O Grupo Volkswagen destacou-se na décima apresentação
anual do prêmio AutomotiveINNOVATIONS, atribuído por conquistas excepcionais na
área de inovações na indústria automobilística, como um dos grandes vencedores
da noite, recebendo o prêmio de “Fabricante automotivo mais inovador 2015”,
assim como um prêmio especial como “Fabricante mais inovador da década”.
Os desenvolvedores do Grupo Volkswagen também obtiveram o
primeiro lugar nas categorias "Veículo conectado", "Veículo
conceito", "Propulsão convencional" e "Sistemas de
segurança".
Os prêmios AutomotiveINNOVATIONS são atribuídos todos os
anos pelo Center of Automotive Management (CAM – Centro de Gerenciamento
Automotivo), em colaboração com a firma de auditoria e consultoria PwC
(Pricewaterhouse Coopers).
“O Grupo Volkswagen se destaca pela expertise tecnológica
superior e pelo amplo portfólio de marcas inovadoras”, foi a conclusão do
último relatório do CAM, que este ano mais uma vez apontou o grupo sediado em
Wolfsburg como a empresa automobilística mais inovadora.
A força inovadora do
Grupo durante toda a última década também foi destacada no estudo. A explicação
oficial do CAM e da PwC para a concessão do prêmio foi o fato de que
"1.251 inovações individuais, 212 delas pioneiras no mundo, foram
desenvolvidas pela Volkswagen nos últimos dez anos. Os destaques entre elas
incluem o XL1, uma plataforma para novas tecnologias; o Bugatti Veyron, o
veículo de produção mais potente e veloz do mundo; os faróis de matriz de LEDs
da Audi e a primeira caixa de câmbio com duas embreagens e sete velocidades
produzida em série."
Na cerimônia de premiação, o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg,
membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi e responsável pela
coordenação do desenvolvimento intermarcas do Grupo Volkswagen declarou:
"Eu compartilho este prêmio com os 600.000 empregados de todas as 12
marcas do Grupo Volkswagen na Alemanha e todas as nossas filiais ao redor do
mundo. Eles estão criando a mobilidade de amanhã. O seu alto nível de
especialização técnica, grande criatividade e excelente qualidade de trabalho
tornam o Grupo Volkswagen líder em inovação no campo automotivo."
O Dr. Heinz-Jakob Neußer, membro do conselho de
Desenvolvimento da marca Volkswagen e chefe de desenvolvimento de trens de
força do Grupo Volkswagen afirmou: "A chave para o sucesso de uma empresa
é sua força inovadora. Continuaremos a expandir nossa liderança
tecnológica e a superar os desafios técnicos do futuro com produtos
sustentáveis."
O Grupo Volkswagen também garantiu o prêmio de melhor
fabricante na categoria "Propulsão convencional". Entre outros
pontos, o estudo elogiou a alta proporção de inovações em motores, como as
tecnologias start/stop e de recuperação de energia que permitem uma redução de
consumo média de 14%. Além disso, a ampla gama de motores altamente eficientes
chega às várias marcas do Grupo com muita rapidez.
O Grupo Volkswagen também reafirmou seu posicionamento
pioneiro na categoria "Sistemas de segurança", graça aos seus
numerosos sistemas de assistência e segurança. Muitas inovações estão sendo
introduzidas no novo Audi Q7, incluindo o assistente de prevenção de colisões,
o assistente de visão noturna (que reconhece animais e pessoas) e o assistente
de tráfego em cruzamentos (que evita colisões com veículos ao entrar no fluxo
do tráfego e em baixa velocidade). Menções especiais também foram feitas
aos destaques tecnológicos do atual Passat, que incluem o primeiro sistema de
Assistência de Emergência do mundo e o novo Trailer Assist (assistente de
reboque), que facilita a realização de manobras com trailers.
O estudo do CAM também revela a clara liderança do Grupo
Volkswagen ao apresentar a maioria das inovações na categoria "Veículo
conectado". Nesse sentido, a tendência tem sido o desenvolvimento de novos
conceitos de operação e display, como o "Cockpit Virtual" do Audi TT.
O conceito de controle do veículo do Volkswagen Golf R Touch, onde várias telas
de toque substituem os controles convencionais, também foi elogiado.
O estudo também apontou um posicionamento importante no
campo de "Veículos conceito / carroceria". No atual Passat, o uso de
metais de baixo peso na carroceria e chassi permitiu uma redução de peso de até
85 kg. Mais ainda, os aços de alta resistência e o alumínio usados no Audi Q7
levaram a uma redução de peso de até 325 kg. Na categoria "Veículos
conceito", foi destacado o conceito Audi TT Sportback - uma mescla de
carro-esporte e cupê de quatro portas.
O Centro de Gerenciamento Automotivo (CAM), localizado em
Bergisch-Gladbach, é um instituto independente para pesquisa empírica de temas
relativos ao automóvel e a mobilidade e promove o extenso estudo juntamente com
a agência de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Este ano, a análise
abrangeu 18 grupos automotivos globais e um total de 53 marcas.
Nos últimos dez anos, o CAM tem acompanhado os novos
desenvolvimentos em tecnologia veicular para identificar tendências futuras e
perfis de inovação nas empresas automobilísticas globais, em várias categorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário