Ele
nem usou ainda o restritor de potência e sonha em continuar a utilizar, de
preferência, o que tira mais cavalos ainda do motor dos caminhões da Fórmula
Truck. Explica-se: pela primeira vez na temporada Paulo Salustiano está entre
os três primeiros - é o segundo colocado na classificação geral - e, conforme o
regulamento de 2015, será obrigado a usar o aparato que no seu caso, o leva a
perder cerca de 50 cavalos no motor do Mercedes-Benz. No entanto, ele sonha em
brigar por uma vitória e chegar à liderança do Campeonato Brasileiro da Fórmula
Truck, que terá sua quinta etapa no dia 12 de julho no Autódromo Ayrton Senna,
em Goiânia. Se vier a melhorar a posição atual, chegará à liderança - hoje nas
mãos de Felipe Giaffone - e terá de usar um restritor que reduzirá ainda mais a
força do motor, algo em torno de 70 cavalos.
"Nunca andei com o restritor, mas já tenho noção,
pois meu companheiro de equipe (Wellington Cirino) foi um dos primeiros a usar,
e aprendemos que temos de trabalhar na parte eletrônica do motor. O restritor
diminui a entrada do ar no motor e se mantivermos a normal entrada de óleo
diesel, teremos excesso de fumaça e consequentemente, punição. O trabalho tem
de ser regular no limite o óleo e com mínima fumaça para perder o mínimo
possível de potência", disse Salustiano.
Apesar de demonstrar empolgação com a
possibilidade de continuar entre os três primeiros do Campeonato Brasileiro da
Fórmula Truck, Salustiano reconhece a superioridade dos adversários,
principalmente do líder Giaffone, e de seu companheiro Leandro Totti, o atual
campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.
"Desde o ano passado os caminhões Volkswagen
Constellation têm mantido certo domínio devido aos altos investimentos que eles
(RM Competições) fazem com a ajuda da fábrica. Nós melhoramos, como provou a
minha vitória no Velopark, mas ainda temos muito a crescer principalmente nos
quesitos motor e suspensão. Estamos no caminho certo", completou.
O restritor de potência foi implantado na Fórmula
Truck nesta temporada com o objetivo de equilibrar as disputas na pista. Os
três primeiros colocados na classificação geral usam de acordo com as posições.
O líder tem um restritor de 74 milímetros e perde cerca de 70 cavalos de
potência, o segundo colocado um de 76mm e deixa de poder usar algo em torno de
50 HP e o terceiro colocado usa um de 78mm e seu motor não utiliza
aproximadamente 30 cavalos. Todos os outros pilotos do grid têm a entrada de ar
no turbo com abertura de 80 milímetros.
"Gosto muito de correr em Goiânia, pois a cidade é
maravilhosa, o público prestigia demais a gente e isso me dá um prazer e um
carinho especiais para andar na pista, que tem uma das melhores estruturas do
Brasil. Agora meu caminhão vai sentir, pois o traçado tem retas longas e
subidas. Se tudo correr bem quero continuar a usar o restritor em Santa Cruz do
Sul, na próxima etapa", brinca Salustiano.
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