A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o investimento
de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018.O
aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global
para motores, a TSI, que agrega ao motor um desempenho extraordinário a um
baixíssimo consumo de combustível.
Presente na linha de importados como Golf, Tiguan,
Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será
o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex. Com isso, o modelo passa a
ser o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação. Assim,
a empresa reforça o compromisso com a estratégia de downsizing, que
são motores menores e mais eficientes, em sintonia com os motores mais
avançados oferecidos na Europa.
O motor 1.0l TSI Total Flex é o propulsor com a melhor
eficiência energética da Volkswagen no mercado brasileiro e é considerado o
estado da arte em motores a combustão interna. Ele faz parte da nova geração de
motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e
a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e
Saveiro Cross.
O motor TSI é um exemplo da alta tecnologia da
Volkswagen, associando a redução da capacidade cúbica, a precisão da injeção
direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e o alto desempenho
do turbocompressor. Por isso, a tecnologia TSI é a mais premiada do mundo no International Engine Award,
proporcionando aos veículos da Volkswagen um excelente desempenho dinâmico, com
reduzido consumo de combustível.
Com a tecnologia TSI, a potência do motor 1.0l três cilindros
foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o
novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima. O torque do TSI é ainda mais
espetacular: 165 Nm (16,8 kgfm), abastecido com etanol ou gasolina, o que
garante ao up! o melhor desempenho no segmento de compactos no mercado
brasileiro.
Os novos investimentos na fábrica de São Carlos serão
divididos em três fases, com o foco na nova família de motores EA211: uma linha
de produção de motores, incluindo a linha específica para montagem de
componentes necessários para a fabricação dos motores TSI; uma preparação para
o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de
virabrequim.
Entre 2012 e 2013, a fábrica já havia recebido R$ 425 milhões,
para o desenvolvimento do novo prédio produtivo e instalação de novas linhas
para a produção dos motores EA211 e para o aumento de capacidade produtiva dos
motores EA111 na unidade.
“Estamos trazendo o que há de melhor no mundo Volkswagen
para os nossos clientes também no Brasil. A produção local de motores TSI
significa a introdução de uma tecnologia mundial de ponta em um carro de
volume. Será o primeiro 1.0 TSI Total Flex produzido no Brasil”, declara o
presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
O investimento possibilitará também a implantação de uma
nova e inédita linha de virabrequim da marca em São Carlos, a partir início de
2016. Com isso, a marca deixará de importar parte do volume total de outras
fábricas da Alemanha e produzirá no Brasil um item que, em sua maioria, era
importado da Alemanha.
A linha de usinagem de virabrequim, uma das peças vitais
do motor, terá excelência em tecnologia e utilizará equipamentos com o mesmo
conceito das linhas de virabrequim do Grupo Volkswagen no mundo.
A família de motores EA211 é a mais moderna fabricada
pela Volkswagen no Brasil, produzida na fábrica de São Carlos, tanto no que diz
respeito ao seu processo de produção, quanto aos mais modernos recursos
tecnológicos de que dispõe.
O novo motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que
o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto
global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e
menor consumo de combustível.
Inaugurada em 1996, a fábrica de São Carlos é responsável
pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam
os modelos up!, Voyage, Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Gol.
Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a
tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos
motores a gasolina.
Ao longo de seus 18 anos, completados no último dia 12 de
outubro, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área
construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Com três
prédios produtivos: EA111, EA211 e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes, a fábrica
possui atualmente seis linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem
de blocos, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.
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