As vendas dos
automóveis e dos comerciais leves das 28 marcas associadas da ABEIFA
(Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos
Automotores), no período de janeiro a abril de 2015, foram 20,1% menores do que
as registradas em 2014. Nos quatro primeiros meses do ano, foram emplacadas
26.899 unidades, ante as 33.659 registradas em 2014. Na comparação com os
resultados de abril de 2014, quando foram emplacadas 7.897 unidades, a queda
foi de 14,5%, com 6.748 unidades comercializadas em abril de 2015.
Segundo a
ABEIFA, o desempenho das associadas segue o mesmo decepcionante e preocupante
resultado do mercado total – que inclui todos os automóveis e comerciais leves
emplacados no país. No acumulado do ano, a queda dos emplacamentos de
automóveis e de comerciais leves no Brasil chegou aos 18,4%.
“Ainda estamos
trabalhando com números muito baixos e, se não tivermos uma clara mensagem de
que os ajustes fiscais necessários serão aprovados pelo Congresso, os resultados
dos próximos meses seguirão essa mesma tendência”, argumenta o presidente da
entidade, Marcel Visconde. “Mesmo impopulares, essas medidas são necessárias
para a retomada da credibilidade e precisam ser tomadas com urgência, para que
o país recupere gradativamente a confiança e o crescimento”, complementa
Visconde.
A entidade
reitera o que já havia sinalizado no início do ano sobre uma eventual
necessidade de ajustes nas estruturas de seus associados. As marcas da ABEIFA
enfrentam as mesmas dificuldades que os demais agentes do setor, que já
anunciaram a readequação de suas estruturas e equipes. “Ajustes dessa natureza
são inevitáveis quando o mercado encolhe e as vendas caem nessa proporção”,
finaliza Marcel Visconde.
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