Os pistões de aço para
veículos com motores diesel desenvolvidos pela KS Kolbenschmidt GmbH,
Neckarsulm, em conjunto com o cliente Daimler e colaboração do parceiro Hirschvogel,
recebeu o Prêmio Inovação de Aço 2015. Na cerimônia de premiação em Berlim, o
Dr. Alexander Sagel, chefe da divisão Hardparts, fornecedor da indústria
automobilística KSPG AG (um membro do Grupo Rheinmetall), juntamente com
representantes das empresas envolvidas, recebeu o prêmio das mãos da Profª. Drª.
Johanna Wanka, Ministra Federal da Educação e Pesquisa.
Após utilização em
veículos comerciais e de corrida, os pistões de aço encontram aplicação em automóveis
de motores diesel. O primeiro pistão diesel de todo o mundo, com produção em grande
escala, o premiado KS Kolbenschmidt GmbH, é o V6 da Mercedes-Benz E-Class (E
350 BlueTEC). E a história de sucesso continua. Segundo o Dr. Sagel, “atualmente
estamos observando grande interesse dos clientes nessa tecnologia. Na verdade,
os planos iniciados agora para a futura geração de motores diesel europeus da
linha pesada prevêem, quase todos, a produção de pistões em aço”.
Pistões
de aço para veículos com motores diesel são impressionantes por sua alta
performance e redução significativa de emissão de CO2. Os pistões são
conhecidos por estarem, na maior parte, entre os componentes do motor que
trabalham em regime severo. As medidas adotadas para reduzir o consumo e as
emissões de CO2 associadas são baseadas na redução de fricção, melhora dos
processos de combustão e uso de materiais leves.
Até 50% da fricção
mecânica dentro do motor é causada pelo pistão e pistão/cilindro. No futuro, os
desafios mecânicos e térmicos que enfrentam os componentes de motor irão
aumentar ainda mais, como resultado das estratégias de redimensionamento, tais
como o deslocamento reduzido e um menor número de cilindros.
Com o seu design inovador
e as propriedades do material, os pistões de aço são predestinados a motores
muito compactos com amplas reservas de potência. Graças à alta resistência do
material, os pistões de aço podem ser projetados com alturas menores e paredes
mais finas do que os de alumínio. Assim, a altura de compressão do pistão foi
reduzida em cerca de 30% tanto para a adaptação de espaço quanto para os
benefícios de redução de peso.
Outras vantagens do aço incluem
a sua expansão térmica mais baixa (comparada com o alumínio) e a baixa
condutividade térmica. Essas características por sua vez, impulsionam a
capacidade de ignição e reduzem o período de combustão. Desta forma, a
eficiência termodinâmica do motor é visivelmente melhorada, resultando em
reduções sensíveis tanto no consumo de combustível como de emissões.
Os pistões de aço da KS
Kolbenschmidt consistem de um forjamento e são formadas usando a patenteada técnica
inovadora, a qual produz uma passagem selada do líquido de arrefecimento. A
resultante parede mais fina entre a passagem do líquido de arrefecimento e a
zona de calor do pistão é o segredo para um arrefecimento eficiente.
A inovação dos pistões de
aço presente no motor V6 diesel da Mercedes-Benz E-Class ajuda a reduzir o
consumo de combustível em mais de 3%, documentando o elevado nível do aço e as
competências inovadoras dos fornecedores da indústria automobilística alemã e dos
automóveis OEMs. Pistões de aço também são usados em motores de quatro
cilindros da Mercedes-Benz.
O presente prêmio não é a
primeira conquista pelos pistões de aço. No outono passado, a KS recebeu o
MATERIALICA Design + Technology "Best of Award" por sua alta
eficiência em CO2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário