A marca Alfa Romeo está completando 105 anos. E para
comemora este aniversário, várias ações estão acontecendo simultaneamente. A
marca inaugurou hoje o seu museu histórico em Arese, Milão, Itália. Ele é o verdadeiro
"centro da marca", uma ligação perfeita entre o passado, o presente e
futuro da Alfa Romeo. Lá também foi apresentado hoje o novo modelo Giulia,
expressão máxima da "meccanica delle emozioni", onde toda a criação é
centrada no motorista e na promessa de uma experiência de condução estimulante.
Este novo modelo mostrará ao mundo pela primeira vez o novo emblema
da Alfa Romeo, que foi renovado e modernizado do lado de fora, mantendo
intactos a forma distinta e os elementos de estilo que o tornaram um símbolo
tão admirado. Um evento especial para celebrar mais de um século de história da
marca A.L.F.A. (sigla para “Anonima Lombarda Fabbrica Automobili”), que
foi criada em 24 de junho de 1910. Hoje, 24 de junho de 2015, uma nova página
está sendo escrita na história da lendária marca Alfa Romeo, que nunca deixa de
surpreender.
O Museu histórico em Arese inaugurado hoje, 24
de junho, durante a pré-estreia mundial do novo Giulia, abre suas portas ao
público em 30 de junho. A visitação pode acontecer durante todos os dias da
semana, exceto às terças-feiras, das 10h00 às 18h00, com horário estendido até
22h00 às quintas-feiras (www.museoalfaromeo.com).
O Museu abriga as peças mais significativas da coleção
histórica da Alfa Romeo. O local foi inaugurado em 1976, era disponibilizado
para os visitantes apenas por meio de reservas, e foi fechado em 2009.
Como parte do plano de relançamento global da Alfa Romeo,
o Museu em Arese - local simbólico para a história da empresa - foi escolhido
como o ponto de apoio para o renascimento da marca.
O projeto arquitetônico redesenha a funcionalidade do
complexo, adaptando-o às novas atividades e também para o fluxo esperado de
visitantes. O elemento-chave no projeto é a estrutura vermelha que atravessa
todo o complexo, o símbolo do renascimento do museu: um recurso moderno,
situado dentro de um contexto de arquitetura dos anos 70, que prevê a
necessária ligação entre o passado e o presente.
O local exibe os 69 modelos mais marcantes, não apenas
para o desenvolvimento da marca, mas para a própria história do automóvel.
Desde o primeiro carro A.L.F.A., com 24 cv, até os lendários vencedores Mille
Miglia como o 6C 1750 Gran Sport, conduzido por Tazio Nuvolari, o Touring de 8C
e o Gran Premio 159 "Alfetta 159", campeão mundial de Fórmula 1,
conduzido por Juan Manuel Fangio; até o Giulietta, icônico carro de 1950, para
o Campeonato 33 TT 12.
A essência da marca foi condensada em três princípios:
Linha do Tempo, que representa a continuidade industrial; Beleza, que agrega
estilo e design; Velocidade, juntando tecnologia e peso leve. Para cada
princípio é dedicado um andar do Museu.
A Linha do Tempo ocupa todo o primeiro andar, com
uma seleção de 19 carros que melhor representam o desenvolvimento da marca,
cada um acompanhado por um painel de informação multimídia. A exposição é
composta ainda por uma "memória interativa", uma estação inteligente
onde os visitantes podem acessar um sistema interativo para obter mais detalhes
sobre a história de cada modelo. A instalação intitulada "Quelli
dell'Alfa Romeo"narra como uma lenda foi formada há mais de 100 anos,
graças ao trabalho de milhares de homens que contribuíram para o crescimento da
empresa.
A segunda parte da exposição, no piso térreo, é chamado
de Beleza e dispõe de várias áreas temáticas. O layout foi desenhado
com linhas dinâmicas e suaves que lembram o estilo das principais fabricantes
de carrocerias italianas: a partir do "I maestri dello stile" (os
mestres do estilo), que combina os nove principais exemplos de design de cada
época, até a"La scuola italiana" (a escola italiana). No centro
encontra-se "Alfa Romeo nel cinema" (Alfa Romeo nos
filmes). Tudo isso é seguido por "Il Fenomeno Giulietta" (o
Fenômeno Giulietta) e"Giulia: disegnata dal vento" (Giulia:
desenhado pelo vento), com modelos que acompanham o crescimento da economia e
do gosto italiano nos anos 50 e 60.
A terceira parte é dedicada à Velocidade e se
estende por todo o subsolo. Esta é a área mais emocionante, onde os entusiastas
da Alfa Romeo podem conhecer as estrelas de grandes vitórias da marca, desde "Nasce
la leggenda" (nasce uma lenda), um espetacular espaço multimídia que
agrupa as estrelas das competições épicas na época das duas guerras mundiais.
Em seguida, os visitantes entram no "Tempio
delle Vittorie" (Templo das Vitórias), um outro espaço onde um show
de imagens, sons e filmagens antigas apresenta os 10 maiores triunfos na
história da Alfa Romeo. A viagem por entre a lenda termina com um final
divertido e espetacular: as "bolle emozionali" (bolhas
emocionais) dedicadas à experiência do mundo Alfa Romeo, com um show em
realidade virtual filmado em 360°, e uma sala de imersão total, onde os
visitantes se sentam em poltronas interativas para assistir filmes em 4D
dedicados aos sucessos lendários da Alfa Romeo.
“La meccanica delle emozioni”. Cinco são os
elementos que tornaram a Alfa Romeo uma das marcas de automóveis mais cobiçadas
do mundo: design italiano diferenciado, tecnologia de ponta e motores
inovadores, perfeita distribuição de peso de 50/50, soluções técnicas
exclusivas e a melhor relação peso-potência. Estes são os ingredientes
indispensáveis para a criação de um autêntico Alfa Romeo.
Sentar-se no banco de um novo Alfa Romeo é como entrar em
uma nova dimensão que se centra em torno do motorista, disparando emoções e a
promessa de uma experiêdncia inesquecível de condução. O mérito vai para a
direção sensível, a aceleração responsiva e para a mudança rápida de marchas,
além da frenagem. Junto a tudo isso, a tração traseira ou nas quatro rodas é
mais do que apenas uma homenagem às raízes mais autênticas da lenda Alfa Romeo:
é também uma solução técnica que oferece alto desempenho e um momento
surpreendente de diversão.
Em um Alfa Romeo, tudo isso é resumido pelas palavras
"la meccanica delle emozioni". Este corajoso e distinto pay-off será
divulgado em todo o mundo apenas em italiano para prestar homenagem à sua terra
natal, onde a lenda nasceu há mais de um século. Ainda hoje, a marca carrega o
orgulho italiano feito para estradas cotidianas, nas mais famosas pistas de
corrida e nos corações de milhões de entusiastas nos quatro cantos do planeta.
De um Alfa Romeo surge o equilíbrio perfeito vindo de
gerações de sucesso, velocidade e beleza que dão vida à expressão mais elevada
do estilo italiano no mundo automotivo. E o novo Alfa Giulia não é exceção:
O novo modelo incorpora 105 anos de excelência no estilo
e tecnologia italiana.
O seu design único expressa três características
primordiais do design italiano: senso de proporções, simplicidade e acabamento
de alta qualidade.
Tração traseira ou nas integral é mais do que apenas uma
homenagem às raízes mais autênticas da lenda Alfa Romeo, é também uma solução
técnica que garante alta performance e muita diversão.
Tecnologia de última geração e motores inovadores: o
motor turbo de seis cilindros com 510 cv, inspirado na tecnologia Ferrari, é a
nova referência de powertrain da marca, que será introduzido na versão
Quadrifoglio.
O desempenho é impressionante: de 0 a 100 km/h em apenas
3,9 segundos.
A distribuição de peso é perfeita (50/50 entre os dois
eixos), com suspensões sofisticadas (a dianteira é exclusiva da Alfa Romeo).
Soluções técnicas exclusivas e diferenciadas, como a
tecnologia Torque Vectoring para um excelente controle de estabilidade.
O Alfa Romeo Giulia combina o desempenho extraordinário
do motor e o amplo uso de materiais ultraleves, como fibra de carbono, alumínio
e composto de alumínio e plástico, para obter a melhor relação peso-potência
(inferior a 3).
O modelo foi apresentado no renovado Museu Alfa Romeo em
Arese, Itália, que reabrirá em 30 de junho para os entusiastas e pesquisadores
ao redor do globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário