitantes
também recordarão da lendária série de TV dos anos 1960 “Funkstreife Isar 12”
(“Radiopatrulha Isar 12”), quando eles derem uma olhada no BMW 501 no museu.
Ele fez história na televisão como o chamado “anjo barroco.” Além disso, um
1964 Porsche 356 da patrulha rodoviária está sendo exibido.
O Audi 100 (C1)
também usava um uniforme policial – a peça em exposição saiu da linha de
montagem em 1971. A Audi fornecia essencialmente o espaçoso sedan para as
patrulhas rodoviárias de Schleswig-Holstein, Baixa Saxônia e Bavária. A polícia
nacional da antiga República Democrática alemã usava o Wartburg 353 – a mostra
especial inclui um modelo de 1983.
Os modelos da
Audi dos anos 1990 vêm a seguir com um design verde e branco. O Audi 80 (B4),
produzido em Ingolstadt, chegou ao estrelato na série de televisão “Hubert und
Staller” que estreou em novembro de 2011. O Audi A6 (C4) de alto desempenho –
produzido de 1990 a 1994 – é particularmente indicado para atuar em rodovias.
Com esse modelo, o carro patrulha começou a se desenvolver até se tornar uma
moderna estação de trabalho conectada digitalmente onde tantos oficiais de
polícia passam agora mais da metade do seu horário de trabalho.
Um Audi A4 Avant
de 2005 e um Lamborghini Gallardo Polizia – com 500 cv, um dos carros de
polícia mais rápidos do mundo – são exibidos como representantes da
história mais recente. A peça em exibição mais recente é de 2009: um VW
Scirocco em azul-prata. No entanto, esse cupê esportivo nunca foi usado no
serviço policial. Ele foi desenvolvido especialmente para as atividades de
segurança de um clube de “tuning” de automóveis.
Veículos
motorizados de duas rodas completam a viagem pela história policial: a NSU
Quickly como motocicleta motorizada policial (1953), uma NSU Supermax Polizei
(1961), a Ducati 600 Desmo Polizia Urban (1983) e uma MZ ETZ 250 VP
monocilíndrica e com garfo telescópico, de 1985.
Um programa
especialmente desenvolvido para crianças leva os jovens visitantes (6 a 12 anos
de idade) da exposição por uma viagem ao mundo do trabalho policial. Em
“Tatü-tata, die Kinderpolizei ist da!” (“Oba-oba, as crianças policiais estão
aqui!”) eles aprendem por que a luz é azul, onde originou a sirene, e a
história por trás do termo “os ratos brancos.” As crianças policiais poderão
experimentar o que aprenderam em um projeto interativo com um carro de pedalar
que foi convertido em um carro patrulha. Mas eles terão de ser cuidadosos –
suas infrações de trânsito poderão ser capturadas em uma foto automática e
resultarão em multa. Mais informações sobre o programa para crianças e sobre as
excursões pela exposição especial podem ser obtidas junto ao Audi Welcome
Service (Serviço de Boas Vindas da Audi), no Tel.: 0800 283 4444 (na
Alemanha).
Além da nova
exposição especial, uma outra atração aguarda os visitantes do Audi Museum
Mobile. Os “Tesouros de Neckarsulm” também poderão ser vistos, agora no grande
elevador Paternoster. Eles documentam a história automotiva da unidade da Audi.
A empresa NSU foi fundada em 1873 em Riedlingen e transferida em 1900 para
Neckarsulm. Motocicletas começaram a ser fabricadas lá em 1901; a produção de
automóveis foi acrescentada em 1906. Uma seleção de 11 carros e cinco
motocicletas no elevador Paternoster do Audi Museum Mobile são um testemunho da
longa história da NSU.
Entre os objetos a serem vistos há itens históricos
raros, tais como o primeiro carro de corridas da NSU, o NSU 6/60 PS, que venceu
o primeiro “Grand Prix da Alemanha de Automóveis Esportivos.” Também está sendo
exibida uma NSU Baumm II, uma motocicleta especial que estabeleceu recordes
mundiais de velocidade em 1954 e em 1956. Ao lado de clássicos da NSU como a Ro
80, Wankel Spider e NSU TT, os visitantes também encontrarão um NSU Uruguay P6,
que a empresa produziu exclusivamente naquele país da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário